Com suas mais de 800 franquias espalhadas por todo o território nacional, o paraibano Arione Diniz é daquelas pessoas que têm histórias incríveis para contar.
Fundador de uma das redes de óticas mais bem sucedidas do Brasil, a Óticas Diniz, o empreendedor faz questão de reforçar o seu apreço pelo atendimento caloroso ao público.
Segundo ele, sempre que possível pede para que os vendedores despeçam-se com abraços e beijos de cada cliente.
Assim como muitos jovens que estão apenas dando os primeiros passos na vida profissional, Diniz tinha dificuldades em relação à sua timidez. Além disso, para piorar um pouco a situação, era um adolescente – e vendedor – gago.
Aos 17, quando deixou João Pessoa, foi direto para o Distrito Federal trabalhar na ótica de um familiar. Segundo o que revelou em entrevista à Revista Exame, nessa época escondia-se no laboratório para evitar maiores contatos com os clientes.
O problema foi superado quando, ao perceber as fugas constantes do jovem funcionário, o gerente chamou-o e pediu que ajudasse no atendimento aos consumidores.
Foi assim que, aos poucos, Diniz tomou gosto pela coisa.
O garoto mal sabia, mas algumas décadas depois seria o principal responsável pelo sucesso de uma rede multimilionária de óticas que hoje está entre as mais benquistas do público brasileiro.
Leia mais: Como montar uma loja virtual sem estoque?
Analisando tudo aquilo que o empreendedor contou à publicação, a timidez e a gagueira estavam longe de ser os seus principais problemas.
Criado na cidade paraibana de Catolé da Rocha, Arione foi o sexto de 12 irmãos.
Trabalhando na roça, a família inteira fazia uso de um pedaço de terra que, quando não vingava, obrigava a mãe a sair pela vizinhança pedindo por punhados de milho e feijão.
Nos anos 1980, quando uma das filhas finalmente vislumbrou uma oportunidade na capital do estado, não demorou muito até que a família toda tomasse a decisão de ir atrás.
Mas a aventura de Arione pela capital não durou muito, já que ele, como dissemos no começo do texto, logo mudou-se para o DF.
Depois de seus primeiros contatos com os clientes na ótica do tio, Arione conta que eles sempre voltavam e faziam questão do seu atendimento meticuloso. Sendo assim, o gerente logo percebeu o seu potencial como vendedor.
Algum tempo depois de ganhar experiência no segmento, Arione Diniz retornou à Paraíba, foi contratado por uma rede maior e não demorou muito até tornar-se o campeão de vendas de toda a João Pessoa.
A empresa o segurou durante 14 anos, mas, no começo dos anos 1990, quando era gerente de uma filial localizada na cidade de Maceió, Diniz recebeu o aviso de que aquela rede de óticas fecharia as portas.
Má notícia? Não para Arione, que havia ganhado um imenso know-how como vendedor e gerente e decidiu utilizar o dinheiro da rescisão para abrir o próprio negócio.
Veja mais: Como planejar e montar um ecommerce de sucesso?
Depois de receber em sua rescisão menos de um quarto de tudo aquilo que tinha direito, Diniz não titubeou em comprar uma loja que estava à venda em São Luis (MA) – naquele momento, o futuro empresário estava morando com sua sogra na capital maranhense.
Para ganhar mercado, Arione conta que facilitava bastante o crédito, deixando que os clientes pagassem em até 10x (algo raro para a época).
Segundo ele, mesmo que muitos dos consumidores não pagassem corretamente, o negócio acabava compensando.
Além disso, foi no começo do empreendimento que surgiram os famosos barzinhos que existem até hoje em todas as filiais da rede: Arione começou servindo sucos de caju e cerveja para os adultos e picolés para as crianças.
No início dos anos 2000, já com mais de 20 lojas e uma situação confortável, o empresário decidiu que aquela seria a hora de ajudar a família.
Dando dinheiro? Não… Fazendo parcerias!
Em primeiro lugar vieram os irmãos: ficou estabelecido que cada um deles abriria uma filial em capitais importantes do país (Arione ajudou cedendo vendedores experientes).
Depois foi a vez dos irmãos da esposa, dos primos, dos sobrinhos e assim por diante.
Segundo o que conta Arione, mesmo com os muitos erros daquelas pessoas que por vezes eram amadoras nos negócios, os empreendimentos estavam indo muito bem e já começavam a se consolidar em suas respectivas regiões.
E foi assim que, de grão em grão, o jovem tímido e gago Arione Diniz conseguiu transformar dificuldades em forças e chegar à segunda década dos anos 2000 tendo construído um dos negócios mais bem sucedidos e reconhecidos do país.
Gostou? Você pode ler a entrevista completa com Arione Diniz no site da Revista Exame.
Assim como Arione Diniz você também é um(a) apaixonado(a) pelo varejo e sempre desejou ter o seu próprio negócio?
Então chegou a hora de começar a fazer acontecer! Conheça o Ecommerce na Prática, blog com o melhor conteúdo do país sobre comércio eletrônico e empreendedorismo.
Gostou do que viu por aqui? Então deixe seu email na caixa abaixo e receba todos os nossos melhores conteúdos sempre em primeira mão!
Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…
A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…
O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…
A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…
A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…
A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…