O que você acha de sair distribuindo seus produtos para ganhar seguidores? Bem… não é nada disso que você vai aprender nesse artigo. Vou te mostrar como fazer sorteio nas redes sociais de forma estratégica para aumentar suas vendas e o alcance da sua marca sem desperdiçar recursos preciosos.
Continue a leitura para entender:
Antes de entender como fazer sorteio nas redes sociais, é importante entender qual é o melhor canal para a sua marca.
Geralmente, as redes sociais em que os usuários estão acostumados a participar desse tipo de ação são Facebook e Instagram.
Mas nada te impede de usar outras redes sociais, como Linkedn, Twitter…
Tudo depende da sua audiência.
Você tem que entender os padrões do seu público e qual desses canais vai trazer os melhores resultados.
Se estiver em dúvida, vale a pena fazer testes.
Faça um sorteio no Facebook e, algum tempo depois, algo similar no Instagram.
Assim, você vai entender melhor o que funciona para sua marca.
Importante: Não é bom realizar dois sorteios simultâneos em redes sociais diferentes. Isso pode acabar dispersando a audiência e prejudicando os resultados.
O que você pode (e deve fazer) é divulgar em TODOS os seus canais quando estiver com algum sorteio ativo.
Isso ajuda a trazer pessoas que já te acompanham mas ainda não estão conectadas a todos os seus pontos de contato.
Realizar sorteios é uma estratégia muito útil para atrair novos seguidores para seus canais.
Diversas marcas fazem isso periodicamente e têm objetivos excelentes.
Há três principais vantagens de usar esse tipo de ação:
Em sorteios, é comum que os seus seguidores marquem outras pessoas.
Isso faz com que novos usuários (e possíveis clientes) sejam impactados pela marca.
Eles podem até começar a seguir você por conta do sorteio, mas só vão permanecer se a sua loja continuar entregando valor para eles.
Por isso, tenha sempre em mente que os períodos de sorteio podem aumentar o número de seguidores rapidamente, mas é preciso manter o interesse na marca depois, seja com novas ofertas ou marketing de conteúdo.
Leia mais: Marketing Online: 6 ideias de conteúdo que vão fazer sua fanpage bombar
Se o seu foco é Instagram, assista a esse vídeo. Você vai aprender outras formas de trazer seguidores sem precisar pagar por isso:
Criar ações diferentes é uma ótima forma de fazer sua audiência engajar com o conteúdo que você publica diariamente.
Essa interação entre público e empresa é importante para manter a sua marca no cotidiano das pessoas e lembrá-las constantemente de que você tem a solução para as dores e necessidades dos clientes.
Como fazer sorteio nas redes sociais pode te ajudar a vender?
Simples… Você pode, por exemplo, fazer o sorteio de algum produto que tenha alta procura na sua loja e, depois, oferecer um desconto especial para quem acompanhou o sorteio.
Mesmo que a pessoa não seja sorteada, é provável que ela esteja interessada em seus produtos e na sua marca.
Por isso, esteja preparado para criar e aproveitar novas oportunidades de vendas diretamente pela rede social em que o sorteio está acontecendo.
Se tiver uma loja virtual, essa também é uma chance de divulgá-la para sua audiência e gerar vendas.
Depois de entender um pouco da teoria, vamos à prática.
Entenda alguns pontos que não podem faltar para um sorteio bem-sucedido.
Primeiro, você precisa entender como fazer sorteio nas redes sociais de forma legalizada.
Eu sei que “todo mundo faz” do jeito errado, mas se você não quiser correr riscos jurídicos e de ter a sua página banida, é importante ficar atento.
Para criar um sorteio 100% legalizado, é preciso registrá-lo no órgão responsável. Aqui está o link para entender melhor.
Além disso, é importante entender as regras das redes sociais em questão. Aqui estão as políticas do Facebook sobre o tema.
É importante deixar bem claro o que a pessoa vai precisar fazer para concorrer ao prêmio.
Especifique exatamente o que você espera dos seus seguidores e o que eles podem esperar de você.
Por exemplo: se seu negócio é local, deixe claro que a entrega será feita apenas na sua cidade ou estado.
Você também deve anunciar quando o sorteio será realizado.
Indique o dia e a hora da ação e utilize um site especializado em sorteios (automatizado, que passe segurança para quem está participando de que nada foi armado).
Recomendo que faça o sorteio ao vivo. Isso potencializa a interação, o engajamento e ainda te dá a oportunidade de fazer um pitch de vendas no final.
Depois, faça uma postagem fixa para que as pessoas que não acompanharam possam saber quem ganhou.
Normalmente, as marcas sorteiam um produto ou serviço que já está disponível no portfólio.
Isso é uma boa ideia, mas você também pode sortear outras coisas, como acessórios ou itens que complementem os produtos que vende.
É importante lembrar que você vai ter que arcar com o custo do produto e do frete para enviar o prêmio ao ganhador. Isso é um gasto financeiro que só será recompensado se sua estratégia for bem feita.
Escolha um item de alto valor percebido pelo seu público, algo que muita gente quer e que possa ser a porta de entrada para novas vendas.
Esse é o segredo de um sorteio que dá resultado.
Ter muitos seguidores é bom, mas isso não é sinônimo de bons resultados em vendas.
De nada adianta ser seguido por milhares de pessoas que não têm absolutamente nenhuma vontade de comprar os seus produtos…
Ao invés de focar apenas na quantidade, é importante atrair as pessoas certas para seus canais.
E, agora que já entendeu como fazer sorteio nas redes sociais, é fundamental entender como atrair tráfego qualificado para o negócio.
Por isso, criamos um material incrível para você ter acesso ao Passo a Passo para atrair mais pessoas para suas redes sociais. E tudo isso com uma estratégia simples e comprovada por nós e diversos alunos do Ecommerce na Prática.
Esse material tem um nome que já diz tudo: EXPLOSÃO DE TRÁFEGO E VENDAS.
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