Última atualização em 6 de novembro de 2020 por Maria Alice Medeiros
Quem vende roupas pela internet certamente já ouviu falar do Enjoei. O marketplace é um dos preferidos tanto dos empreendedores quanto dos consumidores quando o assunto é a venda de roupas usadas. A popularidade da plataforma tem sido tão grande, que a empresa precisou traçar novos planos… O mais recente, inclusive, diz respeito ao pedido de abertura de capital da empresa na Bolsa de Valores do Brasil.
Na verdade, o ano de 2020 está repleto de IPOs de vários segmentos. Vinhos, cuidados com animais de estimação…
Agora, é a vez de uma empresa do setor de vestuário – mais precisamente, de revenda – fazer a sua estreia na B3. E, acredite, o pedido de IPO já está chamando a atenção de todo o mercado desde sua publicação…
Ao longo deste artigo, vou te mostrar como vai funcionar o IPO do Enjoei. Mas, antes disso, é importante que você saiba o que é exatamente o Enjoei brechó. Confira a seguir.
O que é o Enjoei?
O que é o Enjoei é simples de responder: um marketplace popular entre os jovens e conhecido por revender roupas já utilizadas.
Contudo, um longo caminho foi percorrido até a empresa se tornar um consagrado marketplace do nicho de moda…
O site Enjoei foi criado em 2009 por Ana Luiz McLaren e Tiê de Lima. No início, eram vendidas apenas peças dos proprietários do blog…
Depois, os amigos também tiveram interesse em vender as suas peças no site…
E, com o tempo, o blog foi ganhando cada vez mais força dentro do Ecommerce.
Assim, o Enjoei acabou expandindo suas vendas, tornando-se um marketplace que faz o intermédio das venda de roupas de usuários de todo Brasil.
Depois de receber aportes de fundos de investimentos, o site Enjoei se transformou em uma plataforma em que os usuários criam uma espécie de “lojinha virtual” para vender seus produtos.
Hoje, são mais de 1,9 milhão de vendedores e mais de 1,5 milhão de compradores…
Ou seja, um dos maiores marketplaces de moda do Brasil.
O crescimento do Enjoei tem sido tão significativo, que os gestores da plataforma decidiram dar novos passos dentro do mercado, como a abertura de capital na Bolsa de Valores do Brasil.
IPO do Enjoei Brechó pode movimentar mais de R$ 1 bilhão
Mais precisamente: o Enjoei pretende levantar R$ 1,8 bilhão com a sua abertura de capital na B3.
Para isso acontecer, a sua oferta base será primária e secundária…
E a faixa indicativa de preço dos papéis da companhia variam entre R$ 10,25 e R$ 13,75 – mas o valor final será determinado apenas em 27 de outubro.
Além disso, o total de ações a serem vendidas com o IPO do site Enjoei é de 96.265.123. Contudo, a quantia pode aumentar para 129.957.916, o que vai depender da venda de lotes extras de papéis…
Assim, as ações vão estrear no mais alto índice de governança corporativa da bolsa, no Novo Mercado, e com o ticker de nome: “ENJU3”.
Mas não só isso…
O IPO do Enjoei.com será coordenado pelos bancos BTG Pactual, Bradesco BBI, J.P. Morgan, XP Investimentos e UBS.
E os principais acionistas vendedores são os fundos: Monashees, Bressemer e Aram…
Até o momento, o Enjoei não informou o que pretende fazer com os recursos da emissão de ações novas. Mas sinalizou a intenção de expandir a oferta de produtos.
Dessa forma, fica claro o objetivo de a companhia crescer ainda mais no mercado de varejo…
Mas não necessariamente no setor de varejo direcionado a revenda de roupas. A famosa empresa tem focado em ir além da revenda de peças de vestuário…
Enjoei não é só Venda de Roupas
O Enjoei Brechó ficou amplamente conhecido por ser uma plataforma para a venda de roupas e acessórios usados de pessoas físicas…
Mas a ideia de revender peças ganhou novas proporções ao longo dos últimos anos…
Atualmente, o Enjoei Site também vende móveis, artigos para casa, videogames…
Desde o lançamento do site Enjoei até 30 de junho de 2020, já foram listados mais de 30 milhões de produtos, com mais de 85 mil marcas…
E parece que o sortimento de produtos tem sido uma estratégia acertada…
Para você ter uma ideia, o volume bruto de mercadorias vendidas do Enjoei atingiu R$ 112,6 milhões no 2º trimestre, o que representou uma alta de 86% ante igual período do ano passado.
Em 2019, por exemplo, a empresa teve um prejuízo de 20,8 milhões de reais…
Diante de todo esse cenário, o Enjoei entra para o time das empresas que estão apostando as suas fichas na abertura de capital na B3… E, acredite, não foram pouco este ano…
Enjoei completa um ano repleto de IPOs
É verdade… Quem acompanha o mercado sabe: o ano de 2020 está repleto de IPOs.
De moda, além do mais recente do Enjoei, também aconteceu o do Grupo Soma, que levantou R$ 1,82 bilhão.
A Wine também foi outra empresa que quis fazer a sua estreia na B3. O objetivo da empresa é captar R$ 1 bilhão com o seu IPO…
E, recentemente, também ocorreu o maior IPO do ano até o momento, o da Petz. A varejistas de produtos para cuidados com animais de estimação teve um IPO de R$ 3,03 bilhões, A companhia, inclusive, é a única empresa desse tipo na B3.
Desse modo, a lista é bem longa…
Durante todo o ano, não foi novidade para ninguém: empresas de diversos setores investiram na abertura de capital dos negócios.
Cada um ao seu estilo e carregando seus prós e contras no que diz respeito a compra de suas ações…
E o mais recente pedido de IPO, o do Enjoei, tem um diferencial…
A empresa pode simplesmente se tornar o primeiro site de comércio eletrônico nacional na B3 desde a abertura de capital do Submarino em 2005…
E isso, por si só, é algo positivo, principalmente porque a operação acontece em meio a um alto crescimento do Ecommerce nos últimos meses. O Ecommerce atingiu 38 bilhões em vendas só no 1º semestre de 2020. Ou seja: não dá para ignorar todo esse cenário animador.
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