Categories: Todas as Notícias

Como fazer um plano de marketing para o seu ecommerce

Você possui a sua loja virtual, mas ainda não sabe como fazer um plano de marketing para promovê-la?

Para vender na internet, assim como no mundo físico, ser visto e apreciado pelo público é indispensável.

E é aqui que as estratégias e planos de marketing sempre entraram. No nosso caso, o marketing digital.

Presentes desde a atração de interessados naquele nicho até os que de fato irão adquirir os produtos da sua loja virtual, estão as ações do marketing.

Para que essas ações deem resultados expressivos em seu e-commerce, é fundamental que elas sejam executadas dentro de um plano estabelecido.

Não deixe de ler uma linha deste artigo, pois vamos ensinar como fazer um plano de marketing digital para turbinar suas vendas.

Comece seu plano de marketing pela base

A primeira coisa que devemos fazer ao montar um plano de marketing para uma loja virtual, ou qualquer outro negócio, é traçarmos sua base.

Crie um documento onde estejam escritos as informações estratégicas e os objetivos que deverão ser alcançados pela empresa através da estratégia de marketing do seu plano.

Anote também itens como “metas” e um “prazo” em que elas devem ser alcançadas.

Esse documento será o seu planejamento do plano de marketing.

Neste artigo, nós explicamos mais sobre a importância do planejamento em uma loja virtual.

Agora vamos aprofundar mais sobre as estratégias e ações do plano de marketing.

Conheça seu público e clientes

As pessoas compram por várias razões, mas existem dois fatores que são tão abrangentes que poderiam muito bem definir a causa de uma compra.

São elas a busca por prazer e a necessidade de sanar alguma dor.

Com base nessas duas razões maiores, faça uma pesquisa e estudo para definir o seu público-alvo e persona.

Embora persona e público-alvo às vezes sejam confundidos como uma mesma coisa, não o são.

Público-alvo é um conjunto disperso de pessoas que são colocadas dentro de um conjunto onde eles tenham um interesse em comum.

Por exemplo, os visitantes de uma loja virtual de materiais esportivos e de academia. Logo, o público alvo são pessoas com interesses em musculação, fitness e esportes, na faixa dos 16 a 35 ano, etc.

Já a persona é um ser com identidade, idade gostos específicos, profissão determinada para o qual a estratégia será voltada.

Exemplo de persona: Carlos, 24 anos, praticante de Muay Thay.

Nesta etapa, é importante escolher com qual conceito irá se trabalhar, embora para lojas virtuais com nichos mais aprofundados e específicos a persona seja mais indicada.

Definindo suas ações

Após ter definido seus objetivos com o plano de marketing, como aumentar as vendas da sua loja virtual em 30% por exemplo, está na hora de decidir quais ações irá usar para alcançar esse resultado.

Neste tópico do plano é importante definir quais redes sociais irá utilizar, o nível de investimentos em anúncios pagos, produção de conteúdo, etc.

Enfim, todas as ações que visem atingir o público-alvo ou persona escolhido para sua estratégia.

Após traçadas as ações, confira se não esqueceu alguma e então guarde o planejamento dessas ações para a prática sem fazer muitas alterações.

Cronograma e ação

Muitas pessoas buscam saber como fazer um plano de marketing, mas elas não se atentam tanto a executá-lo no tempo certo.

É fundamental que, após ter um plano traçado e um público, seja feita um cronograma de ações para o plano de marketing da loja virtual.

O cronograma não precisar se algo muito elaborado, mas ele deve ter uma ordem que possibilite um fluxo entre as ações e resultados positivo, e que seja possível de seguir sem sufoco com prazos.

Agora que sabe como fazer um plano de marketing

Você gostaria de saber mais sobre como montar um e-commerce e vender diariamente, possibilitando viver exclusivamente dele, e ter ganhos escaláveis?

Confira o treinamento Viver de E-commerce e descubra o método que mais tem feito iniciantes alcançarem o sucesso com o e-commerce nos últimos anos!

Clique aqui e saiba mais!

 

 

Redacao Ecommerce de Sucesso

Nós acreditamos que o empreendedorismo muda a vida das pessoas. Por isso, compartilhamos ideias de empreendimento, casos de sucesso, notícias inspiradoras e dicas para dar os primeiros passos no seu negócio, seja ele qual for.

Share
Published by
Redacao Ecommerce de Sucesso

Recent Posts

Procon-SP Considera Proibir Pagamento de Delivery no Ato da Entrega

O Procon-SP registrou um crescimento de 136% nas reclamações referentes a fraudes nos pagamentos de…

2 horas ago

Amazon EUA Registra Lucro Líquido de US$ 7,78 Bi no 2º Tri. Confira!

De acordo com dados divulgados em seu balanço do 2º trimestre, a Amazon EUA continua…

9 horas ago

Saiba Como Estruturar a Jornada do Cliente Até a Conversão

A jornada do cliente é algo de extrema importância para quem vende online. Principalmente quando…

1 dia ago

Pão de Açúcar Bate Recorde de Vendas Online no 2º Tri. Confira!

O Pão de Açúcar teve o desempenho do 2º trimestre prejudicado devido às restrições implementadas…

1 dia ago

Guia Prático: Saiba Como Criar Loja no Instagram

Buscar como criar loja no Instagram tem sido uma das principais escolhas dos empreendedores de…

1 dia ago

Calendário Editorial: O que é e Como Criar um Para o seu Negócio

O calendário editorial te ajuda a planejar o conteúdo da sua loja online a longo…

1 dia ago