Última atualização em 10 de novembro de 2020 por Maria Alice Medeiros
Tráfego orgânico é uma estratégia para trazer visitas para o seu E-commerce sem que você precise pagar por campanhas ou anúncios. Ou seja, é uma forma de atrair clientes gastando o mínimo possível. Aqui, vou te mostrar 5 dicas que você pode aplicar de maneira fácil e transformar o seu negócio em um verdadeiro sucesso. Confira:
O que é tráfego orgânico
Como explicado acima, tráfego orgânico funciona para o seu E-commerce ajudando-o a receber visitas de forma espontânea, sem ajuda de anúncios – que é o tráfego pago.
Uma das principais formas que os clientes chegam ao seu negócio dessa maneira é por meio das buscas no Google.
Se a sua loja estiver bem ranqueada nos mecanismo de pesquisa, certamente vai receber várias visitas. Com estratégias de SEO, isso é possível – falaremos como fazer isso mais adiante.
Além disso, as redes sociais funcionam como uma porta de entrada para o seu negócio. Essas plataformas gratuitas são lugares ideais para divulgar a sua marca e deixá-la exposta para uma base enorme de usuários.
Nesse artigo, vou te mostrar quais são as melhores estratégias que qualquer um pode aplicar e, assim, fazer tráfego orgânico para o seu negócio.
5 dicas para fazer tráfego orgânico
1 – Conheça a sua persona
Para aplicar qualquer estratégia, o primeiro passo sempre deve ser conhecer a sua persona.
Você precisa entender o que ela deseja, procura e necessita para aplicar as estratégias de tráfego orgânico.
Explicando melhor, existem dois grandes motivadores de compra para qualquer pessoa: desejo e necessidade.
Por exemplo, nós compramos remédios ou eletrodomésticos por necessidade. Já o segmento de moda, em geral, é movido por desejo dos clientes.
Se a sua persona compra o seu produto por desejo, é extremamente importante entender como que você pode satisfazê-lo e onde deve marcar presença.
Quais redes sociais ela está presente, se lê email, se prefere vídeos a textos… tendo essas informações em mãos, você não vai precisar dar um tiro no escuro e sim focar na estratégia que pode trazer resultados.
Agora, se ela compra por necessidade e é movida pela razão, certamente irá procurar pela melhor oferta comparando com os concorrentes.
Nesses casos, o Google é sempre o melhor amigo desses clientes, já que ele diz onde é possível encontrar a solução para o problema deles.
Essa é a importância de ter o seu site bem ranqueado nas pesquisas. No próximo tópico, vou entrar em mais detalhes sobre como fazer isso.
2 – Otimize o seu site
Não tem como falar sobre tráfego orgânico sem falar de SEO.
Search Engine Optimization é um conjunto de ações que posicionam melhor o seu conteúdo nas pesquisas do Google. A escolha da palavra-chave é um dos principais exemplos de SEO.
O Google leva em consideração vários fatores para ranquear as páginas e colocar nas primeiras posições os melhores sites. Alguns deles são:
- Otimização da palavra-chave;
- Velocidade da página;
- Imagens com a palavra-chave na descrição;
- Design responsivo;
- Tempo de permanência do usuário na página;
- URL simples.
- E muito mais…
Para que o seu site, seja uma loja virtual ou um blog, esteja nas melhores posições do Google, essas são algumas preocupações que você deve ter.
Vale lembrar que quem vende em Marketplace também pode se preocupar com algumas estratégias de SEO, principalmente na descrição dos produtos.
No meio de tantos concorrentes, esses métodos podem fazer os seu anúncios se destacarem e ficarem com melhores ranqueamentos.
3 – Redes Sociais
Outra forma de gerar tráfego orgânico é aproveitar o poder das redes sociais, principalmente o Instagram e no Facebook.
Você deve analisar a sua persona e entender onde ela está, seja no Twitter, Pinterest, Linkedin e muito mais.
Esses são ótimos lugares para criar um relacionamento entre a sua marca e o cliente. Respondendo comentários, realizando sorteios e efetivamente conversando com a audiência, as pessoas vão se sentir próximas do seu negócio.
Além de gerar tráfego orgânico, isso cria um diferencial, isso gera mais confiança e lealdade por parte dos clientes.
Sem dúvidas, se você quer atrair pessoas para a sua loja, é importante ter perfis profissionais ativos nas redes sociais. E a melhor maneira de conseguir todas essas vantagens é produzindo conteúdo…
4 – Produza conteúdo
Postar vídeos, dicas sobre o seu nicho, depoimento de clientes, artigos para blog e muito mais ajuda a construir uma audiência maior ainda na internet, convidando todos a conhecer o seu E-commerce.
Quando as pessoas compartilham, não apenas estão divulgando a sua loja de graça, como o Google também reconhece que o seu conteúdo é de qualidade e, assim, merece ficar bem ranqueado nas pesquisas.
Ou seja, além de ser ótimo para SEO, é uma ótima forma de aumentar alcance e criar um relacionamento com os clientes.
Mais do que isso. Com o Marketing de Conteúdo você pode:
- Tornar-se relevante para o público
- Diferenciar a sua marca dos concorrentes
- Atrair seguidores de forma orgânica
- Aumentar a percepção de valor da marca
- Transformar todos os seguidores em clientes
Por mais que seja ótimo postar os seus produtos e divulgá-los, só fazer isso o tempo todo acaba espantando as pessoas.
Afinal, ninguém entra nas redes sociais para comprar. A audiência que consumir algum conteúdo de qualidade e, se você entregar isso, vão se lembrar rapidamente da sua marca na hora que elas quiserem comprar.
O marketing de conteúdo gera valor para o seu cliente. Ele mostra como que vale a pena comprar da sua loja que entende tanto sobre o nicho que vende.
Além das redes sociais, é possível criar conteúdo de várias formas diferentes: blog, ebook, podcast, vídeos… identifique qual é o modelo preferido da sua persona e passe a produzir.
Leia mais: Marketing Online: 6 ideias de conteúdo que vão fazer sua fanpage bombar
5 – Email Marketing
O email marketing é um ótimo canal para construir um relacionamento com a audiência que acessa ao seu conteúdo e, claro, gerar tráfego orgânico para o seu site.
Segundo um levantamento da Direct Marketing Association and Demanding Metric, o ROI (Retorno de Investimento) de quem usa uma estratégia de email marketing gira em torno de 122%.
Ou seja, é uma estratégia que comprava ser eficiente e necessária para um negócio de sucesso.
Mandar um conteúdo relevante e algumas promoções pelo email te ajudar a cultivar o interesse do público. Com as palavras certas, é possível satisfazer a necessidade ou desejo da sua persona.
Como ter um E-commerce de sucesso
Com esse artigo, você pôde aprender formas de trazer mais visitantes para o seu negócio, o que é extremamente necessário. Afinal, sem uma audiência, não tem como realizar vendas.
Porém, o tráfego é apenas um dos fatores fundamentais para um E-commerce de sucesso. Você também precisa aprender sobre estoque, gestão, planejamento e muito mais.
Para ter um grande negócio, o Bruno de Oliveira, mentor e empresário, gravou uma aula online e gratuita falando sobre todas as etapas importantes de montar um negócio de forma saudável e de sucesso.
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