A chegada da Black Friday e das festividades do final de ano faz com que os empresários não consigam fugir da seguinte pergunta: o marketing do seu Ecommerce está preparado para suprir a alta demanda desse período?
É mais comum do que se imagina ver empresas perdendo boas oportunidades de venda por causa de estratégias de marketing ineficientes. Ou, em um pior cenário, pela ausência delas…
Mas o fato é que o período da Black Friday e do Natal está chegando…
E a intenção de compra online dos brasileiros este ano cresceu exponencialmente.
A seguir, vou te mostrar em detalhes sobre este assunto e vou te passar estratégias valiosas sobre como ter um marketing de sucesso na Black Friday. Veja só.
De acordo com pesquisa feita pela Rakuten Advertising, 86% dos brasileiros querem comprar online na Black Friday e no Natal deste ano, um percentual bem acima da média global que marca 73%.
Para você ter uma ideia, hoje, a intenção de compra pela internet no Brasil é a 2ª maior entre os 12 países pesquisados pela consultoria, perdendo apenas para a China.
A pesquisa também apontou outros dados importantes sobre sobre o tema. Dá só uma olhada:
Os dados refletem os novos hábitos do consumidor ao redor do mundo e, sobre os brasileiros Luiz Tanisho, vice-presidente da Rakuten no Brasil, diz:
“O brasileiro perdeu o medo de comprar online. E a gente viu um crescimento muito grande do setor em decorrência disso. A gente vê um crescimento das compras pela internet em todos os segmentos, de comida a farmácias, passando até pelas peças automobilísticas”, afirma.
Contudo, todo esse movimento traz para as empresas um ponto de atenção, principalmente no que diz respeito às estratégias de marketing das empresas e o alcance aos seus clientes…
Hoje, a internet é utilizada pelos consumidores para todas as etapas da jornada de compra: pesquisa, comparação de preços, a compra em si…
Ainda de acordo com o estudo da Rakuten Advertising, 38% dos brasileiros dizem que estão abertos à publicidade das marcas para datas promocionais, como a Black Friday e Natal.
Diante disso, um ponto que pode ser um desafio para as empresas é justamente como atrair e reter potenciais clientes em meio a tantas informações e possibilidades.
Por isso, é preciso ter em mente que hoje o marketing tradicional sozinho já não basta para alavancar os resultados de uma companhia. Principalmente em períodos de pico de vendas como a Black Friday e o Natal.
O fato é que o consumidor está mais disposto a experimentar novas possibilidades de compra… Não é à toa que as vendas feitas através das redes sociais cresceram tanto…
De acordo com pesquisa feita pelo Kantar, Instagram, Facebook e WhatsApp cresceram 40% no Brasil desde a segunda quinzena de março deste ano…
Mas não só isso…
Outro levantamento, este feito pelo Centro Regional de Estudos do Brasil, afirma que 78% das empresas brasileiras estão presentes em pelo menos uma mídia social, acreditando que esses canais influenciam parcerias e geram aumento nas vendas.
Inclusive, 57% dessas companhias estão conectadas apenas para realizar vendas online.
Ou seja, com consumidores tão desapegados e dispostos a buscar por um melhor custo-benefício, os empresários vão ter que reforçar suas estratégias de marketing para chamar a atenção para seus produtos…
Há alguns pontos essenciais para não perder espaço para a concorrência. Alguns deles são:
Estar bem atento às estratégias da concorrência é uma das principais maneiras de não perder vendas online no período de Black Friday e Natal. Sabe por quê?
Você conseguirá descobrir se o que planejou está de acordo com o mercado!
Então, quando o assunto é analisar a concorrência, inscreva-se na lista de email marketing, coloque um alerta no Google, siga as redes sociais… Isso pode te ajudar a entender como eles estão comunicando as promoções.
Todas as empresas devem ter campanhas de marketing prontas para serem disparadas na Black Friday e no Natal para conseguir mais clientes nesse período.
Os assuntos podem ser os mais variados, desde detalhes das promoções, avisos que geram escassez ou urgência, até ofertas exclusivas para lista de email.
O importante é não deixar de usar esta ferramenta tão importante para a conversão de novos clientes.
Para quem não sabe, o remarketing é uma estratégia realizada para impactar novamente pessoas que, de algum jeito, engajaram anteriormente com conteúdos ou site.
Ou seja: é ir atrás daqueles consumidores que por algum motivo não compram as mercadorias que adicionaram ao carrinho…
Na Black Friday e no Natal, período de alta demanda de compras, é comum que o abandono de carrinho também seja alto. Por isso, invista em estratégias de remarketing: para cada produto abandonado no carrinho, você pode criar um email convidando a pessoa a comprar o produto que abandonou.
As redes sociais, hoje, cumprem um papel essencial quando o assunto é vendas pela internet. Muitos usuários acompanham as redes sociais das empresas justamente para descobrir mais sobre descontos, disponibilidade de produtos, novidades…
Por isso, não abandone as redes sociais de forma alguma. Pelo contrário: faça posts compartilháveis e interativos, assim os seguidores serão impactados positivamente e, por sua vez, passarão adiante o conteúdo consumido nesses canais.
Só para contextualizar, no ano passado, a intenção de compra online era de 58% para a Black Friday, segundo pesquisa divulgada pelo Google. E o Ecommerce faturou R$ 3,87 bilhões na Black Friday de 2019.
Com isso, a estimativa para a Black Friday de 2020 é bastantante animadora…
Isto é, com uma intenção de compra maior do que a do ano passado – 86%, como vimos anteriormente -, espera-se um faturamento também maior para 2020.
Por isso, as empresas que não tinham um bom alcance no online – ou nem sequer apostavam nisso , agora estão correndo atrás do prejuízo…
E as que já atuavam fortemente no comércio eletrônico podem esperar excelentes resultados para a Black Friday deste.
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