Constantemente estamos falando por aqui sobre atendimento e a importância de aumentar os níveis de satisfação do seu consumidor… Isso é fundamental para qualquer negócio que se pretenda saudável e próspero.
Porém, na prática, o que será que pode ser feito para aumentar a satisfação do seu cliente e deixá-lo mais do que grato, mas com aquele gostinho de “quero mais”? Confira 3 estratégias simples, eficientes e fáceis de serem colocadas em prática:
Se estamos pensando em satisfação do consumidor, precisamos, antes de tudo, entender o que incomoda essas pessoas. Como cada mercado funciona de um jeito, é natural que os grupos de clientes reajam de forma diferente às situações.
Cabe a você, empreendedor, descobrir o que o seu público-alvo mais aprecia ou sente falta. De qualquer forma, nossa equipe separou alguns indicadores-chave que, independentemente do mercado onde estão inseridos, costumam funcionar para aumentar consideravelmente a satisfação do público:
É claro que nem todos os empreendedores trabalham apoiados por uma equipe. Por outro lado, se esse for o seu caso, uma dica valiosa é: empodere os seus agentes de atendimento para que eles não tenham que procurar por você sempre que precisarem tomar uma decisão importante.
Nesse caso é fundamental oferecer capacitação e, mais do que isso, deixar claro que essas pessoas estão autorizadas a resolver entraves relacionados a descontos, trocas e devoluções, promoções etc. Assim seu atendimento fica mais eficaz, o cliente fica mais satisfeito e, de quebra, você sai um pouco do operacional do negócio e acaba ganhando mais tempo para focar no estratégico.
Confira um vídeo onde o especialista Bruno de Oliveira se aprofunda um pouco na questão de delegação de tarefas:
Por fim, nada pode ser tão eficaz para aumentar a satisfação do seu cliente do que olhar para o que acontece hoje no seu negócio e perceber o que anda impedindo essa satisfação. Os fatores identificados serão, sem dúvidas, os mais urgentes e justamente por onde você deve começar.
Se for preciso, utilize formulários ou outros meios para captar esse feedback da audiência.
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