Via Varejo Tem Alta Avassaladora nas Vendas da Black Friday

Última atualização em 1 de dezembro de 2020 por Maria Alice Medeiros

A Via Varejo está realmente empenhada em obter os melhores resultados no Ecommerce. Os números atingidos pela varejista durante a Black Friday, uma das datas mais importantes para o varejo, mostram exatamente isso.  

Na verdade, a Via Varejo vem conseguindo resultados positivos há um tempo…

No 3º trimestre, por exemplo, a companhia registrou um lucro líquido de R$ 590 milhões, conseguindo reverter um prejuízo de R$ 346 milhões .

Mas não só isso…

A Via varejo vem investindo fortemente na aquisição de empresas e reformulação de uma de suas empresas, as Casas Bahia. 

Para entender tudo isso em detalhes, acompanhe o artigo! Nele, vou mostrar os resultados de vendas da Via Varejo na Black Friday, e contar um pouco sobre as últimas iniciativas da companhia para expandir sua participação no digital. 

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(Imagem: Divulgação Facebook Casas Bahia)

Via Varejo Atinge R$ 3 Bilhões em Vendas na Black Friday

O Grupo Via Varejo, detentor de marcas como Casas Bahia, Ponto Frio e Extra, anunciou em fato relevante que suas vendas durante os dias promocionais da Black Friday bateram um verdadeiro recorde para a empresa…

Ao todo, a varejista registrou R$ 3 bilhões em vendas (GMV) ao longo do evento, o que significou uma alta de 37% em relação ao mesmo período do ano passado, que atingiu a quantia de R$ 2,2 bilhões. 

Mas não só isso…

Entre os dias 22 e 28 de novembro, as vendas online tiveram aumento de 99%, representando uma participação de 62,4% nas vendas totais…

Além disso, a Via Varejo informou que seu marketplace tece uma alta de 125% ao longo do período. 

Ou seja, resultado muito positivos para a varejista…

Outros dados que também chamaram a atenção sobre o desempenho da Via Varejo na Black Friday 2020 foram:

  • Ganho de market-share (online) de 4,2 p.p., de acordo com análise feita pelo Compra & Confie;
  • Relevância do Vendedor Online (ou “Me Chama no Zap”), registrando 18% de participação nas vendas pela internet;
  • Crescimento de 42% nas vendas feitas pela modalidade “Retira na Loja”.

E mais do que isso…

Entre as categorias que tiveram mais destaque no gosto dos consumidores, estão:

  • Informática (+109%);
  • Telefonia Celular (+37%);
  • Televisores (+24%)

Já no 3P destacamos, foram:

  • Esporte / Lazer (+263%);
  • Automotivo (+186%);
  • Cama, Mesa e Banho (+103%).

No documento, a companhia também ressaltou a preocupação em evitar aglomerações nas lojas físicas por causa da pandemia:

Atingimos nosso objetivo de segmentar o evento promocional anual conhecido como BlackFriday ao longo de toda a semana do dia 22 de novembro, mitigando o risco de aglomerações em nossas lojas físicas e prezando pelo bem estar de nossos clientes diante da pandemia do COVID-19”, afirma.

Sendo assim, os resultados obtidos pela Via Varejo obtidos nos dias de promoção da Black Friday não são nada menos que avassaladores…

E tudo isso faz parte dos esforços da companhia para estar cada vez mais inserida e consolidada no ambiente digital…

Foco da Via Varejo é a Liderança nas Vendas Online

Não há como ignorar os esforços que a Via Varejo vem fazendo nos últimos meses para alavancar de vez sua expansão no Ecommerce…

Principalmente após o período turbulento de 3 anos em que ficou à venda pelo grupo francês Casino.

Assim, é seguro dizer que agora a Via Varejo está em um momento de retomada ao topo do mercado de varejo. E, para isso acontecer, muitas ações têm sido realizadas pelo grupo…

Só neste ano, a varejista comprou a AsapLog, empresa focada em fazer entregas para Ecommerce, além da Banci, que presta serviços de conta digital…

Mas não houve as aquisições só dessas duas empresas…

Em outubro, a Via varejo também compro a I9XP, especializada no desenvolvimento de tecnologias para Ecommerce.

Depois, a varejista adquiriu uma cota de participação na Distrito, empresa que faz o que faz o gerenciamento de um hub de empresas de inovação. Ao todo, foram 16,67% das ações da Growth Partners Investimentos e Participações.

Além disso, no que diz respeito às Casas Bahia, o grupo traçou as seguintes estratégias:

  • Reformulação da marca (com mudança de logo e identidade visual);
  • Criação de lojas ao “estilo Apple”, com intuito de atingir clientes com um poder aquisitivo mais alto;
  • Mudança em seu mascote oficial, o Baianinho, que passou a ser o adoelscente CB. 

Sendo assim, é importante ressaltar que uma das empresas que mais se destacou – ou seja, “tomou” o lugar da Via Varejo – foi a Magazine Luiza

E hoje as estratégias de ambas se assemelham muito…

Isto é, tanto as Casas Bahia quanto a famosa Magalu investem na aquisição de novas empresas para expandir suas atuações no mercado e também apostam em personagens como estratégias de marketing. 

Portanto, é bem provável que mais iniciativas para o digital estejam no radar da Via Varejo…

Quem acompanha o mercado de Ecommerce sabe o peso que o grupo sempre teve no setor. E ver essa retomada da Via Varejo tem sido algo bem animador para todo o mercado de forma geral. Principalmente para quem vende no marketplace da Via varejo, claro.

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