Loja Virtual

Efeito fiscal garante o lucro da Renner no 2º tri

O período de apresentação dos balanços de desempenho das empresas do varejo está chegando ao fim… E, para concluir com chave de ouro, a Renner apresentou resultados que chamaram a atenção de todo o mercado: a varejista cresceu mais de 200% no 2º trimestre.

A expectativa para o balanço da Renner era bem grande, principalmente após a divulgação dos resultados da Dafiti e C&A, que se saíram muito bem em um contexto geral. 

Ao longo do artigo, vou te apresentar todos os números do balanço do 2º semestre da empresa e te esclarecer como foi a participação do Ecommerce da Renner nesse sentido. Acompanhe.  

Efeito fiscal extraordinário

A Renner divulgou em seu balanço do 2º trimestre um lucro líquido de R$ 818,1 milhões, em alta de 254,6% em relação ao mesmo período do ano passado. Na época, o lucro foi de R$ 230,7 milhões.

Aparecentemente animadores, os resultados não representam um cenário tão positivo assim… Vou explicar. 

O fato é que a Renner teve recuperação de crédito fiscal no 2º trimestre, com o valor de R$ 1 bilhão. Foi graças a esse crédito fiscal, aliás, que a empresa conseguiu vencer os fortes baques da pandemia. 

Para você ter uma ideia, desconsiderando o efeito fiscal, a Renner teve prejuízo de R$ 228 milhões, em um comparativo com 2019.

E este resultado é explicado pelo Ebitda do varejo, que subiu 32,1% para R$ 455,3 milhões, mas que, com o crédito excluído, seria negativo em R$ 280,2 milhões…

Tudo isso teve como pano de fundo a pandemia, que devastou muitos setores e também causou consequências até em gigantes do varejo como a Renner. Explico a seguir. 

Vendas nas lojas físicas da Renner caem 79%

A Renner teve um comportamento similar à maioria das lojas físicas do varejo no período de maior restrição do isolamento social…

No auge da pandemia, em abril, apenas 10% das lojas Renner estavam funcionando normalmente. Em maio, 33%, e em junho, 69%.

Diante disso, as vendas das tiveram uma queda de 74%…

Apesar de os canais digitais terem apresentado um aumento de 122%, isso não foi o suficiente para compensar a queda de 79% no lucro bruto do varejo, que marcou R$ R$ 242 milhões, com margem bruta 11,6 pontos percentuais menores.

Entretanto, a Renner foi mais uma grandes grandes varejistas – assim como Magazine Luiza, Via Varejo etc – que viu no Ecommerce uma chance para reformular estratégias de mercado. Explico a seguir.

Ecommere da Renner cresce

Em agosto, as vendas online reportaram crescimento de 206% em relação ao mesmo período de 2019.

Sobre isso, Fabio Faccio, presidente-executivo da Renner, foi enfático:

“Isso nos levou a ajustar parte do investimento que faríamos em novas lojas para nossa estrutura de comércio eletrônico”.

Ou seja, movimento que tantas outras empresas no mercado também estão fazendo: a aposta nas venda online. 

Mas voltando ao crescimento…

Parte deste aumento é fruto de novas estratégias lançadas pela Renner para suprir a demanda dos consumidores do site…

Diante disso, a Renner começou a realizar entregas das vendas online com os produtos estocados nas próprias lojas.

Além disso, inseriu o WhatsApp como canal de venda e também permitiu que clientes indicassem produtos em suas redes sociais, ganhando um valor a cada venda. 

Outro ponto que também participou desse processo de digitalização foi o setor de pagamentos de faturas do cartão Renner, passando de 30 para 80%.

Sendo assim, o balanço do 2º trimestre da Renner mostra um fator crucial:

A pandemia causou um forte impacto negativo nas vendas da varejistas, contudo, o efeito fiscal conseguiu garantir o lucro da empresa…

E, no caixa da Renner, esse efeito só será percebido ao longo de 2021, uma vez que os ganhos surgirão só após o pagamentos dos devido impostos.

Maria Alice Medeiros

Maria Alice Medeiros é formada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Desde 2013 atua com produção de conteúdo em diversas áreas, como: Cultura, Direito, Empreendedorismo e Educação. Hoje, é Editora do Portal Ecommerce de Sucesso, e busca levar notícias e conteúdos diários para empreendedores, profissionais e investidores, sempre com uma perspectiva fundamentada e imparcial, apontando as implicações reais de cada nova informação dentro do mundo dos negócios.

Share
Published by
Maria Alice Medeiros

Recent Posts

Ecommerce na Prática Lança ‘Jornada Loja Virtual do Zero’

Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…

1 ano ago

Lojistas de Shoppings Pedem Redução de Funcionamento Diante ao Avanço da Ômicron

A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…

1 ano ago

Twitter Inicia Testes de Reação em Vídeo e Foto Para Tweets

O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…

1 ano ago

França Multa Google e Facebook Por Gestão de Dados de Usuários

A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…

1 ano ago

Nubank Adere ao Pacto Global da ONU

A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…

1 ano ago

Uber Eats Encerra Entregas de Restaurantes no Brasil

A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…

1 ano ago