Enjoei planeja IPO Bilionário. Entenda!

Última atualização em 6 de novembro de 2020 por Maria Alice Medeiros

Quem vende roupas pela internet certamente já ouviu falar do Enjoei. O marketplace é um dos preferidos tanto dos empreendedores quanto dos consumidores quando o assunto é a venda de roupas usadas. A popularidade da plataforma tem sido tão grande, que a empresa precisou traçar novos planos… O mais recente, inclusive, diz respeito ao pedido de abertura de capital da empresa na Bolsa de Valores do Brasil.  

Na verdade, o ano de 2020 está repleto de IPOs de vários segmentos. Vinhos, cuidados com animais de estimação…

Agora, é a vez de uma empresa do setor de vestuário – mais precisamente, de revenda – fazer a sua estreia na B3. E, acredite, o pedido de IPO já está chamando a atenção de todo o mercado desde sua publicação…

Ao longo deste artigo, vou te mostrar como vai funcionar o IPO do Enjoei. Mas, antes disso, é importante que você saiba o que é exatamente o Enjoei brechó. Confira a seguir. 

Enjoei

O que é o Enjoei?

O que é o Enjoei é simples de responder: um marketplace popular entre os jovens e conhecido por revender roupas já utilizadas.

Contudo, um longo caminho foi percorrido até a empresa se tornar um consagrado marketplace do nicho de moda…

O site Enjoei foi criado em 2009 por Ana Luiz McLaren e Tiê de Lima. No início, eram vendidas apenas peças dos proprietários do blog…

Depois, os amigos também tiveram interesse em vender as suas peças no site… 

E, com o tempo, o blog foi ganhando cada vez mais força dentro do Ecommerce.

Assim, o Enjoei acabou expandindo suas vendas, tornando-se um marketplace que faz o intermédio das venda de roupas de usuários de todo Brasil.

Depois de receber aportes de fundos de investimentos, o site Enjoei se transformou em uma plataforma em que os usuários criam uma espécie de “lojinha virtual” para vender seus produtos. 

Hoje, são mais de 1,9 milhão de vendedores e mais de 1,5 milhão de compradores

Ou seja, um dos maiores marketplaces de moda do Brasil.

O crescimento do Enjoei tem sido tão significativo, que os gestores da plataforma decidiram dar novos passos dentro do mercado, como a abertura de capital na Bolsa de Valores do Brasil.

IPO do Enjoei Brechó pode movimentar mais de R$ 1 bilhão

Mais precisamente: o Enjoei pretende levantar R$ 1,8 bilhão com a sua abertura de capital na B3.

Para isso acontecer, a sua oferta base será primária e secundária…

E a faixa indicativa de preço dos papéis da companhia variam entre R$ 10,25 e R$ 13,75 – mas o valor final será determinado apenas em 27 de outubro. 

Além disso, o total de ações a serem vendidas com o IPO do site Enjoei é de 96.265.123. Contudo, a quantia pode aumentar para 129.957.916, o que vai depender da venda de lotes extras de papéis

Assim, as ações vão estrear no mais alto índice de governança corporativa da bolsa, no Novo Mercado, e com o ticker de nome: “ENJU3”.

Mas não só isso…

O IPO do Enjoei.com será coordenado pelos bancos BTG Pactual, Bradesco BBI, J.P. Morgan, XP Investimentos e UBS. 

E os principais acionistas vendedores são os fundos: Monashees, Bressemer e Aram…

Até o momento, o Enjoei não informou o que pretende fazer com os recursos da emissão de ações novas. Mas sinalizou a intenção de expandir a oferta de produtos.

Dessa forma, fica claro o objetivo de a companhia crescer ainda mais no mercado de varejo…

Mas não necessariamente no setor de varejo direcionado a revenda de roupas. A famosa empresa tem focado em ir além da revenda de peças de vestuário…

Enjoei não é só Venda de Roupas

O Enjoei Brechó ficou amplamente conhecido por ser uma plataforma para a venda de roupas e acessórios usados de pessoas físicas…

Mas a ideia de revender peças ganhou novas proporções ao longo dos últimos anos…

Atualmente, o Enjoei Site também vende móveis, artigos para casa, videogames… 

Desde o lançamento do site Enjoei até 30 de junho de 2020, já foram listados mais de 30 milhões de produtos, com mais de 85 mil marcas…

E parece que o sortimento de produtos tem sido uma estratégia acertada…

Para você ter uma ideia, o volume bruto de mercadorias vendidas do Enjoei atingiu R$ 112,6 milhões no 2º trimestre, o que representou uma alta de 86% ante igual período do ano passado

Em 2019, por exemplo, a empresa teve um prejuízo de 20,8 milhões de reais…

Diante de todo esse cenário, o Enjoei entra para o time das empresas que estão apostando as suas fichas na abertura de capital na B3… E, acredite, não foram pouco este ano…

Enjoei completa um ano repleto de IPOs

É verdade… Quem acompanha o mercado sabe: o ano de 2020 está repleto de IPOs.

De moda, além do mais recente do Enjoei, também aconteceu o do Grupo Soma, que levantou R$ 1,82 bilhão.

A Wine também foi outra empresa que quis fazer a sua estreia na B3. O objetivo da empresa é captar R$ 1 bilhão com o seu IPO…

E, recentemente, também ocorreu o maior IPO do ano até o momento, o da Petz. A varejistas de produtos para cuidados com animais de estimação teve um IPO de R$ 3,03 bilhões, A companhia, inclusive, é a única empresa desse tipo na B3.

Desse modo, a lista é bem longa… 

Durante todo o ano, não foi novidade para ninguém: empresas de diversos setores investiram na abertura de capital dos negócios. 

Cada um ao seu estilo e carregando seus prós e contras no que diz respeito a compra de suas ações…

E o mais recente pedido de IPO, o do Enjoei, tem um diferencial…

A empresa pode simplesmente se tornar o primeiro site de comércio eletrônico nacional na B3 desde a abertura de capital do Submarino em 2005…

E isso, por si só, é algo positivo, principalmente porque a operação acontece em meio a um alto crescimento do Ecommerce nos últimos meses.  O Ecommerce atingiu 38 bilhões em vendas só no 1º semestre de 2020. Ou seja: não dá para ignorar todo esse cenário animador.

Então, gostou das nossas dicas? Inscreva-se AGORA MESMO em nossa newsletter para receber mais artigos como este! É só clicar no box abaixo.

RECEBA CONTEÚDO EXCLUSIVO NO SEU EMAIL (GRÁTIS)

Inscreva-se gratuitamente e receba as Principais Notícias do Mercado no seu e-mail toda semana!

Mais Lidas

Confira outros conteúdos:

Artboard 2 copy 2

O Ecommerce de Sucesso é um portal de informações sobre o Mercado de Ecommerce. Aqui são abordadas notícias e informações sobre os assuntos Economia, Marketing, Comércio Eletrônico, Varejo, Negócios, Mercados, Política e Tecnologia. Conteúdo independente interpretado com a visão dos nossos especialistas.

ECOMMERCE DE SUCESSO © 2020.