Em um mercado cada vez mais concorrido, cada detalhe importa. E é nesse ponto que empresas que possuem uma embalagem diferenciada saem na frente, principalmente no Ecommerce.
Uma venda online é muito mais que o produto, é uma experiência. Diante disso, cada etapa desse processo, desde o buscar pelo produto na internet até recebê-lo em casa, importa…
No entanto, algo que muitas empresas ignoram é o poder de uma embalagem personalizada nesse processo – algo capaz não só de te diferenciar da concorrência, mas fidelizar seus clientes e fazê-los voltar.
Vou te mostrar, ao longo do artigo, pontos essenciais que devem ser considerados na hora de pensar na embalagem ideal para sua marca. Acompanhe:
Antigamente, as embalagens tinham apenas uma função: proteger os produtos durante o caminho até chegar às mãos do cliente…
Hoje, as embalagens começaram são vistas como uma oportunidade de agregar valor à sua marca.
De acordo com uma pesquisa feita pela Dotcom Distribution, cerca de 40% dos consumidores afirmaram que são mais propensos a comprarem de marcas que possuem embalagens premium.
E essas embalagens personalizadas podem ser simples, com o nome e logo na marca. Mas também podem ser embalagens que contenham algo além do produto, algum tipo de mimo para o cliente, como um cartão ou brinde.
Embalagens mais personalizadas trazem algumas vantagens como:
Mas, além de embalagens personalizadas, algo que vem fazendo sucesso atualmente são modelos que carregam uma mensagem, que condizem com valores da empresa e do cliente…
As embalagens sustentáveis.
Hoje em dia, o consumidor está cada vez mais consciente e busca comprar de marcas que possuem responsabilidade ambiental.
Mesmo que ainda não existam processos de fabricação 100% sustentáveis, todas as forma de reduzir os impactos ambientais acabam sendo bem vistos. E ser bem visto pelos consumidores agrega valor à marca.
Então sabe aquele plástico bolha que vinha junto com os produtos para proteger? Ou as fitas plásticas adesivas que envolvem as caixas? Ou muito papel para embalar?
Isso pode trazer uma percepção negativa sobre a sua empresa…
especialmente se sua persona se importa com a sustentabilidade.
Mas, mesmo que o consumidor não pense nisso de forma ativa, você mostrar que é uma empresa com responsabilidade ambiental traz um ponto positivo para a marca e te ajuda a se diferenciar dos concorrentes.
É por isso que, nos últimos tempos, temos visto tantas empresas utilizando esse recurso para chamar atenção. Termos como “sustentável”, “cruelty free”, “orgânico” e tudo o que mostra certo nível de responsabilidade e valores da marca faz com que ela seja vista com outros olhos.
Além disso, esse comportamento também contribui para a experiência de compra do consumidor, que também se sente mais responsável ao consumir dessas empresas. Sentimento de alegria e gratidão que acabam sendo associados à marca.
Isso não significa que você tem a obrigação de utilizar esse modelo de embalagem. No entanto, vale a pena entender se isso faria diferença para a decisão de compra do seu público.
Na hora definir como serão suas embalagens personalizadas, deve também considerar os padrões e limites do mercado.
Mesmo que a embalagem seja importante para gerar uma boa experiência, ela serve, primeiramente, para proteger o produto. E cada tipo de produto deve ser enviado em uma embalagem segura.
Por exemplo: Se o produto for pequeno, não faz sentido colocar em uma embalagem grande. No transporte, o produto vai ficar pulando dentro da caixa e pode acabar estragando.
Por isso, é preciso estar atento às medidas das embalagens e quais são as mais seguras para cada produto.
Além disso, as transportadoras costumam ter uma tabela com medidas de embalagens possíveis para envios…
Os Correios, por exemplo, só transportam até certo tamanho de produtos – confira aqui as medidas.
Se não considerar esses pontos, pode ser que crie uma embalagem incrível, mas que não pode ser utilizada simplesmente devido às regras das transportadoras.
Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…
A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…
O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…
A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…
A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…
A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…