Blog

Como gerenciar o Home Office dos seus funcionários

Com o avanço da tecnologia, é cada vez mais comum que as empresas adotem o Home Office como uma alternativa de trabalho. São inúmeras as situações que uma empresa pode aderir a ele: seja para mudar o ambiente, conciliar o trabalho com a vida pessoal, economia, em casos de doenças…

Desde que as regras sejam claras, qualquer empresa pode optar pelo home office. Mas há alguns desafios a serem enfrentados.

Como é uma prática relativamente nova, muitos profissionais ainda não estão aptos a comandar equipes à distância e nem colaboradores estão acostumados a trabalhar dessa forma. 

Portanto, é preciso saber quais são os desafios que podem surgir e como é possível gerenciar pessoas a partir desse modelos de trabalho. 

Confira abaixo as dicas para te ajudar a fazer uma gestão eficiente de home office na sua empresa.

O que é Home Office?

O significado de home office, ao pé da letra, seria de fazer da casa o escritório. Mas essa não é, de modo geral, uma realidade… 

O home office tem a ver com trabalhar fora do escritório, em lugares alternativos e não, necessariamente, de casa. Muitas pessoas realizam suas tarefas em cafés, hotéis, aeroportos…

Portanto, o home office é qualquer trabalho à distância, em um lugar diferente do escritório.

Como gerenciar uma equipe de Home Office

Antes de você implementar essa prática, é necessário analisar se é ou não válido para a sua empresa. 

Por exemplo, se o seu negócio precisa de pessoas criando produtos manualmente, talvez essa alternativa não seja ideal. 

Mas, se por outro lado, todos seus colaboradores – ou alguns deles – usam só o computador para trabalhar, o home office pode ser uma boa ideia em algumas situações. Portanto, analise o que vale ou não para sua empresa, antes de implementar.

Após avaliar e perceber que é uma boa alternativa, tenha em mente alguns do pontos abaixo:

1 – Entenda seu colaborador

Nem todas pessoas conseguem trabalhar fora de um ambiente de um escritório. No geral, é importante selecionar colaboradores que conseguem trabalhar de home office com autonomia e foco.

Uma outra questão é saber se o local onde o colaborador vai trabalhar. Algumas pessoas podem estar em locais que não conseguem se concentrar por algum motivo, seja familiar ou outros. 

Além disso, para se trabalhar de casa, é necessário ter um computador com os programas que serão usados, além de uma boa internet.

2 – Faça reuniões

Reuniões são sempre importantes para que a equipe se mantenha alinhada e pense sobre os projetos da empresa. Mesmo em home office é preciso que elas sejam feitas periodicamente.

Nesse caso, é preciso entender quais são as necessidades da sua empresa para definir quando as reuniões serão realizadas e com quem. Às vezes pode ser necessário fazer uma reunião mensal com todos os colaboradores e outras vezes é possível fazer semanalmente com os gestores de cada equipe. 

Pessoas que fazem muito home office e não possuem muito contato físico com a empresa, acabam dispersando um pouco do grupo como um todo. Portanto, as reuniões são importantes para que haja um aproximação.

3 – Determine e controle os horários

O ideal no home office é que as tarefas sejam realizadas em horário comercial e com tempo fixado. Horários muito flexíveis podem acabar com a produtividade da equipe.

Imagina se um colaborador começa a trabalhar de manhã e precisa falar com outro que só trabalha à noite… Isso pode gerar um problema na comunicação e influenciar nos resultados da empresa.

Definir horários também ajuda o colaborador e a empresa a separar lazer de trabalho.

Existem diversos aplicativos que controlam os horários, como um ponto online, que é possível colocar nos computadores 

Nota: horários flexíveis está ligado a freelancers.

4 – Faça a gestão das tarefas

Existem algumas ferramentas que ajudam a fazer um gerenciamento home office como o Trello e o Runrun.it. Com elas, o gestor pode acompanhar cada tarefa que está sendo realizada.

5 – Se comunique por áudio

A comunicação é essencial para o bom funcionamento de uma empresa. Muitas vezes, apenas mensagens de texto não têm o mesmo efeito que a voz da outra pessoa. 

Em caso de feedbacks ou conversas mais complexas, use o áudio para evitar falhas de comunicação. Às vezes, uma mensagem de texto é mal interpretada e pode ser evitada com uma mensagem de voz.

Como se organizar com a sua equipe

Deixe claro algumas informações importantes para seus colaboradores sobre o home office. Muitos não sabem lidar com essa alternativa de trabalho e acabam não sendo tão produtivos. 

Para isso, deixe claro alguns pontos muito importantes para eles antes de começar a aderir ao home office:

  • Planejamento: organize com a sua equipe quais são as tarefas que precisam ser realizadas e defina os prazos.
  • Ficar longe de distrações: enfatize esse tópico com seus colaboradores. Por mais óbvio que possa parecer, alguns podem não ter essa consciência. Peça a eles que trabalhem longe de qualquer coisa que possa tirar a concentração.
  • Equipamento: para se trabalhar de home office é preciso que os equipamentos estejam funcionando corretamente para que não haja problemas. Dependendo do trabalho, só um bom computador resolve, mas também pode ser necessário impressora, celulares… Então, veja se o seu colaborador tem tudo que é necessário.
  • Acesso à internet: a internet é fundamental no home office. Peça aos seus colaboradores que tenham uma de boa qualidade e com um suporte técnico eficaz.
  • Levar materiais importantes: por conta da rotina no escritório, algumas pessoas acabam esquecendo de levar materiais importantes para o home office. Lembre aos colaboradores de não esquecerem o necessário para o trabalho.
  • Roupas para trabalhar: essa dica pode parecer boba, mas é muito importante. A forma como nos vestimos cria um hábito no nosso cérebro, que reconhece que estamos indo trabalhar. Usar pijamas para trabalhar em home office pode diminuir a produtividade, porque o cérebro associa ao descanso. Não é necessário usar roupas formais, mas colocar uma roupa diferente interfere no comportamento. Comunique isso aos seus colaboradores.

Dicas de ferramentas para home office

Trello – é uma ferramenta que ajuda a organizar as tarefas de cada equipe e especifica os prazos de entrega.

Evernote – é possível compartilhar informações em diferentes níveis de privacidade, organizar tarefas, fazer anotações e armazenar vários tipos de arquivos.

Harvest – gerencia o tempo de cada tarefa que está sendo realizada.

Time Doctor – essa ferramenta tira prints de tempos em tempos da tela do computador, além de contar o tempo de trabalho.

Webex – usado para vídeo conferências e reuniões online.

Togg! – controla as horas trabalhadas, além de gerar um gráfico com quais tarefas estão demandando mais tempo.

Basecamp – auxilia equipes a finalizarem um mesmo projeto juntos. É possível compartilhar diversos tipos de arquivos, define prazos, distribui tarefas.

Slack– auxilia na comunicação interna da empresa.

Como aumentar a produtividade no Home Office

Mesmo com as facilidades da tecnologia para se trabalhar de qualquer lugar, nem sempre é fácil manter uma rotina de home office. Muitas pessoas têm dificuldade com essa dinâmica de trabalho por não conseguirem criar uma rotina sozinhas, sem distrações e com foco.

Se você está interessado em melhorias na gestão da produtividade do home office da sua equipe ou da sua própria rotina de trabalho à distância, confira nosso artigo com 5 Dicas para aumentar a produtividade no home office:

Maria Alice Medeiros

Maria Alice Medeiros é formada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Desde 2013 atua com produção de conteúdo em diversas áreas, como: Cultura, Direito, Empreendedorismo e Educação. Hoje, é Editora do Portal Ecommerce de Sucesso, e busca levar notícias e conteúdos diários para empreendedores, profissionais e investidores, sempre com uma perspectiva fundamentada e imparcial, apontando as implicações reais de cada nova informação dentro do mundo dos negócios.

Share
Published by
Maria Alice Medeiros

Recent Posts

Ecommerce na Prática Lança ‘Jornada Loja Virtual do Zero’

Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…

1 ano ago

Lojistas de Shoppings Pedem Redução de Funcionamento Diante ao Avanço da Ômicron

A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…

1 ano ago

Twitter Inicia Testes de Reação em Vídeo e Foto Para Tweets

O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…

1 ano ago

França Multa Google e Facebook Por Gestão de Dados de Usuários

A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…

1 ano ago

Nubank Adere ao Pacto Global da ONU

A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…

1 ano ago

Uber Eats Encerra Entregas de Restaurantes no Brasil

A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…

1 ano ago