Há algum tempo vem sendo discutida a importância do Blockchain no varejo mundial. Aqui no Brasil, a tecnologia ainda não é muito difundida entre as varejistas. Mas, no que depender do Carrefour Brasil, essa realidade está prestes a mudar…
Se você nunca ouviu falar ou não sabe exatamente o que é blockchain, não tem problema:
O blockchain nada mais é do que uma tecnologia que permite o rastreio de informações detalhadas sobre produção, histórico e distribuição de produtos diversos, incluindo os alimentos.
É uma iniciativa que cresce a cada dia mais no mercado mundial e também no varejo. Principalmente porque fornece mais informações aos clientes sobre os produtos, gerando mais confiabilidade na relação entre o consumidor e a empresa. Mas vamos explicar isso em mais detalhes adiante…
Ao longo deste artigo, você vai entender tudo sobre a adoção do blockchain pelo Carrefour Brasil, além da importância dessa tecnologia para o varejo em geral, claro. Acompanhe os próximos tópicos…
O Carrefour Brasil anunciou recentemente o lançamento de sua nova linha de produtos com tecnologia blockchain, que vai englobar inicialmente as frutas cítricas…
Isto é, agora, frutas como laranjas (pêra, bahia e lima) e tangerinas do selo Sabor & Qualidade, podem ser rastreadas graças a tecnologia blockchain.
A iniciativa segue o movimento global da empresa de nome Act For Food, que tem por objetivo educar o consumidor em relação a uma alimentação mais saudável.
A novidade inicialmente funcionará nas lojas de São Paulo. De acordo com Lucio Vicente, head de sustentabilidade do Grupo Carrefour Brasil, em entrevista exclusiva à Globo Rural, não há previsão para uma expansão nacional por enquanto…
De qualquer forma, hoje o selo “Sabor & Qualidade” já conta com 22 fornecedores de todas as regiões do país, além de 24 cadeias produtivas, com mais de 200 SKU (sigla para Unidade de Manutenção de Estoque, em português).
Assim, sendo pioneiro na adoção do blockchain, o Carrefour Brasil chamou a atenção para a relevância da tecnologia hoje para o varejo brasileiro…
Basicamente, algumas das principais razões para o uso e o crescimento do blockchain no setor são:
Como dito anteriormente, com o blockchain, os clientes podem obter informações diversas sobre as mercadorias, e isso faz total diferença para a tomada de decisão da compra.
E mais do que isso…
Permite uma maior transparência e, consequentemente, mais confiança do cliente em relação à empresa.
Na prática, as embalagens dos produtos ganham um QR Code que fornecerá aos consumidores variadas informações sobre os alimentos, como:
Ou seja: uma jogada de mestre do Carrefour Brasil em um momento em que há uma boa parcela da população está mais atenta e interessada na origem dos alimentos consumidos e em uma alimentação mais saudável…
Diante disso, fica claro que a adoção do blockchain só comprova os esforços que a varejista tem feito para crescer ainda mais no mercado e ultrapassar a concorrência…
Segundo o Ranking IBEVAR – FIA 2020, a rede Carrefour ocupa a 1ª posição entre as varejistas que mais faturam no Brasil, marcando R$ 62,2 bilhões, enquanto o GPA (Grupo Pão de Açúcar), R$ 61,5 bilhões.
E não há como negar: o foco da varejista é o seu crescimento no mercado de varejo…
Um exemplo disso é que, há alguns meses, o Carrefour Brasil anunciou planos para o lançamento de uma nova plataforma para vendas online. A estratégia é para aproveitar toda mudança nos hábitos dos consumidores e a alta absurda do Ecommerce, claro.
Assim, no geral, é possível dizer que as ações da varejista para ampliar sua atuação no mercado têm dado certo…
Só no 4° trimestre do ano passado, por exemplo, o Carrefour Brasil registou um lucro líquido atribuível aos controladores de R$ 935 milhões, representando uma alta de 47% em relação aos R$ R$ 636 milhões obtidos no mesmo período de 2019. Ao longo de todo 2020, os ganhos avançaram 43%, para 2,76 bilhões.
Ou seja: excelentes resultados que colocam a varejista na liderança do setor…
Portanto, é possível acreditar em um cenário com mais crescimento para o Carrefour Brasil nos próximos meses. Precisamente se a companhia continuar investindo no online e em estratégias pontuais para atrair mais clientes, como a adoção do blockchain.
Gostou do artigo? Para não perder essas e outras dicas, inscreva-se AGORA MESMO em nossa newsletter e receba mais artigos como este! É só clicar no box abaixo.
Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…
A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…
O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…
A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…
A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…
A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…