Criptomoeda é um assunto polêmico e, para muitos, confuso. Mas, querendo ou não, é uma moeda que vem ganhando força. Só em 2017, essa moeda movimentou cerca de 8,3 milhões de reais no Brasil. Sabendo disso, talvez seja hora de começar a considerar esta forma de pagamento no seu E-commerce.
Tendo em vista um mercado tão competitivo, ampliar as formas de pagamentos pode ser uma estratégia para cativar o público e aumentar as vendas.
Algumas das maiores empresas do mundo já estão investindo em criptomoedas. Dell, Microsoft e Tecnisa são alguns nomes de gigantes que aceitam o bitcoin, a primeira criptomoeda a entrar em circulação e ser usada como forma de pagamento, há bastante tempo.
Nos últimos tempos, essa mesma moeda tem atraído pequenos negócios, apesar da aceitação ainda ser baixa.
Neste artigo, vou te contar um pouco sobre as criptomoedas e como podem ser usadas no seu E-commerce.
As criptomoedas são moedas digitais que circulam na internet e as tecnologias blockchain e criptografia para garantir a validade das transações. Elas não possuem nenhum servidor central intermediando as transações, de modo que o pagamento é feito P2P (ponto a ponto) – diretamente do cliente para o vendedor – e as transações acontecem de maneira instantânea e com custo baixo.
Neste sistema, como não existe uma instituição financeira para fazer as transações, o processo é mais simples. De forma simplificada, é como se você estivesse comprando com dinheiro físico. Vou explicar:
Imagina que você está em uma loja física e quer comprar um produto que custa 100 reais. Em vez de pagar com o cartão, você lembra que tem uma cédula de 100 reais e resolve pagar com ela. Você entrega esse valor e retira o produto.
Esse exemplo foi um pagamento direto pessoa para empresa. Agora, se você pagasse com o cartão:
Você escolheria seu produto de 100 reais e passaria o cartão na maquininha. O seu banco vai reconhecer que uma compra foi realizada e vai repassar para a loja o dinheiro. Neste caso, houve uma mediação do banco entre uma pessoa e a empresa.
No caso das criptomoedas, as transações se assemelham à primeira opção, só que via internet. Além disso, as criptomoedas não são vistas como dinheiro, mas como um ativo financeiro e devem ser declaradas na Receita como um bem.
Um dos maiores cuidados que o empreendedor deve ter é entender que a moeda tem volatilidade diária. Ou seja, em um dia a moeda pode ser valendo um preço alto e, no outro, muito baixo.
É preciso estudar a fundo como ela funciona antes de começar a aceitá-la como meio de pagamento. Se necessário, busque ajuda de empresas que prestam serviço de criptomoedas.
Dependendo do dia de troca da moeda para o real, por exemplo, o empreendedor pode acabar recebendo menos e ficar no prejuízo. Porém, pode ser lucrativo caso o dia de troca for favorável.
Eu trouxe aqui algumas vantagens em usar esse tipo de pagamento:
Com criptomoedas, as operações são mais rápidas.
Ter um banco tradicional como um mediador das transações leva cerca de 5 dias. Com o Bitcoin, por exemplo, as operações acontecem em minutos.
Essa agilidade otimiza o tempo de gestores, de consumidores e fornecedores. Mais transações podem ser feitas e com maior facilidade.
Ter uma carteira bitcoin é de graça, diferente de uma conta em banco. A sua empresa fica livre de altos impostos para manter a conta e receber o dinheiro dos clientes. Com esse dinheiro poupado, você pode usar para melhorias da empresa e investimentos.
Além disso, um cliente pode realizar uma compra com você, de qualquer lugar do mundo, sem ter que gastar com algum tipo de taxa nessa transação. Essa opção atrai consumidores, que querem gastar o mínimo possível em suas compras.
Graças à tecnologia Blockchain, todas as transações são registradas, sendo impossível que sejam burladas. Portanto, tanto os consumidores quanto os fornecedores podem acompanhar e ficar tranquilos em relação à efetivação das transações.
Como falei, as taxas de transação do Bitcoin são menores que os de cartões de débito ou crédito. Por isso, algumas lojas já estão oferecendo essa forma de pagamento e criando estratégias de atração de clientes.
Uma estratégia usada por vendedores online é de oferecer descontos para clientes que pagam com a criptomoeda. Essa técnica pode ser boa para facilitar a compra e fidelizar clientes que já usam essa forma de pagamento.
Outra opção é aproveitar a diferença de custo que teria com os cartões para investir em conteúdos relevantes para sua audiência e aumentar o valor da sua marca.
Trouxe aqui as principais criptomoedas que rodam hoje no mercado. Veja as opções:
Bitcoin: sem dúvidas, o bitcoin é a mais forte moeda digital do mercado. Possui as características mais prezadas no mercado da criptomoeda: desenvolvimento, adoção, liquidez, descentralização e segurança.
Ethereum: é a segunda maior no mercado e tem muitas chances de crescimento.
Tether: em 2019, ultrapassou o bitcoin como criptomoeda mais usada em volume total, com transações chegando a quase US$ 21 bilhões por dia, contra US$ 17 bilhões do bitcoin.
Libra: criptomoeda do Facebook, com previsão de lançamento para 2020. Essa é uma criptomoeda muito esperada pelo mercado e que promete ganhar espaço entre empreendedores.
Se a sua intenção é inserir criptomoedas como uma forma de pagamento no seu negócio, saiba que praticamente todos os Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo (SGC) e plataformas de E-commerce já possuem essa opção. Já existem add-ons e plugins gratuitos para WordPress, WooCommerce, Shopify, Magento, entre outros.
Mas, antes disso, é preciso se cadastrar em algum site de venda e comprar uma carteira da criptomoeda para inserir na sua empresa e poder fazer as vendas. Depois, você poderá trocar as moedas digitais por reais ou pode esperar até que sua valorização seja vantajosa.
Como você viu, é preciso olhar os prós e contras de se usar as criptomoedas como forma de pagamento no seu negócio. Mas é bom ficar ligado nas moedas digitais, pois há um mercado em crescimento que tende a impactar a forma de se vender online.
Caso você esteja procurando quais são as melhores formas de pagamento para o seu negócio e qual é o meio preferido dos consumidores brasileiros, confira o artigo abaixo:
Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…
A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…
O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…
A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…
A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…
A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…