Alguns conceitos de ecommerce são bastante conhecidos. Você provavelmente já sabe, por exemplo, o que queremos dizer quando falamos em “carrinho de compras” ou “SEO”.
Por outro lado, será que você está mesmo completamente por dentro dos termos técnicos do mundo das lojas virtuais? Você saberia dizer o que é um “marketplace” ou “chargeback”, por exemplo?
Caso você não tenha passado em nosso pequeno teste acima, não se preocupe!
Separamos uma lista com conceitos simples – e muito importantes – que te ajudarão a entender melhor alguns dos termos mais utilizados por empreendedores do segmento de comércio eletrônico.
Confira!
Plataforma de ecommerce: o nosso primeiro conceito de ecommerce diz respeito às plataformas. Uma plataforma de comércio eletrônico é basicamente o espaço que será alugado por você com o intuito de colocar a sua loja no ar.
É através da plataforma que você conseguirá cadastrar seus produtos, gerenciar o estoque, realizar vendas etc.
Leia mais: 5 Ferramentas de Instagram fundamentais para seu ecommerce
Marketplaces: além da sua própria plataforma, você também pode disponibilizar seus produtos através de marketplaces.
Um marketplace é um site onde você cadastra seus produtos gratuitamente e paga comissões por venda.
Exemplos de marketplaces são Mercado Livre e Amazon.
Gateways e facilitadores de pagamento: ao criar a sua loja virtual, você perceberá que é necessário oferecer diversas formas de pagamento.
O caminho mais simples de se fazer isso é através de gateways e facilitadores de pagamento, tais como Paypal e PagSeguro.
Chargeback: fechar uma venda nem sempre significa vender. Isso porque, no mundo das transações online, existe o conceito de “chargeback”.
O “chargeback” nada mais é que o cancelamento de uma venda. Ele pode acontecer em diversas ocasiões, como quando o titular do cartão afirma não ter realizado a compra, por exemplo.
Veja mais: Como divulgar seu ecommerce sem dinheiro?
Servidor: o servidor também é um dos conceitos de ecommerce e indica um espaço onde todas as informações da sua loja virtual ficarão disponíveis.
Por se tratar de dados importantes, tais como contatos e informações privadas dos seus clientes, é fundamental que você invista em um servidor robusto e bastante seguro.
Gostou de conhecer os conceitos de ecommerce? Se você está interessado em montar uma loja virtual, preste bastante atenção no convite que temos a fazer agora!
Entre os dias 29 de agosto e 12 de setembro acontecerá a 2ª Semana do Ecommerce, evento 100% online e gratuito voltado ao público empreendedor.
Ministrado por Bruno de Oliveira, o conteúdo da 2ª Semana do Ecommerce tem como objetivo te ajudar a montar um plano de ação completo para o seu ecommerce.
A ideia é que você saia do evento pronto para dar os primeiros passos na estruturação do seu negócio online!
Ficou curioso(a)? Então acesse a página oficial da 2ª Semana do Ecommerce e inscreva-se gratuitamente!
Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…
A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…
O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…
A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…
A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…
A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…