Última atualização em 19 de agosto de 2021 por Ana Júlia Parreira
Não é novidade que os hábitos dos consumidores mudaram. Aliás, diante do crescimento disparado do Ecommerce nos últimos meses, empresas tiveram que se reinventar para atender a grande demanda de pedidos online. Em meio a isso, as darks stores se tornaram uma opção a ser adotada quando o assunto é expandir ainda mais as vendas online.
As dark stores prometem melhorar a experiência do consumidor, diminuir as taxas de abandono de carrinho e multiplicar os lucros…
Na prática, esse modelo é concretizado há anos em países como Estados Unidos e Inglaterra, mas, foi em meio à pandemia que as dark stores ganharam força no Brasil…
Contudo, não pense que é necessário ter uma grande empresa para adotar o modelo de dark store. Pequenos e médios empreendedores com necessidade de realizar entregas expressas e em grande volume também podem apostar nas dark stores a fim de otimizar vendas…
O que são as Dark Stores?
As dark stores são locais destinados exclusivamente para o armazenamento, separação e envio de produtos, funcionando como lojas físicas, mas mantendo apenas o foco no atendimento para retirada de produtos comprados online.
Entretanto, diferente dos centros urbanos que possuem maior infraestrutura, esses espaços estão localizados em áreas rurais e atendem grande uma demanda. Já as dark stores que têm um porte menor, estão situadas em áreas mais urbanas e são voltadas para uma demanda local.
Resumidamente, as darks stores funcionam como um mini centro de distribuição para os produtos vendidos online…
Dessa forma, podem proporcionar um melhor atendimento ao consumidor, encurtando a distância entre o produto e o cliente ao permitir entregas no mesmo dia da compra, no dia seguinte ou até mesmo possibilitando a retirada do produto no local.
Além disso, os darks stores não funcionam apenas para negócios do varejo online como lojas de roupas, mantimentos e produtos domésticos. Esse modelo também é tendência em marcas voltadas para entrega de comida…
As chamadas “dark kitchens” são uma vertente dos dark stores e se definem como cozinhas fantasmas criadas exclusivamente para a produção de comida em restaurantes virtuais.
Vantagens de Adotar o Modelo Dark Store
Otimização da Experiência do Consumidor
Ao realizar entregas rápidas ou disponibilizar retirada em apenas algumas horas, as darks stores melhoram a experiência do cliente e aumentam a credibilidade da marca…
Afinal, quando um cliente fica satisfeito quanto ao serviço prestado, maiores são as chances de ele comprar novamente, indicar para conhecidos e, por fim, se fidelizar à marca.
Facilidade Operacional
Como mencionado anteriormente, as darks stores são planejadas especialmente para o armazenamento, entrega e retirada de mercadorias. Dessa forma, fica mais fácil planejar e organizar o estoque e armazenamento de produtos…
Quem trabalha no Ecommerce sabe o quanto essas tarefas tomam tempo e dedicação no dia a dia, não é verdade? Nada como uma nova opção em pleno crescimento no mercado auxiliar o empreendedor nesse sentido…
Dark Stores Funcionam 24h
Lojas físicas 24 horas nem sempre são boas opções, seja por falta de segurança ou por baixa de demanda à noite ou de madrugada….
Porém, as dark stores têm potencial para atendimento durante 24 horas, 7 dias por semana. Algo que contribui diretamente para a movimentação do estoque e, consequentemente, para o bom fluxo de vendas de um negócio.
Baixo Custo de Implementação
Diferentemente das lojas físicas, as dark stores não necessitam de um grande nível de planejamento ou até um alto investimento…
Afinal, como as lojas não são especializadas em atender muitos clientes presencialmente, os custos de construção e adequação são mais baixos do que os de lojas físicas.
Por que o Momento Atual é Positivo Para as Dark Stores?
Diante do isolamento social causado pela pandemia da Covid-19, lojas físicas tiveram que ser fechadas e muitos consumidores migraram para a realização de compras online…
Logo, a demanda pela compra de produtos no Ecommerce aumentou absurdamente e lidar com isso foi e ainda é um tanto desafiador aos lojistas…
Para você ter uma ideia, de acordo com o relatório Webshoppers 44, somente no primeiro semestre de 2021 as vendas no Ecommerce apresentaram aumento de 31% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Ao todo, o faturamento foi de R$ 53,4 bilhões.
Dessa forma, as darks stores podem acabar ajudando a suprir a necessidade do empreendedor de ter uma presença física mais próxima dos clientes para poder atendê-los de forma mais eficiente e rápida…
Além de ampliarem o papel da loja física, as dark stores representam uma forma adicional de entregar uma boa experiência aos clientes e rentabilizar o ponto de venda.
Por isso, tendo em vista que o Ecommerce no Brasil continuará em crescimento, as empresas que tiverem boa organização quanto à logística de entregas e bom atendimento, acabam tendo chances de ganhar destaque no mercado. Logo, aderir ao modelo dark storie pode ser um bom investimento.
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