É essencial entender como é o atual comportamento de consumidor para ter bons resultados em vendas. Afinal, a partir deste conhecimento você saber onde investir seu dinheiro da melhor forma, desde estoque até anúncios. A fim de entender melhor sobre os aspectos primordiais do comportamento atual, a Why We Buy, da Criteo S.A, realizou um estudo com mais de mil pessoas entre 18 e 76 anos.
Os resultados apresentados foram:
Segundo o levantamento, o número de brasileiros que usam smartphones para fazer compras online é surpreendente: 72,7%.
Apenas 18,1% dos entrevistados afirmaram que preferem não usar o mobile e 9,3% não utilizam de forma alguma para comprar.
O principal motivo que gera lealdade à marca é o custo-benefício (68,1%).
Além disso, outros 3 grandes fatores fazem com que os consumidores permaneçam comprando na mesma loja: bom atendimento (56,2%), variedade de produtos (46,1%) e entrega rápida (37,3%).
Os principais motivos que fazem com que os clientes troquem de marca são: preços altos e queda na qualidade (61,2%), mau atendimento (47%), descobertas de lojas melhores (46%) e valores da marca desalinhados com as crenças dos clientes (30%).
O estudo mostrou que o “boca a boca” é essencial para as pessoas testarem novas marcas. 50% dos entrevistados compram em outro lugares por recomendação de amigos.
Os descontos aparecem em segundo lugar, com 49,3%. Já o desejo por algo novo está em terceiro, com 46%.
O Facebook (68%), Websites (63,8%) e Youtube (63,7%) são os canais mais usados pelas pessoas para procurar novidades. Já o Pinterest (19,5%), blogs (17,8%) e Snapchat (6,6%) são os menos usados.
Desconto personalizado é a principal razão que faz os consumidores voltarem a comprar mais em uma loja (63,3%).
Além disso, o posicionamento da marca também faz muita diferença. 57,5% dos entrevistados afirmaram que compram novamente quando os valores da empresa estão alinhados com os valores pessoais.
57,4% retornam quando o site é bom de navegar.
No geral, 83% dos entrevistados afirmaram que não têm problemas em conhecer novas marcas. Porém, quando as categorias são segmentadas, essa propensão fica mais forte em 3 delas:
Além disso, as categorias que mais prendem os consumidores são:
Os clientes gostam dos anúncios e se fidelizam à marca quando demonstram novos produtos (70%), oferecem bons descontos (52%) e lembram os itens que o consumidor já se interessou, com um trabalho de CRM forte (49,6%).
Porém, eles podem ser desagradáveis quando o anúncio atrapalha o carregamento da página (48,5%), deixa a navegação mais lenta (43,3%) e mostra produtos que não são interessantes para o consumidor.
Muitos anúncios na mesma página também é um aspecto que incomoda as pessoas (40,8%).
Agora que você já sabe quais são os principais aspectos do comportamento do consumidor, é hora de otimizar seu site e aprimorar suas estratégias de venda.
Na aula online gratuita abaixo, o Bruno de Oliveira, maior especialista em E-commerce do país, explica os passos que deve seguir para alcançar mais vendas na internet.
Confira agora mesmo:
[button_2 color=”green” align=”center” href=”https://clkdmg.site/lead/8daf6d42-3b42-490d-9165-fa7e2d4aa1cd” new_window=”Y”]QUERO ASSISTIR À AULA ONLINE[/button_2]
Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…
A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…
O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…
A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…
A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…
A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…