Planejar o capital de giro de um negócio, seja ele físico ou online, é uma das etapas que mais traz dor de cabeça aos empreendedores.
Muitos deles, mesmo sabendo de toda a importância do cálculo, simplesmente deixam de fazê-lo ou contentam-se com uma estimativa pouco precisa que nada tem a ver com a realidade.
>> Participe da Semana do Ecommerce: de 6 17 de março [Gratuito, Vagas Limitadas]
O grande problema em não saber muito bem como planejar o capital de giro da sua loja virtual é que, em pouco tempo, o seu caixa ficará vulnerável, podendo simplesmente levar a empresa à falência.
Se estamos falando sobre como planejar o capital de giro da sua empresa, nada mais básico que começar explicando o que é capital de giro.
Caso você ainda não esteja familiarizado com o conceito, o capital de giro nada mais é que o valor que você tem em caixa para manter as despesas do dia a dia do seu negócio.
Leia mais: Como concorrer com as grandes lojas virtuais?
Na prática, não basta ter dinheiro para comprar seus produtos e alugar uma plataforma na internet. Também é preciso bancar frete, compras no cartão que cairão somente daqui a 30 dias, possíveis prejuízos iniciais etc.
Tudo isso precisa ser calculado para que você antecipe-se às adversidades e reserve capital suficiente para que elas não fechem as portas da sua empresa.
Embora muitos saibam da importância do tema, às vezes pode parecer um pouco confuso colocá-lo em prática.
Por isso, separamos algumas dicas rápidas sobre como planejar o seu capital de giro. Veja:
Mesmo no começo do negócio, conheça suas operações de perto. Saiba quanto e onde você gasta cada centavo.
Quanto mais preciso o cálculo, mais segura a sua margem.
Quantos dias são necessários para que o produto saia do seu fornecedor e chegue até o seu cliente?
Conhecer esse ciclo é fundamental para entender melhor o quanto de capital você precisa ter em caixa enquanto o dinheiro da venda não retorna para as suas mãos.
Ao abrir uma empresa, você logo perceberá que alguns dias são mais agitados que outros.
No dia do pagamento dos seus fornecedores, por exemplo, é preciso estar preparado para que uma retirada maior do caixa não acabe por prejudicar suas operações.
Se a maioria dos seus clientes paga no crédito, isso quer dizer que o dinheiro estará disponível somente daqui a um mês.
Tendo esta informação em mãos, você poderá planejar os pagamentos de fornecedores, por exemplo, para o período em que seu caixa estiver mais saudável.
Veja mais: Como montar um ecommerce de sucesso?
Você é um apaixonado por empreendedorismo e está cheio de energia para montar uma loja virtual de sucesso? Então temos um convite especial a fazer!
Entre os dias 6 e 17 de março de 2017 acontecerá a Semana do Ecommerce, evento 100% Online e Gratuito comandado por Bruno de Oliveira, um dos maiores especialistas do país.
Em sua última edição, milhares de empreendedores saíram da Semana do Ecommerce com um plano de ação montado, prontos para colocar o seu negócio no ar!
Quer participar? É muito fácil: acesse o site oficial do evento e faça a sua inscrição ainda hoje. As vagas são limitadas!
Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…
A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…
O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…
A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…
A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…
A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…