Você possui a sua loja virtual, mas ainda não sabe como fazer um plano de marketing para promovê-la?
Para vender na internet, assim como no mundo físico, ser visto e apreciado pelo público é indispensável.
E é aqui que as estratégias e planos de marketing sempre entraram. No nosso caso, o marketing digital.
Presentes desde a atração de interessados naquele nicho até os que de fato irão adquirir os produtos da sua loja virtual, estão as ações do marketing.
Para que essas ações deem resultados expressivos em seu e-commerce, é fundamental que elas sejam executadas dentro de um plano estabelecido.
Não deixe de ler uma linha deste artigo, pois vamos ensinar como fazer um plano de marketing digital para turbinar suas vendas.
A primeira coisa que devemos fazer ao montar um plano de marketing para uma loja virtual, ou qualquer outro negócio, é traçarmos sua base.
Crie um documento onde estejam escritos as informações estratégicas e os objetivos que deverão ser alcançados pela empresa através da estratégia de marketing do seu plano.
Anote também itens como “metas” e um “prazo” em que elas devem ser alcançadas.
Esse documento será o seu planejamento do plano de marketing.
Neste artigo, nós explicamos mais sobre a importância do planejamento em uma loja virtual.
Agora vamos aprofundar mais sobre as estratégias e ações do plano de marketing.
As pessoas compram por várias razões, mas existem dois fatores que são tão abrangentes que poderiam muito bem definir a causa de uma compra.
São elas a busca por prazer e a necessidade de sanar alguma dor.
Com base nessas duas razões maiores, faça uma pesquisa e estudo para definir o seu público-alvo e persona.
Embora persona e público-alvo às vezes sejam confundidos como uma mesma coisa, não o são.
Público-alvo é um conjunto disperso de pessoas que são colocadas dentro de um conjunto onde eles tenham um interesse em comum.
Por exemplo, os visitantes de uma loja virtual de materiais esportivos e de academia. Logo, o público alvo são pessoas com interesses em musculação, fitness e esportes, na faixa dos 16 a 35 ano, etc.
Já a persona é um ser com identidade, idade gostos específicos, profissão determinada para o qual a estratégia será voltada.
Exemplo de persona: Carlos, 24 anos, praticante de Muay Thay.
Nesta etapa, é importante escolher com qual conceito irá se trabalhar, embora para lojas virtuais com nichos mais aprofundados e específicos a persona seja mais indicada.
Após ter definido seus objetivos com o plano de marketing, como aumentar as vendas da sua loja virtual em 30% por exemplo, está na hora de decidir quais ações irá usar para alcançar esse resultado.
Neste tópico do plano é importante definir quais redes sociais irá utilizar, o nível de investimentos em anúncios pagos, produção de conteúdo, etc.
Enfim, todas as ações que visem atingir o público-alvo ou persona escolhido para sua estratégia.
Após traçadas as ações, confira se não esqueceu alguma e então guarde o planejamento dessas ações para a prática sem fazer muitas alterações.
Muitas pessoas buscam saber como fazer um plano de marketing, mas elas não se atentam tanto a executá-lo no tempo certo.
É fundamental que, após ter um plano traçado e um público, seja feita um cronograma de ações para o plano de marketing da loja virtual.
O cronograma não precisar se algo muito elaborado, mas ele deve ter uma ordem que possibilite um fluxo entre as ações e resultados positivo, e que seja possível de seguir sem sufoco com prazos.
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