Categories: Todas as Notícias

Boleto ou Cartão de Crédito: O que é melhor?

Uma das primeiras dúvidas que surgem ao criar um Ecommerce é sobre a forma de pagamento. Qual é a mais indicada para oferecer aos clientes? Boleto ou cartão de crédito? Confira a comparação:

Os tipos de pagamento

Existem diversos meios de pagamento para seu Ecommerce. Por exemplo: o PayPal e outros facilitadores, em que o cliente pode efetuar a compra com os dados cadastrados no sistema próprio do serviço. Nesses casos, há opção de pagar com cartão registrado, o saldo disponível ou depósito bancário. Além disso, ainda há lojas virtuais que aceitam pagamentos como depósito em conta, transferência bancária, entre outros. Atualmente, também cresce o número de estabelecimentos que aceita criptomoedas, como o Bitcoin. Mesmo que haja várias opções, é inegável que os meios de pagamento mais procurados por clientes ainda são boleto ou cartão de crédito.

 

9 HÁBITOS FINANCEIROS DE WARREN BUFFETT QUE VOCÊ DEVERIA ADOTAR

 

Cartão de Crédito

Essa é a forma de pagamento mais usada hoje em dia. A grande vantagem do cartão de crédito é a conversão. Compras feitas por impulso com o cartão são autorizadas na hora e o pedido já é encaminhado. Por outro lado, gerar um boleto dá tempo ao cliente de desistir mais facilmente da transação. Além disso, a pessoa que quer realizar uma compra desse tipo não precisa ter o dinheiro em conta. Ela só vai precisar se preocupar com o pagamento quando chegar a fatura no início do mês.

Boleto

O boleto é um meio muito particular do público brasileiro. Em muitos países, isso não existe. A demanda se dá porque nem todos têm acesso a um cartão de crédito. Algumas pessoas têm nome sujo ou simplesmente não confiam nos bancos (outras também estão cientes de não terem autocontrole para lidar com cartão). Para o lojista, além de atingir esse público, conta a favor do boleto a maior dificuldade de fraude. Hackers e chargebacks são preocupações de toda loja virtual. Certamente, nesse ponto o boleto é mais seguro para a empresa. Além disso, os custos para o Ecommerce são menores, pois as adquirentes cobram taxas maiores para processar transações de cartão de crédito em relação aos valores praticados sobre venda no boleto.

 

Resultado: boleto ou cartão de crédito?

Dadas as vantagens e desvantagens de cada método, o ideal é que não se escolha entre boleto ou cartão. Quanto mais formas de pagamento sua loja virtual puder oferecer, mais clientes serão atingidos. Ainda assim, há situações em que é necessário optar por um dos meios.

Se esse for o seu caso, estude o perfil do seu público e entenda sua necessidade. Por exemplo: se seu negócio vende jóias, relógios importados ou qualquer produto com alto tíquete médio, provavelmente a maior demanda será por compras no cartão de crédito. Uma persona de alta renda dificilmente escolhe pagar no boleto. Em contrapartida, um Ecommerce voltado para universitários e material escolar provavelmente tem maior procura por compra por meio de boleto.

 

Independentemente da decisão, é importante investir em segurança. A melhor prática é apostar em ferramentas digitais. Contratar empresas especializadas em antifraude, ferramentas de gestão de risco e de monitoramento de vendas vai garantir mais eficiência na aprovação de compras e reduzir drasticamente o risco de o seu negócio ser vítima de crimes digitais.

 

Quer ter seu próprio Ecommerce? Assista a essa aula grátis!

Redacao Ecommerce de Sucesso

Nós acreditamos que o empreendedorismo muda a vida das pessoas. Por isso, compartilhamos ideias de empreendimento, casos de sucesso, notícias inspiradoras e dicas para dar os primeiros passos no seu negócio, seja ele qual for.

Share
Published by
Redacao Ecommerce de Sucesso

Recent Posts

Ecommerce na Prática Lança ‘Jornada Loja Virtual do Zero’

Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…

1 ano ago

Lojistas de Shoppings Pedem Redução de Funcionamento Diante ao Avanço da Ômicron

A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…

1 ano ago

Twitter Inicia Testes de Reação em Vídeo e Foto Para Tweets

O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…

1 ano ago

França Multa Google e Facebook Por Gestão de Dados de Usuários

A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…

1 ano ago

Nubank Adere ao Pacto Global da ONU

A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…

1 ano ago

Uber Eats Encerra Entregas de Restaurantes no Brasil

A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…

1 ano ago