6 dicas para tirar férias do seu Ecommerce sem se prejudicar

Última atualização em 2 de agosto de 2019 por

Empresários são como qualquer mortal: todo mundo precisa de descanso. Mas, quando se é dono do próprio negócio, isso pode ser mais difícil. Por isso, trouxe aqui  dicas para você tirar férias do seu Ecommerce sem se prejudicar.

tirar férias do ecommerce

Quem não quer tirar férias? Por mais que você esteja trabalhando com algo que ama, é muito importante descansar a mente às vezes.

Com a mente mais calma, você terá mais condições de lidar com pressão e tomar decisões inteligentes, por exemplo.

Ou seja, tirar férias pode fazer bem para você e para o seu negócio!

Mas, claro, precisa ter uma organização antes de descansar. Afinal, você pode parar um pouquinho, mas o seu negócio, nunca.

Por isso, veja essas 6 dicas que vão te ajudar na organização das suas férias. Confira aqui:

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1 – Antecipe as Entregas

Um dos primeiros questionamentos que um dono de Ecommerce tem ao querer tirar férias é: “Como que eu vou colocar as encomendas nos Correios ?”

Bem, existem várias maneiras de lidar com essa questão, mas a mais recomendada é antecipar as entregas.

Confira os pedidos realizados, embale os produtos e leve de vez para os Correios. Isso pode até incentivar novas vendas por gerar overdelivery, uma técnica que aumenta a satisfação e fidelização do cliente, já que recebem o produto antes do esperado.

Para fazer isso, avise que quem comprar até uma data estabelecida por você vai receber o produto rapidamente. Muitas pessoas podem até mesmo comprar simplesmente por isso.

Caso alguma compra estiver aguardando confirmação, vale a pena esperar alguns dias ou entrar em contato com a intermediadora para tentar agilizar o processo.

Você deve conferir sua página de carrinhos em aberto e mandar mensagem para os compradores, lembrando-os de finalizar a compra.

Não se esqueça de avisar que as entregas serão antecipadas.

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2 – Não abandone o marketing

Lembre-se que em feriados, final de ano e férias de inverno, as pessoas estão mais propensas a comprar.

Por isso, mesmo que você esteja de férias, não pode deixar de fazer vendas e perder oportunidades.

Aproveite que, diferentemente de uma loja física, as lojas online não têm horário de abrir e fechar. Elas funcionam de qualquer maneira.

Assim, mantenha as suas ações de marketing digital para não abandonar a sua audiência no momento em que ela está tão engajada.

Durante as férias, as pessoas têm mais tempo para navegar na internet, assistir a vídeos e se entreter. Por isso, use e abuse de postagens com conteúdo interessante.

Você vai engajar a sua audiência e deixá-la mais propensa a comprar da sua loja.

Durante esse tempo, deixe alguém da sua família ou de confiança encarregado por fazer as postagens dos produtos nos Correios. Desta forma, você não vai precisar se preocupar com clientes ficando sem receber o pedido.

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3 – Programe as redes sociais

O próximo passo é deixar todas as suas postagens programadas para quando estiver de férias.

Separe algumas horas do seu dia e já deixe tudo pronto.

Ou seja: as imagens, legendas, hashtag… tudo deve estar pronto para ser postado enquanto você estiver fora.

Existem ferramentas que fazem postagem, como o MLabs, AgoraPulsee muito mais. O próprio Facebook tem a opção de agendar postagem na plataforma.

Por isso, não crie desculpas. Deixe tudo pronto para manter-se presente nas redes sociais mesmo durante suas férias.

Leia mais: Marketing nas redes sociais: como atrair pessoas e conquistar fãs de para o seu ecommerce

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4 – Atendimento: comunique aos seus clientes

Nessas épocas, o ideal mesmo seria fazer escala de férias para a sua equipe de atendimento. Assim, seu time pode descansar e os clientes não ficam sem respostas.

Mas, caso você não tenha uma equipe de atendimento, aí é outra história.

Se apenas você que tira as dúvidas do seu cliente, é extremamente importante avisar que as mensagens não vão ser respondidas rapidamente.

Se possível, avise a data em que o atendimento voltará a funcionar. E não avise apenas por email e mensagens, deixa bem explícito na sua página a informação.

Caso você tenha um mínimo de disposição para responder as mensagens nas suas férias,  prioriza atendimento relacionados à troca de produtos, atrasos, reclamações e qualquer mensagem que pode afetar a imagem da sua marca.

Uma opção é contratar alguém por esse período de tempo e deixá-la tomando conta desta parte do negócio.

Leia mais: Técnicas de vendas e atendimento que você pode aplicar em seu negócio hoje

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5 – Descontos não tiram férias

Mesmo você não estando presente para ter um controle das vendas, as ofertas e descontos são essenciais para atrair consumidores de férias.

A sua audiência nas férias está bem mais propensa a realizar compras, afinal, ela tem mais tempo de navegar na internet e adquirir seu produto.

Por isso, aproveite esse momento para explodir de ofertas de férias.

Coloque promoções naqueles produtos que não venderam muito e você precisa se livrar do estoque. Trabalhe com cupom de desconto, kits de promoção, descontos progressivos… seja criativo e venda ainda mais!

Leia mais: Qual a melhor estratégia de preço para sua loja virtual? Descubra aqui!

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6 – Confira se a estrutura está correta

A verdade é que você não deveria arrancar os cabelos e ficar nervoso na hora de tirar férias. Com um negócio estruturado da forma correta, você realmente só vai precisar de ajustes básicos para que ele consiga rodar sem você por alguns dias.

É por isso que é tão importante construir e manter próprio negócio da forma correta, permitindo que ele cresça saudável.

No livro “Crie seu Mercado no Mundo Digital”, escrito pelo Bruno de Oliveira, ele mostra exatamente como fazer isso. Assim, você pode analisar o seu negócio e se preparar da forma correta para não ter nenhum imprevisto quando não estiver por perto..

O Bruno começou com apenas 16 anos no Mercado Digital e, desde então viveu, aprendeu e passou por muita coisa nesse meio.

Aprenda com ele e tenha acesso ao método que já transformou mais de 13 mil negócios ao redor do país.

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