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5 Perguntas para descobrir qual produto vender na internet

Se você quer montar uma operação de comércio eletrônico e ainda não conseguiu definir qual produto vender na internet, saiba que isso é muito comum entre os empreendedores.

Por se tratar de uma decisão importante, muita gente fica um pouco confusa (e insegura) no momento de decidir em qual mercado atuar.

Se esse é o seu caso, confira abaixo 5 perguntas simples e objetivas que certamente ajudarão você a refletir melhor sobre o assunto:

1 – Qual problema você resolve?

Um negócio de sucesso não vende produtos ou serviços, ele vende soluções para problemas que as pessoas têm.

Dito isso, o seu primeiro passo para definir o que vender na internet é justamente focar em um problema que determinado grupo de pessoas tenha… Com o seu produto, resolva-o da forma mais eficiente possível.

2 – Existe demanda?

Depois disso, vamos à questão da demanda: não adianta começar uma loja virtual se ninguém comprará dela, certo?

Para saber um pouco mais sobre isso, você pode acessar ferramentas como o Google Keyword Planner, que vai ajudar você a descobrir qual o volume de buscas de cada termo pesquisado no Google.

Pesquise pelas palavras-chave relacionadas ao seu nicho, confira o quanto as pessoas se interessam por ele e aproveite para checar se há sazonalidade.

Além disso, você também pode começar a estudar a concorrência. Muitas lojas vendem o mesmo produto que o seu? Isso não é necessariamente uma coisa ruim, pois indica que existe muita procura nesse segmento.

É o caso dos acessórios masculinos, por exemplo.

Leia mais: Nicho de mercado: o guia completo para escolher o seu

3 – Você já conhece os seus clientes?

Verificada a questão da demanda, é hora de estudar seus clientes e entender um pouco mais sobre como eles interagem com o mundo.

Você já conhece essas pessoas? Sabe quais são os valores e crenças delas? O que elas mais gostam de fazer? Onde trabalham?

Se você já está nesse estágio, chegou a hora de fazer um estudo completo sobre a sua persona, que é um dos temas mais complexos e interessantes do marketing digital.

Para isso, recomendamos que você leia esse outro artigo, que é um guia completo para definir sua persona.

4 – Já estudou o produto?

No varejo, além de estudar o cliente e o mercado, você também precisa estudar o seu produto.

Diversas mercadorias, tais como camisetas e eletrônicos, por exemplo, não trazem dificuldade alguma ao empreendedor, pois possuem uma logística bastante facilitada.

Por outro lado, alguns produtos podem ser frágeis, perecíveis, volumosos etc. É importante notar se isso não inviabilizará a sua operação.

5 – Está sendo específico o bastante?

Se você quer montar um pequeno negócio lucrativo, jamais tente vender tudo para todos.

Em vez disso, aposte no foco como o seu principal aliado. Por exemplo:

Se você quer vender produtos para emagrecimento, tanto idosos quanto praticantes de musculação podem se interessar pelo tema… Ao tentar atingir ambos os públicos, sua comunicação pode ficar confusa a ponto de não impactar ninguém.

Foque em um nicho e especialize-se nele!

***
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