Última atualização em 14 de dezembro de 2021 por Ana Júlia Parreira
A Lojas Riachuelo anunciou recentemente parceria com a Clorent, plataforma de aluguel de roupas. A iniciativa deu origem ao Alugue Riachuelo, o novo serviço da empresa destinado à locação de peças selecionadas do portfólio da varejista.
O serviço já está disponível no marketplace da Riachuelo e acompanha um novo comportamento do consumidor: a preocupação com a sustentabilidade no mercado. Assim, o Alugue Riachuelo atende desejos e necessidades dos clientes em 3 versões: one shot, o aluguel único de uma ou mais peças, assinaturas mensais e as malas de viagem.
De acordo com Marcella Kanner, head de comunicação e marca da Riachuelo, a ação é crucial para o consumo consciente de moda:
“Acreditamos em uma cadeia de consumo circular, que faça a moda rodar e aumentar a vida útil do produto. O aluguel de roupas, na prática, é uma das soluções para um consumo e uma moda mais consciente. Como uma marca que tem as pessoas no centro do seu negócio, montamos um closet com looks criteriosamente selecionados, que atendam aos mais variados estilos de vida” afirma
Com isso, a Riachuelo se torna a primeira varejista de moda a disponibilizar peças de roupas casuais para aluguel avulso ou por assinatura. De acordo com a empresa, o serviço funcionará da seguinte maneira:
- Assinatura mensal: Nessa opção, o cliente pode alugar, durante 30 dias, 3 peças da Riachuelo a cada mês e tem frete grátis em todo o trajeto do produto na grande SP. Em outras regiões a taxa de devolução é somada ao valor do plano;
- Locação avulsa: Nessa versão, a locação dura de 4 a 30 dias e tem uma taxa mínima de R$35 de frete, que pode variar dependendo da cidade. Não há limite de peças;
- Mala de viagem: Nesse caso há também uma taxa de entrega e retirada dos itens, que podem ficar com os clientes por até 15 dias. Em caso de atrasos em qualquer um dos serviços, será cobrada uma taxa equivalente a uma diária a cada 24h.
Dessa forma, a Riachuelo e a Clorent são responsáveis pelo cuidado com as peças, desde a análise de possíveis avarias e defeitos à lavagem de cada item. Em caso de defeitos ou troca de tamanho, as empresas também cuidam para que o processo seja prático.
A iniciativa reforça o comprometimento da Riachuelo com ações mais sustentáveis e demonstra interesse em investir em economia circular…
Riachuelo Mantém Compromisso com Sustentabilidade
A parceria com a Clorent é crucial para a Riachuelo apostar na economia circular e fortalecer o propósito de investir em ações sustentáveis, assim como fez sua concorrente direta, a Renner, que inaugurou a primeira loja circular do varejo brasileiro…
É fato que a sustentabilidade no mercado da moda é uma forte tendência hoje e que cada vez mais empresas procuram promover ações que favoreçam o meio ambiente…
De acordo com Luisa Santiago, líder da Fundação Ellen MacArthur na América Latina, os modelos circulares de negócio como revenda, aluguel, reparação e refabricação devem ocupar espaços significativos nos próximos. Para você ter uma ideia, esses tipos de negócios têm o potencial de crescer de 3,5% para 23% do mercado global de moda até 2030.
Logo, empresas que adotam essas e outras medidas sustentáveis estão no caminho certo para acompanhar as tendências do mercado de moda. Nesse sentido, a Riachuelo parece não estar deixando a desejar…
O lançamento do movimento “CRIA!”pela varejista é um exemplo disso. A iniciativa reforça o compromisso da Riachuelo em diminuir o impacto sócio-ambiental na cadeia de produção e ofertar produtos cada vez mais sustentáveis.
Para isso, a companhia desenvolve processos que reduzem a emissão de CO2, utilizando energia limpa e gerando menos resíduos. Logo, fica claro que ações focadas em gerar um impacto ambiental positivo é uma pauta importante para a Riachuelo e que também deve ser levada a sério por outras empresas inseridas no Ecommerce.