Última atualização em 7 de dezembro de 2020 por Maria Alice Medeiros
Um fato é verdade: Black Friday e Cyber Monday são eventos que movimentam fortemente o Ecommerce todos os anos. Inclusive, um recorde para a Black Friday deste ano já era até esperado pelos especialistas… O que ninguém imaginava era que, somando os números da Cyber Monday, ambos eventos fossem ter participações tão avassaladoras no Ecommerce…
Para você ter uma ideia, a Black Friday 2020, já rendeu resultados, como:
- O Ecommerce bateu recorde atingindo um faturamento de R$ 4 bilhões;
- Os Empreendedores de pequeno porte registraram mais de R$ 1 milhão em vendas nas primeiras 7h de evento;
- A Via Varejo teve seu melhor resultado na Black Friday, marcando R$ 3 bilhões nas vendas online;
- Os aplicativos de compras tiveram uma alta de 650% em relação aos dias normais;
- Influenciadores fazem vendas aumentarem em 670%.
Agora, com os números da Cyber Monday, tudo esse cenário fica ainda mais animador…
Quer saber tudo isso em detalhes? É o que vamos explicar ao longo deste artigo. Acompanhe!
Black Friday e Cyber Monday: Qual a Diferença?
Apesar de a Black Friday já ser amplamente conhecida entre os brasileiros, a pergunta “o que é Cyber Monday?” ainda ronda a cabeça de muitas pessoas…
E, acredite, alguns empresários também desconhecem o poder de vendas da Cyber Monday…
Basicamente, a Cyber Monday (ou “Segunda-feira Cibernética”) acontece logo após a famosa Black Friday.
A diferença entre os dois eventos é que a Black Friday engloba tanto o varejo digital quanto o físico…
Já a Cyber Monday é exclusivamente voltada para o Ecommerce.
Assim, antes a Cyber Monday ofertava apenas produtos tecnológicos, notebooks, smartphones e outros…
Entretanto, graças ao aumento de sua popularidade, o evento passou a contar com novas categorias, como Moda e Acessórios, Eletrodomésticos etc.
De qualquer forma, cada um dos eventos tem o seu público e vem conquistando, ano após ano, ainda mais relevância no Ecommerce…
Os resultados da Black Friday e da Cyber Monday 2020 mostram bem isso…
Black Friday e Cyber Monday 2020: Mais de R$ 7 Bilhões em Faturamento
De acordo com a consultoria Neotrust/Compre & Confie, as vendas realizadas dias antes da Black Friday até a Cyber Monday tiveram resultados muito animadores…
Ao todo, o faturamento ficou registrado em R$ 7,72 Bilhões, representando um crescimento de 27,7% em comparação ao mesmo período do ano passado.
Além disso, o total referente ao número de pedidos também chamou a atenção:
Foram 13,01 milhões de pedidos realizados, o que resultou em uma alta de 21,9%;
Mas não só isso…
O ticket médio foi de R$ 592,85, ou seja, uma alta de 4,7% em relação ao mesmo período de 2019.
Ou seja: números realmente avassaladores…
Em uma análise mais aprofundada, é possível notar o desempenho de cada categoria e outros detalhes. Dá só uma olhada a seguir…
Categorias e Segmentos em Destaque
Entre as categorias que mais fizeram sucesso entre os consumidores, estão:
- Moda e Acessórios;
- Beleza;
- Perfumaria e Saúde;
- Artigos Para Casa;
- Entretenimento;
- Eletrodomésticos;
- Ventilação.
Já no que diz respeito aos segmentos, ficaram no topo:
- Eletrodomésticos;
- Ventilação;
- Telefonia;
- Informática e Câmeras;
- Entretenimento e móveis;
- Construção;
- Decoração.
Na prática, tudo isso simbolizou um resultado coerente com o que já vinha acontecendo no Ecommerce nos últimos meses…
Os eletrodomésticos dispararam nas vendas no 3º trimestre, por exemplo. Ao todo, foram 3,4 milhões de pedidos, representando uma alta de 69,9% em relação ao mesmo período de 2019.
E mais do que isso…
Outra categoria que vem mostrando forte crescimento desde o início da pandemia é a de Casa e Decoração…
A alta tem sido tão forte ao longo dos últimos meses, que algumas empresas passaram a considerar ou a já inserir itens decorativos em seus portfólios de venda…
Exemplo disso foi a Amaro, que anunciou a comercialização de artigos desse tipo em seu Ecommerce…
Ao todo, são cerca de 300 itens próprios e de marcas parceiras, englobando as categorias: Tudo em Casa, Aromatizadores & Velas, Cozinha & Mesa Posta, Decoração, Equipamentos Fitness e Papelaria.
Mas os dados revelados pela pesquisas não pararam por aí…
Sudeste Sai na Frente na Black Friday e Cyber Monday
Ainda de acordo com o levantamento, os números de pedidos ficaram distribuídos entre as regiões da seguinte maneira:
- Sudeste: 61,6%
- Nordeste (15,8);
- Sul (14,7%);
- Centro-Oeste (6%);
- Norte (2%).
E mais:
Entre os estados que compõem o Sudeste, São Paulo foi o que registrou um maior volume, com 4,47 milhões de pedidos feitos na data.
Dessa forma, os números da Black Friday e da Cyber Monday só reforçam um fato:
Hoje, o brasileiro está mais que habituado às compras online…
E isso não é só em relação às datas comemorativas, mas sim em um cenário geral para o setor…
De qualquer forma, a verdade é que a tendência é esse movimento ficar ainda mais forte no futuro…
Já Existem Projeções Para os Próximos Anos?
Sim! Há um cenário muito positivo para os anos de 2020 a 2024 vem se desenhando…
De acordo com estudo feito pela Kearney, os novos hábitos das pessoas podem trazer cerca de R$ 69 bilhões em vendas adicionais ao Ecommerce…
Assim, o setor eletrônico deve crescer em torno de 17,3% ao ano, atingindo R$ 211 bilhões em 2024.
E mais:
Dos entrevistados pelo estudo , 52% afirma que devem continuar comprando online com a mesma frequência da pandemia.
E 36% dizem que também continuarão comprando no Ecommerce, mas com uma frequência menor.
Sendo assim, não há como negar que o prognóstico para os próximos anos tem tudo para ser o mais positivo possível…
E certamente as datas importantes para o setor – como a Black Friday e a Cyber Monday – continuarão tendo um forte impacto nas vendas online.
Gostou do artigo? Então, para não perder essas e outras informações sobre o mercado de Ecommerce, inscreva-se AGORA MESMO em nossa newsletter e receba mais artigos como este! É só clicar no box abaixo.