[Análise] O Ecommerce Vai se Manter em Alta Depois da Pandemia? Entenda!

Diante de várias pesquisas sobre o crescimento exponencial do mercado de Ecommerce no Brasil e no mundo, é de se esperar que os empreendedores questionem o futuro das vendas online em um período pós-pandemia…

Mas será que o setor realmente tem um potencial forte o suficiente para continuar em alta nesse cenário? A popularização tem acontecido em várias regiões do país, mas é preciso analisar o mercado como um todo para tentar entender o que está por vir para o Ecommerce.

(Imagem: Freepik)

Mercado de Ecommerce Tem Crescido de Forma Absurda

É nítido que o Ecommerce tem crescido no país ao longo dos últimos anos e a pandemia, querendo ou não, foi fator essencial para a intensificação das vendas online. Inclusive, esse cenário foi apontado no relatório Webshoppers 44, referente ao 1º semestre de 2021. 

Desde 2010, o Ecommerce tem aumentado gradualmente a cada ano. Para você ter uma ideia, os números dispararam de forma gradual do 1º semestre de 2019 para os primeiros seis meses de 2020… 

E o recente relatório representa um momento histórico para o setor. Em números, o faturamento bateu a marca de R$ 53,4 bilhões, superando os R$ 40,7 bilhões registrados nos seis meses anteriores. 

Isto é, o recorde ocorreu em um período em que não haviam tantas restrições em relação à pandemia em comparação ao 2º semestre de 2020. Claro que o alto índice do fechamento das lojas, no início da pandemia, ajudou a decolar as vendas pela internet, mas a reabertura das unidades físicas aparentemente não teve um impacto negativo no Ecommerce.

Vale destacar que este ano as restrições causadas pelo isolamento social estão ainda mais flexíveis e aconteceu um avanço na vacinação em todo o país. Nesse contexto, muitas lojas já reabriram e estão atraindo os consumidores, seja investindo em serviços omnichannel, como a retirada em loja, promoções ou outras iniciativas.

Na prática, nem mesmo todas as circunstâncias sobre a vacinação e reabertura de lojas físicas têm demonstrado algum tipo de ameaça ao Ecommerce. A prova disso é o índice MCC-ENET, feito pela Neotrust, que analisa o desempenho das vendas online no mês de agosto, ou seja, já no 2º semestre de 2021…

De forma geral, os números continuam sendo positivos. Segundo o levantamento, houve uma alta de 20,04% em comparação ao mesmo período do ano anterior e o Ecommerce já representa mais de 10% do mercado de Varejo.

Diante disso, é seguro dizer que os brasileiros estão aproveitando as facilidades de realizar compras online. Tudo isso além de os consumidores estarem cada vez mais adeptos ao Ecommerce, mesmo de frente a um cenário pandêmico um tanto diferente do visto nos períodos mais restritos ao longo do ano passado…

Afinal, o Ecommerce Pode Continuar em Alta no Pós-Pandemia?

Antes de considerar o futuro do mercado de Ecommerce, vale entender que há mudanças constantes acontecendo nos hábitos de consumo dos brasileiros. O Ecommerce que não tinha o mesmo potencial há pouco mais de 2 anos, hoje, está amplamente difundido na vida dos consumidores…

Tanto que de 2020 para 2021, os brasileiros passaram a comprar em marketplaces asiáticos, como Shopee e AliExpress, e foram, de tal forma, responsáveis pela popularização em curto prazo desses sites em território nacional.

Além disso, grandes varejistas também têm visto as vendas online aumentarem. Como foi o caso do Grupo Pão de Açúcar, que bateu recorde de vendas online no 2º trimestre de 2021 e até decidiu ampliar o horário da retirada em loja para os pedidos feitos no marketplace.

De fato, o Ecommerce faz parte do estilo de vida dos consumidores no Brasil. Mas se isso pretende mudar? Ao que tudo indica, o cenário pode se tornar ainda mais vantajoso aos empreendedores que investem no mercado digital…

Para você ter uma ideia, datas importantes de final de ano estão chegando para elevar a quantidade de compras pela internet. Em relação à Black Friday 2021, por exemplo, uma pesquisa feita pelo Offerwise e Facebook IQ aponta que o volume de compradores deve aumentar 29% na comparação anual.

Além disso, um estudo publicado pelo Twitter aponta que 88% dos consumidores adiam as compras para aproveitar os preços mais acessíveis durante a Black Friday. Fora que todos os estudos em relação ao evento que acontece antes de datas especiais como Cyber Monday e Natal, indicam que as vendas vão disparar no final do ano…

Por último, é válido considerar o recente relatório global feito pela empresa de publicidade Outbrain para prever o contexto do mercado de Ecommerce para o momento pós-pandemia. A pesquisa sugere que os consumidores de 18 a 35 anos vão gastar mais no fim do ano.

Por esta razão, tendo em vista que as vendas online aumentaram tanto no país e estão com alta expectativa de crescimento, é muito provável que o Ecommerce continue em alta, mesmo após o fim da pandemia

Desse modo, o setor continua promissor para os empreendedores que já vendem online e para aqueles que ainda estão pensando em digitalizar seus negócios. Embora prever o futuro seja complicado, os dados comprovam a tendência de crescimento para o setor. E tão importante quanto isso: não há dúvidas a respeito dos benefícios que o Ecommerce pode oferecer aos empresários…

Ainda mais com a ascensão disparada do mercado digital que ocorre a cada semestre. Isto é, aparentemente, o setor tem tudo para conquistar números ainda mais significativos após a pandemia tanto no Brasil quanto no exterior.

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