Brasileiros são apaixonados por carro. E esse amor se traduz em números: segundo pesquisa da E-Consulting, o Ecommerce automotivo nacional vai faturar 15,2 bilhões de reais em 2018. Esse número representa aumento de 14,3% em relação ao ano passado, que chegou a R$ 13,3 bilhões. De acordo com a consultoria, o nicho de Ecommerce automotivo representa 19,6% do varejo online.
O Ecommerce automotivo vai além da compra e venda de carros e motos. Uma parte considerável do mercado é preenchida pela comercialização de peças, acessórios e serviços para automóveis. Essa é uma oportunidade para quem quer empreender online. A venda em marketplaces, como Webmotors, Mercado Livre e OLX vem crescendo de forma significativa. Tanto para o cliente quanto para o vendedor, a grande vantagem é a comodidade e facilidade de transacionar por esse tipo de plataforma.
Os números mostram que o mercado está se reaquecendo, especialmente por causa das facilidades tributárias e fiscais por parte das montadoras e o aumento de ofertas e sites especializados. Além disso, um fator importante é que a crise econômica tem feito os brasileiros adiarem a compra de veículos novos e buscado manutenção dos usados. Como as concessionárias praticam preços bastante altos, muitos têm optado por comprar peças pela internet e negociar o valor com um mecânico de confiança.
MARKETPLACE DE NICHO: VENDA PARA QUEM QUER COMPRAR
No Ecommerce automotivo, o atendimento ao cliente tem que ser impecável. Ainda mais se considerarmos o alto tíquete médio da categoria. Assim sendo, muitas vezes os clientes procuram qualidades extras no atendimento, diferenciais que vão determinar com qual vendedor vão comprar. Várias pessoas não entendem de automóveis, mas pretendem comprar peças e acessórios online. Nesse caso, é interessante oferecer consultoria com especialistas e direcionar o possível comprador para a melhor opção.
É fundamental conhecer sua persona. Vender para um público que entende de carros e manutenção é muito diferente de vender para leigos e curiosos. Além disso, no Ecommerce automotivo a entrega é um fator determinante. Muitos carros ficam semanas ou até meses em oficinas e concessionárias porque alguma peça específica simplesmente não chega. Para garantir a satisfação do cliente, certifique-se que os prazos serão cumpridos.
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