Última atualização em 1 de abril de 2021 por
Os pequenos negócios estão modificando a forma de atuar no mercado… Hoje, as empresas de pequeno porte estão aderindo cada vez mais ao Ecommerce. E é possível dizer que a pandemia foi a grande responsável por isso, já que impôs restrições sociais e mudou consideravelmente a forma como os brasileiros consomem produtos.
Além disso, diante dos excelentes resultados do setor nos últimos meses, o Ecommerce se mostrou um mercado que não para de crescer e um espaço perfeito para os novos negócios…
Prova disso é que 7 em cada 10 empresas vendem online hoje, segundo levantamento feito pelo SEBRAE.
Ao longo deste artigo vamos te mostrar os dados apresentados pelo estudo do Sebrae e como está a expectativa de crescimento do Ecommerce para este ano. Acompanhe!
Pequenos Negócios Investem no Ecommerce
Segundo a 10ª edição do levantamento “O Impacto da pandemia de coronavírus nos Pequenos Negócios”, realizado pelo SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas”, 69% dos pequenos negócios vendem no Ecommerce hoje.
A pesquisa foi realizada entre os dias 25 de Fevereiro e 1 de Março, período em que foram ouvidos 6.228 empresários de todo país, sendo:
- 57% MEI (Microempreendedor Individual);
- 38% ME (Microempresa) ;
- 5% EPP (Empresa de Pequeno Porte).
Ale´m disso, o estudo também mostra que 57% dos empresários dos pequenos negócios estavam aflitos com o futuro de suas empresas em meio à pandemia e encontraram desafios ao longo dos meses…
Na prática, isso só reforça o quanto o coronavírus impactou significativamente os pequenos negócios…
Dificuldades das Empresas de Pequeno Porte em Meio à Pandemia
O levantamento realizado pelo Sebrae mostra que as consequências do isolamento social foram intensas para as empresas:
- 54% dos pequenos negócios tiveram perda de faturamento desde o início da pandemia;
- 79% das empresas diminuíram seu faturamento;
- 10% permaneceram na mesma;
- 8% aumentaram os lucros;
E mais…
Após um ano do início da pandemia, os donos de pequenos negócios conseguiram comparar os resultados com o mesmo período do ano passado, e chegaram à seguinte conclusão:
- 73% tiveram vendas piores que em 2020;
- 19% vendas parecidas com o ano anterior;
- 7% venderam mais neste Carnaval.
Ou seja: um cenário que faz sentido, já que não houve a comemoração em 2021, por exemplo.
Assim, apesar da crise ter pego todas as empresas de surpresa, muitas delas souberam se adaptar ao mundo digital. O alto índice de pequenos negócios aderindo ao Ecommerce e alto crescimento do setor como um todo são a prova disso…
E mais: hoje, fica nítida a necessidade da digitalização dos empresas, já que a tendência é o comércio eletrônico continuar crescendo…
2021: Tendência de Crescimento Para o Ecommerce
Uma pesquisa feita pelo EbitNIelsen aponta que é esperado uma alta de 26% para o Ecommerce este ano, atingindo um faturamento de R$ 110 bilhões. E o número de pedidos online pode atingir 225 milhões.
Inclusive, os resultados dessa expectativa já começaram a ser vistos…
Só no mês de fevereiro, o Ecommerce no Brasil atingiu 1,49 bilhão de acessos!
Além disso, entre os dias 2 e 15 deste mês, as lojas virtuais registraram R$ 6,3 bilhões, em decorrência ao Dia do Consumidor. Em comparação com o mesmo período em 2020, esse valor representa uma alta de 85%. Já no próprio Dia do Consumidor, o faturamento do Ecommerce bateu R$ 592 milhões. Excelentes resultados…
Sendo assim, não dá para ignorar que o Ecommerce é um mercado em plena expansão e propício para novos negócios, sejam eles de pequeno, médio ou grande porte. As pesquisas recentes mostram que as vendas online tem ganhado cada vez mais espaço no mercado de varejo e números positivos só tendem aumentar.
Diante disso, quem ainda não digitalizou os negócios tem um bom caminho a percorrer. Na verdade, é preciso ficar claro que a digitalização tem sido fator determinante para a sobrevivências dos negócios…
E, para não ficar atrás da concorrência, vai ser preciso correr para acompanhar o ritmo acelerado do crescimento do setor e estar cada vez mais preparado para atender a todas exigências dos consumidores.
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