Sem categoria

Magalu aposta no rebranding de seu consórcio. Entenda por quê!

A Magazine Luiza é uma das varejistas que mais têm investido em expansão digital de marca. A mais recente de suas ações que apontam isso foi a reformulação de uma já conhecida subsidiária da Magalu: o Consórcio Luiza. 

Depois da compra de startups como Hubsales, Canaltech e, mais recente delas, Stoq Tecnologia, a empresa agora também vai investir em rebranding…

Isto é, na reformulação de suas marcas que, de alguma forma, precisam estar mais conectadas à nova realidade do varejo. 

Ao longo deste artigo, você vai saber tudo sobre a digitalização do consórcio da empresa e porque toda essa transformação aconteceu.

Mas, antes disso, entenda um pouco mais sobre como funciona o serviço de consócio da Magazine Luiza. Dá só uma olhada a seguir…

Rede de consórcios da Magazine Luiza

O Consórcio é um tipo de compra considerada mais econômica, já que não têm juros. É sempre disponibilizado por uma empresa… Neste caso, pela Magazine Luiza.

O intuito dos consórcios é possibilitar a aquisição de bens móveis, imóveis ou serviços aos consorciados.

Os interessados podem ser contemplados pelo consórcio da Magalu de 2 formas:

1- Sorteios

Nos sorteios, só podem participar pessoas que estejam em dia com os pagamentos das parcelas de eventuais compras de produtos…

Os sorteios acontecem mensalmente e a seleção da pedra-chave é realizada de acordo com as datas definidas pela Loteria Federal.

2- Lances

Nesta opção, prevalece a lógica dos leilões…

Ou seja, quanto maior for o lance, maiores serão as chances de ganhar a oportunidade do consórcio…

E tudo isso acontecia com a marca antiga da Magazine Luiza. Hoje, o consórcio da varejista está totalmente reformulado…

Há até um novo nome e nova iniciativa no mercado…

Agora é Consórcio Magalu!

O antigo Consórcio Luiza passou por um rebranding e agora se chama Consórcio Magalu

A mudança aconteceu com objetivo de atrair consumidores mais jovens para a modalidade de pagamento.

Até meados de abril, o serviço dependia das lojas físicas da rede Magazine Luiza para fechar contratos com os clientes…

Agora, a realidade é outra. O intuito da empresa é apostar no público online, que cresceu muito impulsionado pela pandemia. 

Para a mudança acontecer, a empresa apostou em dois pontos essenciais:

  • Integração entre o serviço e o aplicativo do Magalu,
  • Criação de um aplicativo próprio para o Consórcio Magalu.

Com o novo aplicativo, clientes poderão contratar a modalidade de crédito sem falar com atendentes… Algo bem inovador para o segmento. 

Entretanto, a mudança não foi só no nome e serviços da ferramenta. Todo um rebrand foi feito para adequar a marca à nova realidade do varejo… 

Isto é, ao ”novo normal”, conceito em que pessoas estão comprando muito mais de forma online. Veja só…

A nova cara do Consórcio Magalu

A mudança na marca foi feita por meio de uma parceria com a Agência Tua, que já era parceira de publicidade da Magazine Luiza. 

O trabalho também foi fruto de uma série de pesquisas com o público que foram realizadas durante o ano passado pela consultoria Quorum Brasil…

A reformulação foi feita para aproximar mais o consórcio da marca Magalu…

O intuito era fazer o mercado enxergar a marca como parte da Magalu, algo que não acontecia antes. 

 Luiza Fonseca, gerente de marketing do Consórcio Magalu, afirmou em entrevista recente:

“A partir dessa visão, mudamos a linguagem e o público potencial, ampliando para pessoas mais novas e, também, para a classe B”, afirma a executiva.

Abaixo, você pode conferir a mudança no logo do Consórcio:

Após a mudança:

A aposta na reformulação foi mais um processo acelerado pela pandemia. Um movimento bem comum nos últimos meses graças ao aumento das vendas online…

E, ainda segundo Fonseca, já é possível observar os frutos após o rebranding…

Após a queda no volume negociado no início da quarentena, hoje, a marca já tem uma variação positiva nas vendas deste ano em comparação com 2019:

No público de 18 a 25 anos, o crescimento foi de 116% no período da virada.

Assim, o foco da empresa é também atrair esse público mais jovem para a comunicação da marca. Sobre isso, Edna Honorato, presidente do Consórcio Magalu, destaca:

“Queremos levar esse perfil mais jovem para a comunicação, assim como fazem as fintechs. E temos uma vocação de educação financeira muito grande”.

Mas não só isso…

A marca pretende ir além do fechamento de contratos de consórcios…

A Magalu deseja também promover a compra de produtos de categorias que não estão ligados aos consórcios, como eletrodomésticos, por exemplo.

Isso é buscado porque, hoje, o mercado está focado em imóvel, automóveis e móveis domésticos. Assim, a iniciativa é positiva, pois dá a possibilidade de produtos da empresa e de vendedores do Marketplace ganharem ainda mais visibilidade.

Maria Alice Medeiros

Maria Alice Medeiros é formada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Desde 2013 atua com produção de conteúdo em diversas áreas, como: Cultura, Direito, Empreendedorismo e Educação. Hoje, é Editora do Portal Ecommerce de Sucesso, e busca levar notícias e conteúdos diários para empreendedores, profissionais e investidores, sempre com uma perspectiva fundamentada e imparcial, apontando as implicações reais de cada nova informação dentro do mundo dos negócios.

Share
Published by
Maria Alice Medeiros

Recent Posts

Ecommerce na Prática Lança ‘Jornada Loja Virtual do Zero’

Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…

1 ano ago

Lojistas de Shoppings Pedem Redução de Funcionamento Diante ao Avanço da Ômicron

A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…

1 ano ago

Twitter Inicia Testes de Reação em Vídeo e Foto Para Tweets

O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…

1 ano ago

França Multa Google e Facebook Por Gestão de Dados de Usuários

A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…

1 ano ago

Nubank Adere ao Pacto Global da ONU

A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…

1 ano ago

Uber Eats Encerra Entregas de Restaurantes no Brasil

A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…

1 ano ago