Venda de Eletrodomésticos Dispara no Ecommerce no 3º Tri

Última atualização em 9 de novembro de 2020 por Maria Alice Medeiros

Com a maioria da população passando mais tempo em casa devido à pandemia, alguns produtos que, por hábito, eram mais comprados em lojas físicas, passaram a ganhar mais destaque no Ecommerce… Os eletrodomésticos são um bom exemplo disso!

Você pode reparar… O que era mais comum há alguns anos: comprar um fogão em uma loja física ou pela internet? 

Pois é, não há como negar: em termos de venda de eletrodomésticos, as unidades físicas saiam na frente até bem pouco tempo atrás…

Contudo, este cenário está bem diferente bem diferente hoje

Ao longo do artigo, vou te apresentar detalhes sobre essa alta na compra dos eletrodomésticos no Ecommerce ao longo de todo o 3º trimestre deste ano. Acompanhe!

eletrodomésticos

Eletrodomésticos Têm Faturamento Bilionário no Ecommerce

De acordo com relatório Neotrust/Compre&Confie, a venda de eletrodomésticos aumentou significativamente ao longo de todo o 3º trimestre de 2020…

Ao todo, foram 3,4 milhões de pedidos, representando uma alta de 69,9% em relação ao mesmo período de 2019.

Com isso, a categoria de eletrodomésticos atingiu um faturamento de R$ 4,3 bilhões de receita…

Na prática, isso representa um crescimento de 114,8%…

Ou seja, uma alta maior que a média do mercado como um todo, que registrou um crescimento de 85,1%.

Mas não só isso…

O ticket médio do brasileiro, por sua vez, também cresceu: com o aumento de 26,7% em

relação ao 3º tri de 2019, o ticket médio da categoria no 3º trimestre foi de R$ 1.260,20…

Isto é, o maior valor de ticket médio da categoria registrado no Ecommerce até o momento!

Diante disso, no geral, os brasileiros se mostraram muito mais disponíveis para comprar eletrodomésticos online. Contudo, algumas regiões do país ganharam mais destaque nesse sentido…

Nordeste se Destaca na Compra de Eletrodomésticos

A região Nordeste não foi a que concentrou um maior número de vendas, mas, com certeza foi a que teve mais destaque em termos crescimento. Dá só uma olhada:

  • Sudeste: 61,7% (queda de -7,1 p.p.); 
  • Nordeste: 17,6% (aumento de 6,6 p.p.);
  • Sul: 13,9% (redução de 0,3 p.p.);
  • Centro-Oeste: 5,5% (alta de 0,4 p.p.);
  • Norte: 1,3% (crescimento de 0,4 p.p.).

Sendo assim, apesar de continuar na liderança em termos de quantidade de vendas, o Sudeste apresentou uma queda…

Diferentemente da maioria das outras regiões (exceto o Sul), que conseguiram crescer mesmo que de forma menos intensa. 

Além disso, outros dados apresentado pela pesquisa que valem a pena serem citados são às subcategorias dos eletrodomésticos mais vendidos… 

Tipos de eletrodomésticos Mais Vendidos

Como vimos, o aumento nas vendas dos eletrodomésticos fazem sentido já que as regras de isolamento social ainda continuam em vigor no país…

Isto é, ao passarem mais tempo em casa, as pessoas precisam consertar ou, como é o caso, comprar novos eletrodomésticos.  

Por isso, não teve jeito: alguns eletrodomésticos ganharam destaque entre os consumidores…

  • Geladeiras e Refrigeradores: 37,1%;
  • Máquina de Lavar e Tanquinho: 22,9%;
  • Fogões:  13,2%;
  • Freezer: 4%;
  • Cooktop: 3,9%.

Mas não só isso…

O relatório também aponta uma análise detalhada sobre o perfil dos consumidores brasileiros no 3º trimestre…

Faixa Etária e Gênero dos Compradores

No 3º trimestre, a idade média dos compradores foi de 39 anos, com maior destaque para as pessoas entre 36 e 50 anos (35,7%), e 26 e 35 anos (35,1%).

Além disso, os consumidores acima de 51 anos também registraram sua participação, atingindo 17,6% do share, enquanto mais jovens, de até 25 anos, marcaram 11,%.

E mais:

Outro ponto que chamou a atenção é que as mulheres foram as que mais compraram os aparelhos eletrodomésticos no 3º trimestre…

No total, elas atingiram 54,7% dos pedidos.

Contudo, no que diz respeito ao ticket médio, os homens gastaram mais: R$ 1.286,00.

Diante disso, fica bem claro que no 3º trimestre seguiu os bons resultados do período anterior…

Isto é, ao que tudo indica, as compras online continuam em alta entre os consumidores do país…

O Brasileiro Está Comprando Mais Online, Então?

Sim. Mas não só o brasileiro… A alta do Ecommerce está englobando diversos países ao redor do mundo…

É um movimento global

Na verdade, tudo isso tem sido fortemente impulsionado pela pandemia, claro… 

Entretanto, é importante ressaltar que esse movimento não aconteceu de um dia para o outro…

Pelo contrário, o crescimento do Ecommerce vem acontecendo há alguns anos, tendo os últimos meses mais carregados de uma forte mudança nos hábitos dos consumidores.

E mais do que isso: não simboliza algo passageiro. Ou seja, é uma transformação que veio para ficar!

De acordo com a análise da Kearney, o movimento crescimento acelerado do Ecommerce deve se manter futuramente…

Isso porque, dos entrevistados pela pesquisa, 52% afirmam que devem continuar comprando online com a mesma frequência da pandemia. Enquanto 36% dizem que também continuarão comprando no Ecommerce, mas com uma frequência menor.

Portanto, a cada dia isso fica mais nítido: tendência é o setor continuar crescendo!

E o que tudo isso representa na prática? Muitas coisas…

Para os consumidores, um jeito mais rápido, prático e dinâmico de se efetuar compras. E, para os empreendedores do setor, o óbvio: mais oportunidades de vendas e chances de alavancar os negócios no setor

RECEBA CONTEÚDO EXCLUSIVO NO SEU EMAIL (GRÁTIS)

Inscreva-se gratuitamente e receba as Principais Notícias do Mercado no seu e-mail toda semana!

Mais Lidas

Confira outros conteúdos:

Artboard 2 copy 2

O Ecommerce de Sucesso é um portal de informações sobre o Mercado de Ecommerce. Aqui são abordadas notícias e informações sobre os assuntos Economia, Marketing, Comércio Eletrônico, Varejo, Negócios, Mercados, Política e Tecnologia. Conteúdo independente interpretado com a visão dos nossos especialistas.

ECOMMERCE DE SUCESSO © 2020.