Última atualização em 24 de fevereiro de 2021 por Maria Alice Medeiros
Muito se fala sobre os números atingidos pelo Ecommerce ao longo do ano passado, não é mesmo? Data comemorativas atingiram verdadeiros recordes de vendas, julho foi considerado o 3º melhor mês de toda a história do Ecommerce e muitos mais…
O fato é que, SIM, 2020 foi um ano INCRÍVEL para o setor de Ecommerce. Os resultados trimestrais reforçam bem essa questão…
Inclusive, os números obtidos no 4º trimestre comprovam o que todos já sabiam: as compras online vieram para ficar!
Ao longo deste artigo, vamos mostrar os resultados referente ao período, seguindo o recém-divulgado relatório do Neotrust Compre&Confie. Confira!
Ecommerce Fatura Mais de R$ 30 Bilhões
De acordo com o relatório, o aumento das compras online no período rendeu ao setor um faturamento de R$ 38,6 bilhões, representando uma alta de 55,9% em relação ao mesmo momento de 2019.
Com isso, os gastos médios em compras feitas pela internet ao longo do 4º trimestre registraram um leve aumento…
Isto é, o ticket médio foi de R$ 446,7, o que simbolizou uma alta de 2,9%.
Mas outros fatores ganharam relevância em relação aos números obtidos pelo setor nos três últimos meses do ano…
Regiões em Destaque
Logo de início é possível perceber, que mesmo não tendo ocupado o 1º lugar, a região Norte continuou sendo um grande destaque em termos de crescimento…
Dá só uma olhada:
- Sudeste: 63,8% (queda de 2,8 p.p.);
- Sul: 14,6% (aumento de 0,5 p.p);
- Nordeste: 14,1% (crescimento de 2,2 p.p);
- Centro-Oeste: 5,6% (aumento de 0,2 p.p.);
- Norte: 1,9 (estável)
Assim, o Sudeste também continuou na liderança no que diz respeito à participação das regiões no Ecommerce brasileiro.
E mais do que isso…
Algumas estratégias de venda ficaram ainda mais em evidência ao longo do período…
Frete Grátis Cresce no 4º Trimestre
Não tem jeito: está aí um benefício que toda empresa deve ficar de olho na hora de atrair mais clientes para o seu negócio: o frete grátis.
Claro que nem sempre é possível aplicar essa modalidade nos negócios. Na verdade, isso deve ser feito sem afetar a margem de lucro da sua empresa…
Mas, segundo o levantamento Neotrust, muitas companhias conseguiram aplicar o frete gratuito no decorrer do último trimestre de 2020:
Um total de 54% das compras feitas online foram devidamente entregues por meio do frete grátis. Enquanto em 2019, no mesmo período, esse percentual ficou em 48%.
Mas não só isso…
A entrega paga foi a opção escolhida em 46% dos pedidos online, o que simboliza uma queda de 6%.
Além disso, analisando o valor médio do frete, a quantia atingiu um aumento de 15%, chegando a R$ 19,25.
Mas é preciso ressaltar que o relatório mostrou mais informações valiosas…
Isto é: os produtos mais comprados pelos consumidores também chamaram a atenção…
Categorias Mais Buscadas e as Com Maior Faturamento
Você vai perceber que os produtos com um ticket médio mais baixo seguiram como os mais procurados, englobando mais da metade do volume de vendas nas primeiras colocações…
- Moda e Acessórios (19,6%);
- Beleza, Perfumaria e Saúde (14,9%);
- Entretenimento (11,6%).
E mais do que isso…
Há também as categorias que atingiram um maior faturamento ao longo do 4º trimestre:
- Telefonia (21%);
- Eletrodomésticos e Ventilação (19,4%);
- Entretenimento (10,8%).
Ou seja: as categorias de produtos com valores elevados continuam a ocupar os primeiros lugares no que diz respeito ao faturamento do setor…
Inclusive, a imagem abaixo mostra uma visão geral dos resultados do Ecommerce no período nesse sentido:
Sendo assim, diante desses resultados extremamente animadores, não há como não fazer a seguinte pergunta…
Afinal, 2020 foi o melhor ano para o Ecommerce?
Ao que tudo indica, SIM!
Para você ter uma ideia, 2020 teve 301 MILHÕES de compras feitas no âmbito digital, representando uma alta de 68,5% em relação a 2019.
Além disso, houve um faturamento de R$ 126,3 bilhões, que simboliza uma variação de 68,1% em comparação a 2019…
Fora todos os outros resultados isolados que bateram verdadeiros recordes de vendas em datas comemorativas, como: Dia dos Pais, Dias das Crianças, Black Friday, Cyber Monday e Natal.
E mais do que isso…
De todos os internautas registrados ao longo de todo o ano, 47% foram novos consumidores!
Na prática, isso significa que a tendência das compras online não é algo passageiro, e vai continuar a crescer nos próximos meses.
E o que isso significa para quem atua no Ecommerce?
Mais possibilidades de vendas e mais chances de alavancar de uma vez por todas os negócios. Isso porque, hoje, ignorar o alto potencial do comércio eletrônico significa desperdiçar VALIOSAS oportunidades de vendas.
Gostou do artigo? Para não perder essas e outras dicas, inscreva-se AGORA MESMO em nossa newsletter e receba mais artigos como este! É só clicar no box abaixo.