Dia do consumidor: Saiba Como Vender Mais

Última atualização em 24 de março de 2021 por

O Dia do Consumidor vem se tornando cada vez mais importante no calendário do varejo brasileiro. Isso porque é uma grande oportunidade para as empresas venderem ainda mais. Tamanho o sucesso, a data chegou até mesmo a ser apelidada de a “Black Friday do 1º semestre”. 

O evento esse ano tem tudo para ser positivo se seguir o mesmo desempenho do Dia do Consumidor 2020. Para você ter uma ideia, no ano passado o faturamento no Ecommerce na data bateu R $3,62 bilhões… 

Neste artigo, vamos te explicar a história do Dia do Consumidor, além de apresentar dados sobre as expectativas para este ano, e mostrar dicas para você atrair mais pessoas para o seu negócio na data. Confira!

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Imagem: (Freepik)

A História do Dia do Consumidor

O Dia Mundial do Consumidor foi inspirado em um discurso feito pelo presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy… 

Isto é, no dia 15 de março de 1962, o presidente foi o primeiro líder mundial a se posicionar sobre o assunto em um discurso especial no congresso norte americano sobre as questões dos direitos do consumidor.

Em sua fala, o então presidente disse que todo consumidor tem direito, essencialmente, à segurança, à informação, à escolha e de ser ouvido…

Contudo, somente no ano de 1985 que a Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) adotou o dia 15 de março como o Dia Mundial do Consumidor…

E, aqui no Brasil, em 11 de setembro de 1990 foi criado o Código de Defesa do Consumidor.

Assim, a data tem ganhado cada vez mais força no varejo em geral ao longo dos anos…

E mais do que isso:

Há uma forte expectativa para 2021.

Dia do Consumidor 2021

De acordo pesquisa feita pela All In e Social Miner, em parceria com a Opinion Box, 32% dos entrevistados pretendem aproveitar as ofertas do Dia do Consumidor… 

Além disso, 44% estão indecisos e 24% não pretendem adquirir nenhum produto na data. 

Mas não só isso…

Entre as principais motivações para as compras no Dia do Consumidor neste ano, estão: 

  • Comprar itens de necessidade com o melhor preço (61%);
  • Adquirir itens de desejo (53%); 
  • Substituir produtos antigos por outros mais novos (23%);
  • Presentear alguém de imediato ou em datas (11%);
  • Estocar produtos com uso recorrente (11%).

Assim, agora que você já sabe quais são as motivações das pessoas na hora de comprar no Dia do Consumidor, é importante ter outro fator em mente: o que fazem eles deixarem de comprar em uma loja… 

O que faz um Consumidor Desistir da Compra

Ainda segundo a pesquisa, existem alguns pontos que fazem o consumidor desistir de efetuar compras em uma determinada loja ou site…

São eles:

  • Frete Alto (55%);
  • Falta de confiança na loja (43%);
  • Nota baixa em sites de reputação (39%);
  • Prazo de entrega ruim (36%);
  • Falta de opção de produtos (36%);
  • Não confiar que o desconto é real (34%);
  • Falta de informações no produto (33%);
  • Falta de opção de pagamento (28%);
  • Falta de suporte-atendimento (27%);
  • Político de troca e devolução ruins (25%);
  • Não ter opção de retirada na loja (13%);
  • Não ter opção de delivery (12%).

Ou seja: motivos sérios e que precisam estar no seu radar durante o Dia do Consumidor. Acredite, eles podem te fazer valiosas oportunidades de venda…

Inclusive, você pode acompanhar e se inspirar nas estratégias das grandes varejistas do mercado para o Dia do Consumidor. Dá só uma olhada…

Como os Principais Varejistas se Preparam para o Dia do Consumidor

O cenário é positivo para quem vende online. Principalmente considerando a forte alta do E Commerce nos últimos meses

E é óbvio que as principais empresas que atuam no setor estão atentas a tudo isso e já programaram suas ofertas para a data. 

Confira as ações de algumas delas:

Americanas

A Americanas separou ofertas de até 80% de desconto no app, site e lojas físicas que vão de hoje, dia do Dia do Consumidor, até 17 de março…

E entre os produtos ofertados há diversos eletrodomésticos, como televisores, notebooks e celulares.

Amazon

Na Amazon, as ofertas do Dia do Consumidor começaram no dia 8 de março e se encerram hoje. 

As promoções contam com mais de 30 categorias de produtos com até 70% de desconto. Alguns itens também são elegíveis para frete grátis

Magalu

Na Magazine Luiza, os descontos para o Dia do Consumidor envolvem diversas categorias, como artigos para casa, livros e eletrônicos vendidos tanto no site quanto no app Magalu. 

A empresa está oferecendo descontos de até 70% e as compras acima de R $99 possuem frete grátis no app. 

Shoptime

No Shoptime, as ofertas ocorrem até dia 17 de março e os produtos contam com até 80% de desconto. 

Além disso, as ofertas também terão 30% de cashback em compras pagas pelo aplicativo do Ame Digital. 

Mercado Livre

O Mercado Livre separou promoções que vão até o dia 21 de março e descontos de até 70% nas categorias de eletrônicos, smartphones e moda. 

E mais…

O cashback no Mercado Livre pode chegar a até R $1.000 nas ofertas do Dia do Consumidor. 

Dessa forma, depois de saber as estratégias das grandes empresas do mercado, ficou mais fácil pensar em ideias para sua empresa, não é mesmo?

Se você precisa de mais dicas, confira as que separamos para alavancar de uma vez por todas as suas vendas no Dia do Consumidor.

Dicas para Vender Mais no Dia do Consumidor

Não há como escapar: o Dia do Consumidor é a data perfeita para aumentar suas vendas no Ecommerce… 

Para te dar uma ajuda nisso, separamos dicas CRUCIAIS para impulsionar suas vendas e melhorar sua relação com os consumidores:

Informe seus consumidores sobre a data!

Pode parecer meio óbvio, mas é importante manter seu público atualizado sobre o Dia do Consumidor e as ofertas exclusivas que a sua loja está oferecendo nesta data…

Portanto, use canais de comunicação como redes sociais, newsletter, email e SMS.

Ofereça cupom de desconto!

Uma boa dica para aumentar o fluxo de visitas e vendas na sua loja online é disponibilizar cupons de descontos…

Isso ajuda a chamar a atenção dos seus clientes para finalizarem o quanto antes as suas compras. 

Fornaça Frete Grátis

 Se você deseja fidelizar seu público, por que não surpreendê-lo com um frete gratuito?

Veja qual região tem mais acesso e compras na sua loja e ofereça frete grátis ou frete com maior desconto para aquela região.

Assim, agora que já sabe todos os passos para engajar suas vendas no Dia do Consumidor, é preciso ficar atento às outras datas comemorativas do ano… 

Baixe o Calendário 2021 do Ecommerce

Uma empresa estruturada e pronta para vender MUITO precisa de um bom planejamento…

Isto é, ações e metas definidas com antecedência, algo que este calendário vai te ajudar a fazer da melhor forma possível…

Uma boa dica é prestar bem atenção nas datas para lançar estratégias para as redes sociais da sua empresa, além de várias outras ações mais direcionadas para as vendas…

Portanto, não perca essa oportunidade…

Baixe AGORA MESMO o seu Calendário do Ecommerce 2021!

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