De olho no calendário do varejo 2018, a equipe Ecommerce de Sucesso traz para você, lojista, uma lista com todas as datas importantes do ano que já está quase começando.
Salve este material em algum lugar e consulte-o mensalmente, sempre planejando-se para a próxima grande data de vendas!
Dia do Leitor (07/01): excelente para empresas que trabalham direta ou indiretamente com livros, equipamentos e/ou acessórios relacionados ao mercado de educação.
Dia da Saudade (30/01): apesar de parecer um pouco “forçada”, a data é excelente para você trabalhar o remarketing do seu ecommerce e converter aqueles clientes que, por quaisquer motivos, tenham abandonado itens no carrinho.
Além disso, você também pode contatar clientes inativos dizendo o quanto sua marca sente falta deles. Como estratégia de marketing e relacionamento, isso é bastante poderoso.
Carnaval (13/02): para a maioria dos ecommerces, o carnaval acaba atrapalhando mais do que ajudando.
Sua equipe pode estar reduzida e os serviços nem sempre funcionam da melhor forma possível… Sendo assim, recomendamos que você antecipe-se aos problemas: entre em contato com consumidores e explique que possíveis variações no prazo de entrega já estão dentro do previsto.
Ao fazer isso, você estará evitando possíveis dores de cabeça e mostrando aos clientes que se importa com eles.
Valentine’s Day (14/02): o Valentine’s Day (Dia de São Valentim) não é o “Dia dos Namorados” oficial do Brasil. Apesar disso, a cada ano ele vem ganhando mais força por aqui. Se você tem um ecommerce de chocolates ou lembrancinhas, por exemplo, vale a pena criar campanhas e analisar os resultados.
Dia do Esportista (19/02): muitas vezes nós nem lembramos que datas como o “Dia do Esportista” existem, mas acredite: quem pratica esportes vai ficar sabendo disso de alguma forma!
Se você trabalha vendendo produtos relacionados à moda fitness ou à suplementação alimentar, por exemplo, não perca a oportunidade de aumentar as vendas
Dia Internacional da Mulher (08/03): para as lojas virtuais que focam no consumidor do sexo feminino, poucas datas são tão relevantes quando o Dia Internacional da Mulher. Aproveite.
Dia do Cliente (15/03): é uma data importante que já está no calendário da maioria das lojas físicas e virtuais. Se for participar, planeje-se com antecedência, pois nesse dia não é raro que os descontos ultrapassem os 50%.
Dia Mundial da Saúde (07/04): mais um dia interessante para quem trabalha com produtos fitness ou relacionados ao estilo de vida saudável.
Páscoa (1/04): se você tem um ecommerce de chocolates, já sabe o que fazer! =)
Dia do Frete Grátis (28/04): como o nome bem diz, as lojas virtuais usam o dia 28 de abril para oferecer frete grátis aos consumidores.
Se for entrar na brincadeira, faça parcerias e trace planejamentos com alguma antecedência. O frete é uma questão séria que, se mal planejada, pode trazer duros prejuízos para o seu negócio.
Dia Mundial do Trabalho (01/05): pode ser útil para ecommerces de nicho.
Dia das Mães (13/05): uma data com valor emocional muito grande. Pode ser aproveitada por diversos ecommerces do mercado.
Dia dos Namorados (12/06): é uma data em que a maioria dos casais sentem-se no dever de trocar presentes. Diversas lojas virtuais conseguem atingir picos de venda nos dias próximos ao 12 de junho.
Dia do Amigo (20/07): apesar de menos impactante, o Dia do Amigo também tem bastante apelo emocional. Se a sua marca está relacionada de alguma forma à amizade, vale tirar proveito disso.
Dia dos Pais (12/08): boa parte dos filhos sentem-se compelidos a presentear seus pais no dia 13 de agosto. É uma data fundamental para quem vende produtos focados no público masculino.
Dia da Secretária (30/09): pode ser importante para ecommerces de nicho (floriculturas online, artigos de papelaria, chocolates etc).
Dia do Vendedor (01/10): não costuma ser aproveitado pela maioria dos ecommerces, mas pode ser importante para lojas virtuais de nicho.
Dia das Crianças (12/10): data fundamental para alguns segmentos relacionados à infância, tais como o mercado de brinquedos, video games, instrumentos musicais, livros etc.
Blackfriday (23/11): abraçada pelo brasileiro, a Black Friday 2016 faturou 1,9 bilhões de reais por aqui. Planeje-se para aproveitar melhor essa grande festa do varejo!
Natal (25/12): pense com MUITA antecedência em suas campanhas de Natal. Qualquer loja virtual pode tirar vantagem da data.
Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…
A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…
O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…
A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…
A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…
A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…