Está querendo começar a empreender? Se 2018 será, por um lado, cheio de instabilidades políticas, já existem muitos especialistas otimistas em relação à recuperação da economia do país…
Ou seja: esse é o momento para quem quer botar mão na massa e dar o start em um negócio próprio!
É o seu caso? Então fique com a gente e confira meia dúzia de dicas dadas por Marcelo Nakagawa, que é Professor de Empreendedorismo e Inovação do Insper.
Devorar livros diariamente é uma característica comum entre muitos empreendedores de sucesso. Nakagawa cita, inclusive, o caso de Bill Gates, que todo ano divulga uma lista com os melhores livros lidos por ele nos últimos meses.
Quer se tornar um empreendedor mais eficiente e bem-sucedido? Então leia muito!
Outra forma bastante simples e barata de aprender muita coisa em pouco tempo é através de cursos online ou presenciais. É possível capacitar-se em diversas áreas como finanças, gestão de pessoas, administração etc.
Comece dando uma olhada nos cursos online e gratuitos do Sebrae e Endeavor!
Com o empreendedorismo em alta, é cada vez mais comum vermos grupos de empreendedores se encontrando por todos os cantos do país.
Seja através de um grupo de mastermind, coworking ou eventos, esteja constantemente encontrando-se com outros empreendedores. Além de todo o aprendizado que esses encontros geram, você ainda estará em contato com pessoas que entendem as suas dificuldades e enfrentam, diariamente, os mesmos desafios que os seus.
Encontrar um mentor é outra excelente dica para quem quer começar a empreender. Afinal de contas, por que tomar todas as decisões sozinho se você pode contar com a ajuda de alguém com mais bagagem no mercado?
Seja ligando para um profissional conhecido ou participando da mentoria de um especialista que admira, procure ter mentores que o ajudem a acelerar os resultados.
E se você quer iniciar um negócio, precisa, antes de qualquer coisa, planejá-lo de forma eficiente. Abaixo vamos deixar um pequeno vídeo com 3 perguntas simples para começar o planejamento do seu ecommerce:
É claro que você pode começar a empreender totalmente sozinho, mas, se quiser ter um sócio, busque por alguém com características complementares à sua.
Se você é excelente em vendas, diz Nakagawa, seria interessante procurar uma pessoa com capacidade de execução. “Se estiver começando algo e o seu sócio não for a pessoa que vende ou a que entrega, preocupe-se. Já começará algo com um peso morto a bordo”, opina o professor.
Gostou das nossas dicas para quem vai começar a empreender? Caso queira continuar aprendendo, não perca tempo e visite o Ecommerce na Prática, maior blog do país sobre comércio eletrônico.
Comandado pelo especialista Bruno de Oliveira, o ENP traz artigos diários e exclusivos sobre temas como logística, finanças, marketing digital etc. Acesse o site e bons estudos!
Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…
A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…
O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…
A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…
A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…
A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…