Última atualização em 19 de março de 2021 por
O Grupo Soma acabou de anunciar seu balanço referente ao 4º trimestre de 2020 e os resultados são positivos em diversos sentidos, inclusive no que diz respeito às vendas online da companhia.
Mesmo que a empresa tenha fechado o ano com uma queda nos lucros, como você verá adiante, o balanço apresenta números positivos na hora de se avaliar o desempenho geral do Grupo Soma durante o ano de 2020…
Neste artigo você vai saber quais foram os números da companhia no 4º trimestre e também vai conhecer as suas principais estratégias para crescer no mercado de varejo. Acompanhe!
Lucro Líquido do Grupo Soma tem Alta de 3,1% no 4º Tri
O Grupo Soma divulgou em seu balanço trimestral que atingiu um lucro líquido de R$39,9 milhões…
Por outro lado, a empresa teve um prejuízo de R$ 69,7 milhões, revertendo o lucro de R$ 126,8 milhões obtido no ano anterior.
Além disso, a receita bruta da empresa bateu recorde de vendas, somando R$555,4 milhões. Ou seja, um crescimento de 23,4% em relação a 2019.
E os resultados positivos do balanço Grupo Soma continuaram…
A receita líquida do período foi de R$474,9 milhões, um aumento de 28,8% em relação ao mesmo período de 2019. No total acumulado do ano, houve uma queda de 4,6%, chegando a R$1.243,8 milhões
O documento também mostra que o Grupo Soma atingiu um lucro bruto de R$303 milhões, representando uma alta de 21,4%.
Além disso, o Ebitida (que é o lucro antes de impostos e amortizações) ajustado chegou a R$67,9 milhões entre outubro e dezembro, o que simboliza uma alta de 9,2% frente aos R$ 62,2 milhões computados no mesmo período do ano anterior…
Sendo assim, apesar do prejuízo, dá para notar que o Grupo Soma atingiu números positivos em meio às restrições impostas pela pandemia…
Mas e as vendas online da companhia, será que foram expressivas?
Ecommerce do Grupo Soma se Manteve em Alta
Nas plataformas digitais, a empresa conseguiu obter um lucro de R$209,3 milhões durante o 4º trimestre, marcando um aumento de 152,8% em relação ao mesmo período de 2019…
E a receita atingiu a quantia de R$209,3 milhões e marcando uma alta de 152,8%.
Além disso, o número de clientes ativos no Ecommerce também aumentou em 96,5%. Com esse aumento, o share da base online já chega a 62,5% da base ativa total…
E o alto desempenho durante todo o ano fez com que a empresa chegasse a 1,1 milhão de clientes no final do ano.
As datas comemorativas do final de ano, como Black Friday, Natal e Ano Novo, impulsionaram as vendas do Grupo Soma no Ecommerce…
De acordo com o documento, a Black Friday e o Natal tiveram picos de vendas, o que fez com que a empresa investisse ainda mais na experiência do cliente…
E isso é muito importante, já que a boa experiência de compra é o que faz o cliente voltar a comprar na empresa.
Ainda segundo o documento, outra aposta que deu certo para o Grupo Soma foi investir no atendimento ao cliente por meio do Whatsapp Boot, medida que representou mais de 60% das chamadas recebidas.
Dessa forma, os resultados referentes às vendas onlines do Grupo Soma não mentem: a companhia tem feito esforços para conter o impacto negativo da pandemia e, claro, também continuar crescendo no âmbito digital…
A empresa não quer perder nenhuma oportunidade de venda e lançou diversas estratégias ao longo do ano nesse sentido…
Últimas Ações da Empresa
No ano passado, o Grupo Soma fez sua estreia na Bolsa de Valores do Brasil com uma oferta que levantou o montante de R$1,82 bilhões…
Para seu IPO, o Grupo Soma tinha os seguintes objetivos:
- Aquisição de novas marcas;
- Pagamento de dividendos referentes a exercícios sociais anteriores;
- Amortização ou liquidação – conforme o caso – de dívidas;
- Investimentos em tecnologia e Omnichannel;
- Abertura de novas lojas físicas e modernização e retrofit de suas lojas atuais.
Além disso, em outubro, a companhia também realizou a aquisição da marca NV, da empresária Nati Vozza.
Para você ter uma ideia, a NV teve um faturamento de R$157 milhões no ano passado, atingindo um crescimento de 62,2% em relação a 2019…
Portanto, é inegável que o Grupo Soma reforçou sua forte presença no Ecommerce durante o 4º trimestre. E o plano de ação da empresa em focar no digital ao longo do ano trouxe bons resultados em meio à pandemia.
Então, gostou das nossas dicas? Inscreva-se AGORA MESMO em nossa newsletter para receber mais artigos como este! É só clicar no box abaixo.