Você sonhou com um negócio próprio na internet, começou a planejar, escolheu um nicho, montou o estoque e finalmente chegou a hora de colocar a operação no ar! Mas, e agora, quais estratégias deve utilizar para fazer a primeira venda no ecommerce?
Em primeiro lugar, parabéns! De todas as pessoas que sonham em mudar de vida através da criação de uma empresa, são poucas as que tiram o projeto do papel… Você já está muitos passos à frente da maioria.
Agora vamos ao que interessa: pegue papel e caneta, preste muita atenção às dicas abaixo e descubra como fazer essa primeira venda já nos próximos dias — ou horas!
É bastante provável que 99% dos seus amigos e familiares tenham contas no Facebook, Linkedin, Instagram e outras redes sociais… Se eles resolverem ajudar, seu novo negócio pode ser conhecido, em poucos dias, por centenas ou até milhares de potenciais clientes.
Entre em contato com os mais íntimos pedindo para que compartilhem a novidade. Também é legal fazer um post em sua própria linha do tempo contando o que é a empresa e pedindo o apoio dos “amigos virtuais” em forma de compartilhamentos.
A segunda estratégia é simplesmente sobre a maneira mais eficiente de fazer qualquer negócio vender: anunciando!
Utilize plataformas como Google Adwords e Facebook Ads para criar as suas primeiras campanhas. Não é complicado e você não precisará de rios de dinheiro para começar.
Assista ao vídeo abaixo para entender se os seus produtos performam melhor na lógica do Google ou do Facebook (quem fala é o especialista Bruno de Oliveira):
Agora que você tem o seu próprio negócio de varejo na internet, precisa estar ligado em uma lógica muito importante: quanto mais pessoas visualizam suas ofertas, maiores as chances de você vender. Sendo assim, é importante ter os seus produtos “expostos” em diversos lugares.
O Mercado Livre, por exemplo, é uma plataforma que você não tem motivos para não aproveitar. O lojista não paga nada para estar lá e desfrutar de todo o tráfego, credibilidade e tecnologia do marketplace.
Apesar de a grande vantagem de um ecommerce ser exatamente poder vender para todo o país, nada impede você de dar uma atenção diferenciada para a sua própria cidade.
Principalmente se você estiver localizado no interior, em uma região com poucos negócios, pode ser que a sua loja seja uma novidade a ser aproveitada pelos locais…
Sendo assim, não custa apostar no boca a boca ou até na distribuição de alguns panfletos pelas ruas. Faça de tudo para que as pessoas fiquem sabendo que a empresa existe e, se possível, ofereça preços menores, fretes diferenciados e entrega expressa para a sua região.
Leia mais: Sua loja virtual não vende: os 6 motivos mais comuns
Que tal reservar vinte minutos do seu dia para visitar fanpages e grupos que estão discutindo sobre o seu mercado na internet? Uma vez nessas páginas, tire dúvidas dos usuários, ajude-os a resolver seus problemas, dê dicas… Tudo sem pedir nada em troca.
Essas pessoas, naturalmente, ficarão interessadas e gratas pela atitude. Muitas vão curtir sua página e, em algum momento, poderão comprar de você.
E aí, tem mais alguma dica poderosa para quem quer fazer a primeira venda no ecommerce? Então deixe um comentário abaixo e ajude os outros leitores aqui do blog…
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