As datas comemorativas do varejo são fundamentais para o sucesso de um pequeno negócio. Se você tem um ecommerce, vale a pena planejar o seu calendário.
Fazendo isso, sua marca não corre o risco de esquecer alguns dias importantes, tais como o Dia dos Namorados ou o Dia do Consumidor, por exemplo.
Para ajudar nossos leitores nessa missão, o Ecommerce de Sucesso criou o calendário completo do varejo para 2017. Nele você encontra as datas mais relevantes do ano para o seu negócio. Programe-se!
Dia do Leitor (07/01): excelente para empresas que trabalham direta ou indiretamente com livros, equipamentos e/ou acessórios relacionados ao mercado de educação.
Dia da Saudade (30/01): apesar de parecer um pouco “forçada”, a data é excelente para você trabalhar o remarketing do seu ecommerce e converter aqueles clientes que, por quaisquer motivos, tenham abandonado itens no carrinho.
Além disso, você também pode contatar clientes inativos dizendo o quanto sua marca sente falta deles. Como estratégia de marketing e relacionamento, isso é bastante poderoso.
Valentine’s Day (14/02): o Valentine’s Day não é o “Dia dos Namorados” oficial do Brasil. Apesar disso, a cada ano ele vem ganhando mais força por aqui. Se você tem um ecommerce de chocolates ou lembrancinhas, por exemplo, vale a pena criar campanhas e analisar os resultados.
Dia do Esportista (19/02): muitas vezes nós nem lembramos que datas como o “Dia do Esportista” existem. Mas acredite: quem pratica esportes vai ficar sabendo disso de alguma forma.
Se você trabalha vendendo produtos relacionados à moda fitness ou à suplementação alimentar, por exemplo, não perca essa oportunidade.
Carnaval (28/02): para a maioria dos ecommerces, o carnaval acaba atrapalhando mais do que ajudando.
Sua equipe pode estar reduzida e os serviços nem sempre funcionam da melhor forma possível… Sendo assim, recomendamos que você antecipe-se aos problemas: entre em contato com consumidores e explique que possíveis variações no prazo de entrega já estão dentro do previsto.
Ao fazer isso, você estará evitando possíveis dores de cabeça.
Dia Internacional da Mulher (08/03): para as lojas virtuais que focam no consumidor do sexo feminino, poucas datas são tão relevantes quando o Dia Internacional da Mulher.
Dia do Cliente (15/03): é uma data importante que já está no calendário da maioria das lojas físicas e virtuais. Se for participar, planeje-se com antecedência, pois nesse dia não é raro que os descontos ultrapassem os 50%.
Dia Mundial da Saúde (07/04): mais um dia interessante para quem trabalha com produtos fitness ou relacionados a uma vida mais saudável.
Páscoa (16/04): se você tem um ecommerce de chocolates, já sabe o que fazer!
Dia do Frete Grátis (28/04): como o nome já diz, as lojas virtuais usam o dia 28 de abril para oferecer frete grátis a todos os seus consumidores.
Se for entrar na brincadeira, faça parcerias e trace planejamentos com alguma antecedência. O frete é uma questão séria que, se mal planejada, pode trazer duros prejuízos para o seu negócio.
Dia Mundial do Trabalho (01/05): pode ser útil para ecommerces de nicho.
Dia das Mães (14/05): uma data com valor emocional muito grande. Pode ser aproveitada por diversos ecommerces do mercado.
Dia dos Namorados (12/06): é uma data em que muitos casais sentem-se no dever de trocar presentes. Diversas lojas virtuais conseguem atingir picos de venda nos dias próximos ao 12 de junho.
Leia mais: Instagram para negócios: como fazer mais vendas através do aplicativo?
Dia do Amigo (20/07): apesar de menos impactante, o Dia do Amigo também tem apelo emocional. Se a sua marca está relacionada de alguma forma à amizade, vale tirar proveito disso.
Dia dos Pais (13/08): boa parte dos filhos sentem-se compelidos a presentear seus pais no dia 13 de agosto. É uma data fundamental para quem vende produtos focados no público masculino.
Dia da Secretária (30/09): pode ser importante para ecommerces de nicho (floriculturas online, artigos de papelaria, chocolates etc).
Dia do Vendedor (01/10): não costuma ser aproveitado pela maioria dos ecommerces, mas pode ser importante para lojas virtuais de nicho.
Dia das Crianças (12/10): data fundamental para alguns segmentos relacionados à infância, tais como o mercado de brinquedos, video games, instrumentos musicais, livros etc.
Blackfriday (24/11): abraçada pelo brasileiro, a Black Friday 2016 faturou 1,9 bilhões de reais por aqui. Planeje-se para aproveitar melhor essa grande festa do varejo!
Natal (25/12): pense com MUITA antecedência em suas campanhas de Natal. Qualquer loja virtual pode tirar vantagem da data.
Agora que você já sabe em quais dias do ano sua loja virtual tem maiores possibilidades de alcançar picos de consumo, dê o play no vídeo abaixo e continue aprendendo muito sobre comércio eletrônico!
Nele, Bruno de Oliveira, o maior especialista brasileiro no assunto, fala um pouco mais sobre o porquê de sua loja não estar conseguindo vender:
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