B2W Adota Uso de Caminhões Movidos a Biometano e GNV. Saiba Tudo!

Última atualização em 1 de junho de 2021 por Maria Alice Medeiros

A B2W – dona das marcas Americanas.com, Submarino, Shoptime e Sou Barato – é mais uma varejista a ficar atenta à adoção de medidas mais sustentáveis. A companhia acaba de anunciar a inserção de uma frota de caminhões que funcionam à base de biometano e GNV (Gás Natural Veicular).

A iniciativa não só marca os esforços da B2W em gerar menos impacto ao meio ambiente com as suas operações, mas também a define como a primeira varejista do país a apostar nesse tipo de veículo

Acompanhe aos próximos tópicos para entender em mais detalhes a novidade da B2W…

b2w
(Imagem: Divulgação)

Caminhões Farão Entregas no Sudeste  

Ao todo, serão 10 caminhões com essa tecnologia mais sustentável rodando por diversas regiões do sudeste do Brasil. Lembrando que hoje a B2W já conta com 8 veículos desse tipo circulando pelas capitais da região para fazer entregas em até 24h...

De acordo com a companhia, cada veículo tem a capacidade de transportar até 23 toneladas, transportadas de centros de distribuição a hubs espalhados pelo sudeste.

Além disso, a B2W afirma que esses caminhões funcionam de forma híbrida. Isto é, circulam tanto no biometano quanto no GNV…

Para você ter uma ideia, em uma rota entre Rio de Janeiro a São Paulo utilizando o biometano como combustível, evita-se a emissão de cerca de meia tonelada de CO2, o que, automaticamente, reduz em até 95% das emissões em um comparativo com os caminhões movidos a diesel. 

Em nota divulgada à imprensa, Welington Souza, diretor geral da LET’S, plataforma de gestão compartilhada dos ativos de logística e distribuição da Americanas e B2W, ressalta que está nos planos da B2W expandir a atuação desse tipo de veículo pelo país:

“A frota de caminhões com tecnologia mais sustentável faz parte do nosso compromisso de ter uma operação que gere menos impacto ambiental, em linha com a estratégia de redução de emissão CO2 da B2W. Temos como objetivo ampliar este tipo de frota na medida em que mais regiões do país passarem a contar com postos com GNV e biometano”, afirma. 

Ou seja, o foco da B2W é seguir um movimento do mercado que outras varejistas também tjá estão fazendo…

B2W Quer Entregas “Mais Limpas”

Só no ano passado, a companhia realizou 1,8 milhão de entregas com bicicletas convencionais, número três vezes superior a 2019.

Em março deste ano, a B2W anunciou o uso de tuk-tuks, veículos inspirados nos triciclos indianos, que são amplamente usados no país para transportar passageiros para diversos lugares de forma ágil e prática…

Dessa forma, em meio a alta avassaladora do Ecommerce nos últimos meses, é seguro afirmar que as iniciativas da B2W são coerentes. E, de acordo com a própria empresa, suas ações estão em linha com a Agenda 2030 da ONU, em que sociedade, governos e empresas se comprometem a desenvolver os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) até o ano de 2030.

Mas não só isso…

A novidade da B2W chama atenção para as outras gigantes do setor que também estão atentas às iniciativas focadas na redução dos impactos ambientais, claro. 

B2W Digital Não é Única a Adotar Medidas Sustentáveis

A Via mesmo é um bom exemplo disso. Recentemente, a companhia anunciou o uso de carros elétricos para a realização de parte de suas entregas

Lembrando que hoje a companhia já conta com um programa de economia circular e também logística reversa…

Exemplo disso é que a Via dobrou o número de lojas físicas com pontos de coletas para o descarte de eletrônicos. E, atualmente, já são 400 locais para os consumidores descartarem produtos de forma correta e segura.

Além disso, a rede varejista também faz a coleta de embalagens no ato da entrega – quando os clientes autorizam – e entrega tudo para 11 cooperativas responsáveis pela reciclagem dos materiais.

O Mercado Livre é outro que segue o mesmo caminho…

 Nos últimos meses, a companhia mais valiosa da América Latina incorporou carros elétricos em sua malha logística e disponibilizou o financiamento desse tipo de automóvel para seus entregadores…

O marketplace também divulgou que sua sede, que fica em Osasco (SP), possui mais de 1.800 painéis solares que abastecem 20% do consumo da companhia…. 

E 3 dos centros de distribuição do Brasil e 2 do Chile estão passando por um processo de migração nesse sentido. A ideia é que estes espaços sejam totalmente abastecidos por energia renováveis até 2021. Argentina, Chile e Colômbia também passarão por essas mudanças.

Sendo assim, é fato que a iniciativa da B2W faz total sentido com todo o movimento do mercado no que diz respeito a medidas mais sustentáveis.

O Ecommerce vem crescendo de forma absurda, por isso, nada mais coerente do que as empresas líderes do setor tomarem medidas para reduzirem os impactos causados ao meio ambiente por suas operações…

Principalmente em um momento como agora, em que a varejista passa por diversas mudanças significativas. Para você ter uma ideia, no final de abril, a B2W anunciou sua fusão com as Lojas Americanas e, no 1º trimestre deste ano, a companhia teve um prejuízo alto, mas devidamente justificado com a estratégia de perder margem para assim ganhar mais espaço no mercado.

Curtiu? Para não perder esses e outros artigos, inscreva-se AGORA MESMO em nossa newsletter para receber mais! É só clicar no box abaixo.

RECEBA CONTEÚDO EXCLUSIVO NO SEU EMAIL (GRÁTIS)

Inscreva-se gratuitamente e receba as Principais Notícias do Mercado no seu e-mail toda semana!

Mais Lidas

Confira outros conteúdos:

Artboard 2 copy 2

O Ecommerce de Sucesso é um portal de informações sobre o Mercado de Ecommerce. Aqui são abordadas notícias e informações sobre os assuntos Economia, Marketing, Comércio Eletrônico, Varejo, Negócios, Mercados, Política e Tecnologia. Conteúdo independente interpretado com a visão dos nossos especialistas.

ECOMMERCE DE SUCESSO © 2020.