Última atualização em 3 de novembro de 2020 por Maria Alice Medeiros
Mais uma companhia do varejo divulgou seu balanço referente ao 3º trimestre deste ano: a B2W. E, ao que tudo indica, a varejista teve fortes resultados neste período… No Ecommerce, por exemplo, os números foram bem animadores.
Na verdade, a B2W vem investindo forte em sua expansão no Ecommerce..
A atenção extra à logística de entrega representa bem isso. Recentemente, a companhia anunciou a abertura de três novos centros de distribuição no país…
Mas não só isso…
Desde o início do ano a B2W tem trabalhado pesado para aumentar sua participação no mercado.
Ao longo do artigo, vou explicar como foi o 3° trimestre do Grupo B2W e apresentar mais detalhes sobre as estratégias da companhia. Acompanhe!
B2W Marketplace cresce 55% no 3º Trimestre
O Grupo B2W, dono das Lojas Americanas, Submarino e Shoptime, divulgou recentemente seu balanço do 3º trimestre de 2020…
E um dos primeiros resultados que chamou a atençãoi a forte atuação em seu marketplace, que apresentou um crescimento de 55%…
Além disso, o GMV atingiu R$ 7,2 bilhões. Isto é, teve um aumento de 56,2%…
E o sortimento da B2W foi de 56,1 milhões de itens, atingindo uma alta de 270% em comparação ao mesmo período de 2019.
Mas os números animadores da companhia não param por aí…
Apesar de registrar um prejuízo de R$ 36,8 milhões, a líder do varejo continuou crescendo…
Só no ano passado, também no 3º trimestre, o prejuízo registrado pela B2W foi de R$ 102,5 milhões. Ou seja, houve uma uma melhora de 64,1% nesse sentido.
A receita líquida da B2W também cresceu, registrando R$ 2,664 bilhões, com um aumento de 58,5%…
Já o Ebitda ajustado (lucros antes dos juros, impostos, depreciação e amortização) da varejista marcou R$ 252,3 milhões, o que conferiu uma alta de 65,7%…
Mas não só isso…
Outros resultados da B2W chamaram a atenção no balanço no 3º trimestre da companhia:
- Vendas Diretas: alta de 59%;
- Sortimento: R$ 336 mil itens, com uma alta de 12%;
- Geração de Caixa: R$ 160,7 milhões.
De acordo com a B2W, o bom resultado na geração de caixa está diretamente ligado ao exponencial crescimento do B2W Marketplace…
E ao constante ganho de eficiência da operação de 1P, com foco na curadoria do sortimento para maximizar os resultados.
Diante disso tudo, o desempenho animador da B2W reforça todo o movimento presente no Ecommerce atualmente: o de crescimento.
A varejista, obviamente, lançou mão de estratégias para isso acontecer…
Crescimento da B2W Acompanha a Alta do Ecommerce
O mercado de Ecommerce, no geral, vem crescendo muito…
Só no 1º semestre de 2020, houve um o crescimento de 47% no faturamento do Ecommerce, que foi impulsionado pelos seguintes fatores:
- Salto de 39% no número de pedidos realizados no Ecommerce, totalizando 90,8 milhões;
- Aumento de 47% nas vendas, somando R$ 38,8 bilhões.
Além disso, segundo um estudo apresentado pela Kearney, o setor de Ecommerce deve faturar mais de 100 bilhões este ano…
Na prática, isso simboliza o ambiente perfeito para as empresas do setor investirem ainda mais em estratégias de vendas…
No caso da B2W, é seguro dizer que a companhia não perdeu tempo nesse sentido…
Em 2020, o grupo B2W iniciou um plano estratégico de 3 anos (2020-2022), com o objetivo de acelerar o crescimento da companhia, ganhar market share e continuar gerando caixa.
A B2W Digital também comprou o Supermercado Now, que, dentro no site da Americanas, lançando a categoria de mercado, já se tornou a maior em unidades vendidas…
E mais do que isso:
A companhia também trabalhou para aprimorar suas estratégias de logística e entrega…
Para competir de igual para igual com outras varejistas na chamada “Guerra dos Fretes”, a B2W Companhia Digital abriu 3 novos centros de distribuição no país. Entre as cidades escolhidas, estão:
- Belém (PA);
- Fortaleza (CE);
- Salvador (BA).
Com isso, ao todo, a empresa possui mais de 800m² de espaço para fazer estoque e distribuição de produtos. E todo esse espaço está dividido em:
- 21 centros de operação;
- Mais de 200 polos para o armazenamento de mercadorias, os chamados hubs – que funcionam como pequenos centros de distribuição.
Com isso, o balanço do 3º trimestre da B2W reflete bem esses dois cenários: o Ecommerce crescendo forma avasaladora e as companhias do setor trabalhando para aproveitar tudo isso…
Assim como as outras empresas – como Magazine Luiza, Via Varejo e Amazon, a B2W apostou forte no digital. E, de acordo com os seus resultados do trimestre, valeu a pena.