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Casas Bahia reformula marca e foca em lojas “estilo Apple”

Presente no mercado há mais de 60 anos, a popular Casas Bahia anunciou recentemente o reposicionamento de sua marca. Com uma nova logo e identidade visual, a empresa pretende diversificar seus negócios, dando um enfoque especial para o público de alta renda e criando lojas “estilo Apple”…

É verdade que os últimos anos não foram nada fáceis para as Casas Bahia… 

Enquanto passava por intensas mudanças estruturais – inclusive de donos -, a empresa se viu perdendo grande espaço para a concorrência, mais precisamente para a queridinha do público atualmente: a Magazine Luiza.

Diante disso, hoje, os atuais gestores da empresa só têm pensado em uma coisa: recuperar o tempo perdido e devolver as Casas Bahia para a liderança do mercado

Ao longo deste artigo, vou te explicar mais sobre o que aconteceu com a marca nos últimos anos, o porquê de sua reformulação e, claro, quais foram essas mudanças que ocorreram no posicionamento da empresa.

Por que reformular uma marca já consolidada pelo público?

Quem acompanha o mercado de varejo – como empresário ou consumidor – sabe bem que as Casas Bahia enfrentou grandes dificuldades ao longos dos últimos anos.

Após ficar três anos à venda pelo grupo francês Casino, a tão popular varejista se viu perdendo grande espaço no mercado de varejo nacional… 

E a principal empresa que “tomou” o lugar das Casas Bahia no ranking de vendas foi a famosa “Magalu”, que fez um investimento pesado em tecnologia e atendimento ao cliente para conquistar esse patamar.

Hoje, depois de todo esse período de turbulência, as Casas Bahia parece retomar a busca pelo antigo lugar que ocupava: a liderança do mercado…

Não sendo mais do grupo francês, as Casas Bahia agora pertence a Via Varejo, e tem como seu maior acionista Michel Klein, membro da família fundadora da empresa…

Ou seja: o que está acontecendo é uma volta às origens que parece ter tudo para render bons frutos para as Casas Bahia… 

O intenso trabalho feito para reestruturação da marca, com novas ações de marketing e branding, reflete isso. 

Se antes as Casas Bahia era conhecida por atingir uma parcela mais popular da população, hoje os planos são outros…

Agora, a empresa pretende retomar ao topo de vendas apostando também em um novo público: os clientes com alta renda.

De olho nos consumidores com maior poder aquisitivo

O  ano passado foi uma verdadeira maratona para trazer de volta a gigante do mercado varejista…

Após reformas na gestão e um processo intenso de digitalização da marca, as Casas Bahia tem um novo objetivo: abrir espaço para o público de alta renda.

O novo posicionamento das Casas Bahia pretende ter um viés mais “democrático”, como citou em recente entrevista, Ilca Sierra, diretora de marketing da Via Varejo.

O redesenho da imagem veio, então, para deixar claro que as Casas Bahia também pode ser uma opção para clientes que possuem uma renda mais alta…

Isto é: a ideia de que a empresa só abrange consumidores que compram produtos em longas prestações tem os dias contados para ficar no passado…

As mudanças já refletem no desempenho das Casas Bahia…

Um fato é inegável: após o retorno da família Kelin como acionistas majoritários, o crescimento das Casas Bahia está a cada dia mais perceptível. 

O desempenho da rede melhorou, o que vem refletindo positivamente também nas ações da companhia…

Em 12 meses, os papéis mais negociados da Via Varejo subiram 166% e fecharam a sexta-feira negociados a R$ 19,54… 

As vendas online, que não tinham bons resultados, saíram de 18%, há um ano, para atingirem 27% da receita total da empresa no primeiro trimestre.

O período de pandemia fez com que as vendas pelo site Casas Bahia aumentassem em algumas categorias em maio e junho, em comparação com o mesmo período de 2019. 

O crescimento foi de:

  • 859% em câmeras e games;
  • 475 em informática;
  • 382 em televisores.

Valores expressivos, mas ainda não foi o suficiente para elevar a marca para o topo novamente…

E por isso tantas mudanças vêm acontecendo na imagem da varejista…

Nova logo para um novo público

Segundo a Casas Bahia, a ideia é ter um logo que funcione bem no ambiente digital, com um desenho “simples, flexível para todos os meios e formatos”. 

Ou seja: a nova imagem continua apostando nas cores da identidade visual da marca, azul e vermelho. E o foco fica no destaque da letra “B”, de “Bahia”…

Grande virada das Casas Bahia e criação de lojas “estilo Apple”

De fato, há uma movimentação para o crescimento da empresa…

No entanto, afirmar que seu ponto de virada está próximo pode ser um pensamento um pouco otimista demais para o momento, especialmente porque as Lojas Casas Bahia vão precisar enfrentar uma boa revisão…

Segundo o diretor da Via Varejo, há planos para um “banho de loja” nessas unidades físicas das Casas Bahia…

O plano da empresa é criar para o cliente da loja física uma experiência única, no que eles chamam de loja “estilo Apple”.

A ideia do “estilo Apple” ´´e que o cliente possa fazer toda a operação sem ir ao caixa. O vendedor vai fazer o atendimento e também cuidar do pagamento, como acontece nas lojas da Apple.

A curva é de crescimento, mas com os pés na realidade

As Casas Bahia possui enormes desafios pela frente…

Apesar do bom desempenho com as vendas online neste período de pandemia, a empresa tem um grande desafio pela frente: atingir uma performance superior ou similar à Magazine Luiza. 

A “Magalu”, hoje, tem seu papel valendo quase R$ 80 na B3, e possui metade do seu negócio baseado nas vendas feitas no Ecommerce. 

Dois itens bem diferentes das Casas Bahia, como vimos ao longo do artigo…

Logo, há um desafio e tanto pela frente para a gigante da Via varejo…Mas o prognóstico, ao que tudo indica, para ser positivo.

Maria Alice Medeiros

Maria Alice Medeiros é formada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Desde 2013 atua com produção de conteúdo em diversas áreas, como: Cultura, Direito, Empreendedorismo e Educação. Hoje, é Editora do Portal Ecommerce de Sucesso, e busca levar notícias e conteúdos diários para empreendedores, profissionais e investidores, sempre com uma perspectiva fundamentada e imparcial, apontando as implicações reais de cada nova informação dentro do mundo dos negócios.

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