Uma das primeiras dúvidas que surgem ao criar um Ecommerce é sobre a forma de pagamento. Qual é a mais indicada para oferecer aos clientes? Boleto ou cartão de crédito? Confira a comparação:
Existem diversos meios de pagamento para seu Ecommerce. Por exemplo: o PayPal e outros facilitadores, em que o cliente pode efetuar a compra com os dados cadastrados no sistema próprio do serviço. Nesses casos, há opção de pagar com cartão registrado, o saldo disponível ou depósito bancário. Além disso, ainda há lojas virtuais que aceitam pagamentos como depósito em conta, transferência bancária, entre outros. Atualmente, também cresce o número de estabelecimentos que aceita criptomoedas, como o Bitcoin. Mesmo que haja várias opções, é inegável que os meios de pagamento mais procurados por clientes ainda são boleto ou cartão de crédito.
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Essa é a forma de pagamento mais usada hoje em dia. A grande vantagem do cartão de crédito é a conversão. Compras feitas por impulso com o cartão são autorizadas na hora e o pedido já é encaminhado. Por outro lado, gerar um boleto dá tempo ao cliente de desistir mais facilmente da transação. Além disso, a pessoa que quer realizar uma compra desse tipo não precisa ter o dinheiro em conta. Ela só vai precisar se preocupar com o pagamento quando chegar a fatura no início do mês.
O boleto é um meio muito particular do público brasileiro. Em muitos países, isso não existe. A demanda se dá porque nem todos têm acesso a um cartão de crédito. Algumas pessoas têm nome sujo ou simplesmente não confiam nos bancos (outras também estão cientes de não terem autocontrole para lidar com cartão). Para o lojista, além de atingir esse público, conta a favor do boleto a maior dificuldade de fraude. Hackers e chargebacks são preocupações de toda loja virtual. Certamente, nesse ponto o boleto é mais seguro para a empresa. Além disso, os custos para o Ecommerce são menores, pois as adquirentes cobram taxas maiores para processar transações de cartão de crédito em relação aos valores praticados sobre venda no boleto.
Dadas as vantagens e desvantagens de cada método, o ideal é que não se escolha entre boleto ou cartão. Quanto mais formas de pagamento sua loja virtual puder oferecer, mais clientes serão atingidos. Ainda assim, há situações em que é necessário optar por um dos meios.
Se esse for o seu caso, estude o perfil do seu público e entenda sua necessidade. Por exemplo: se seu negócio vende jóias, relógios importados ou qualquer produto com alto tíquete médio, provavelmente a maior demanda será por compras no cartão de crédito. Uma persona de alta renda dificilmente escolhe pagar no boleto. Em contrapartida, um Ecommerce voltado para universitários e material escolar provavelmente tem maior procura por compra por meio de boleto.
Independentemente da decisão, é importante investir em segurança. A melhor prática é apostar em ferramentas digitais. Contratar empresas especializadas em antifraude, ferramentas de gestão de risco e de monitoramento de vendas vai garantir mais eficiência na aprovação de compras e reduzir drasticamente o risco de o seu negócio ser vítima de crimes digitais.
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