É comum alguns empresários acreditarem que a alta do dólar não causa um impacto direto no mercado de Ecomemrce aqui no Brasil. Mas a realidade não é bem assim…
A verdade é que hoje o dólar é a principal moeda em todo o mundo, o que o transforma na base para metrificar diversos componentes da Economia de diversos países.
Por isso, quando o dólar está desregulado, não há como escapar: pode haver um impacto direto e indireto em diversos setores…
E, sim, o Ecommerce é um deles!
Ao longo do artigo, vamos apresentar um panorama sobre a alta do dólar no brasil, além de explicar como isso atinge o Ecommerce e o que fazer para conter os possíveis efeitos negativos disso nos negócios.
Quem acompanha o mercado financeiro sabe que a recente alta do dólar no Brasil fez o real ter um de seus piores desempenhos nos últimos meses…
Para você ter uma ideia, de acordo com o Estadão, apenas duas moedas atingiram números mais baixos que o real em 2021: a de Cuba e a da Líbia. Isso graças a decisões de desvalorização estabelecidas por seus próprios governos.
Ou seja: um contexto bem diferente do Brasil atualmente…
Na prática, por aqui há juros muito baixos, com taxas reais negativas, além de outros fatores que contribuíram para a piora do dólar no mercado.
A imagem abaixo mostra a perda de valor das moedas (com desempenho ante o dólar):
Diante deste cenário, não há muito como fugir: diversos setores são afetados negativamente por essa desvalorização do real.
E, ao contrário do que muitos empresários acreditam, o Ecommerce também entra nesse cenário desafiador…
Você pode estar pensando agora: não trabalho com produtos importados, então a alta do dólar não afeta o meu negócio.
Não necessariamente.
Diversas empresas podem não vender produtos importados. Até aí, tudo bem. A questão é que, muitas vezes, a matéria prima utilizada na criação das mercadorias é de outro país, o que faz com que elas sejam afetadas pelas variações do dólar.
Basta refletir um pouco…
Nos últimos meses, ficou nítida a crise na oferta e disponibilidade de produtos devido à pandemia, certo?
Isto é, no início do isolamento social, as empresas recuaram em suas estratégias de vendas por não saberem exatamente o que fazer. Afinal de contas, era um cenário desconhecido para todo o mercado…
Com isso, as importações foram adiadas, as fábricas pararam etc.
Assim, após esse período de paralisação e adequação às restrições da pandemia, todas as empresas resolveram comprar ao mesmo tempo…
O resultado? Escassez de produtos no mercado.
Isso sem falar na alta do dólar, que agravou ainda mais esse cenário complexo…
Então, para concluir:
Houve um forte aumento nos custos de produção, no valor das matérias-primas e, consequentemente, os preços de venda também ficaram mais altos.
É uma realidade que não dá para fugir. Ou você lida com ela ou vê o seu negócio sofrendo consequências graves…
A boa notícia é que dá para enfrentar essa situação sem sair no prejuízo…
As oscilações do dólar são comuns e você precisa aprender a lidar com elas…
Como?
Nós vamos te dar algumas dicas:
Em meio às oscilações do dólar, os preços mais elevados dos produtos ou matérias-primas podem ser temporários ou efetivos.
Caso seja algo momentâneo, segure um pouco os valores dos seus produtos. Isto é, mantenha os preços deles na hora de vender…
Mas, caso o seu fornecedor deixe claro que os valores não voltarão ao que eram antes, você vai precisar remarcar os preços das suas mercadorias.
Acredite, isso vai evitar que você tenha prejuízos nos negócios…
Por isso, não tem jeito: a dica é você trabalhar com o aumento dos preços desde o início!
Quem trabalha vendendo online utiliza diversas ferramentas e várias delas não são brasileiras…
No marketing digital, por exemplo, é comum o uso do SemRush, software de SEO usado para pesquisas de palavras-chave e análises estratégicas de um site. E esse serviço – como diversos outros – é pago em dólar.
Assim, você deve acompanhar esses custos com bastante atenção em meio à alta do dólar, principalmente porque, diante desse cenário, a tendência é que eles oscilem consideravelmente.
E mais do que isso…
Se puder, priorize ferramentas nacionais ou internacionais que aceitam pagamento em real. Isso vai te ajudar a ter um bom controle do fluxo de caixa.
Caso você venda produtos fabricados em outro país, será preciso ter um pouco mais de atenção…
Isso porque você paga por itens dolarizados.
Na prática, isso significa que quanto mais caro for uma mercadoria, mais caro será o frete, as taxas aduaneiras etc.
Mas não só isso…
O que chama realmente a atenção nisso é o tempo que você pode demorar para vender os produtos.
Por exemplo:
Se você importa a cada 6 meses, pode ser que, na hora de comprar a nova remessa, os preços estejam bem mais elevados…
E isso não só por causa da alta do dólar aqui no Brasil, mas por diversos outros fatores que afetam os preços, como a própria demanda mundial pelo produto.
Sendo assim, para você não gastar mais para repôr o seu estoque, fique ligado às oscilações do dólar…
É preciso ajustar o que for necessário para o seu negócio não ser afetado negativamente pela desvalorização do real.
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