Um dos maiores desafios para qualquer loja virtual é de COMO ATRAIR CLIENTES! Se você tiver dinheiro a vontade para investir em mídia, isso não é um problema, agora se você quer crescer on-line, com uma verba justa, sabe que seus cliques são preciosos e que você precisa investir no lugar certo e de maneira estratégica.
Como vimos em posts anteriores, existem várias Estratégias de Marketing Digital, e diversas maneiras de aplicar cada uma delas.
Hoje, porém, resolvi dar uma atenção especial as Mídias Sociais, e a BOLA DA VEZ é o Facebook e suas principais estratégias para fazer o seu e-commerce!
O Facebook cada vez mais vem conquistando espaço no planejamento de marketing das lojas virtuais, e se mostra um ótimo aliado no relacionamento com o cliente e no posicionamento da marca, sem contar é claro, que atrai muitos consumidores qualificados com os posts de produtos, conteúdo e informação.
Mas não basta apenas querer vender! A venda deve ser um resultado de uma interação que tenta aumentar as vendas, mas também cativar e fidelizar clientes. Por isso é preciso agregar valor, passar um conteúdo de relevância.
Antes de vermos as sete estratégias, existem coisas que sabemos, mas que é sempre bom serem lembradas. Para conseguir extrair o máximo de resultados destas e obter bons resultados com Facebook, ou qualquer outra mídia social, é importante que você saiba EXATAMENTE com quem esta se comunicando.
Por exemplo, se você possui uma loja virtual de roupas para Bebê, a sua Fan Page deve falar a “língua das mamães”, seu principal público em potencial. Você deve se preocupar em planejar, para que o conteúdo seja adequado e interessante para esse público.
Já estivemos falando antes sobre Persona e identificação do público alvo no post 17 – CONTEÚDO ESTRATÉGICO PARA E-COMMERCE – PARTE II, se você tem dúvidas, acho que nesse momento vale a pena rever a vídeo aula e definir de maneira correta essa etapa.
Dessa maneira você identifica o seu público e pode transforma a sua Fan Page em um PONTO DE CONEXÃO entre ele e a sua empresa. Nela, ele encontrará um canal fácil e rápido para ver informações relevantes, novidades, sanar dúvidas e interagir. Ele pode SER OUVIDO e seu e-commerce deixa ser apenas um site de vendas e passe a se tornar, uma Organização HUMANA, feita de gente como agente…
Muitas lojas virtuais, quando criam suas fan pages, fazem 10 postagens por dia, sete vezes por semana. Uma pra dizer Bom dia, uma para dizer Boa tarde, e por ai vai…
Com o passar do tempo, se você não tiver um planejamento e uma frequência a ser seguida, é natural que cada vez você tenha menos postagens, até que chega um dia que a fan Page acaba no esquecimento.
Aqui não importa o número de postagens e sim a qualidade das mesmas.
Você pode eleger um dia da semana para cada assunto e repetir essa sequência nas demais semanas. Abaixo, trago um exemplo de aplicação prática, de uma agenda de postagens da nossa fan Page do e-commerce de roupas para bebê.
Segunda Feira: Dicas sobre alimentação do bebê e ofertas de produtos.
Terça Feira: Dicas para acalmar o bebê e ofertas de produtos
Quarta feira: Dicas de viagem com bebês e oferta de produtos
Quinta feira: Dicas para mamãe voltar à forma e oferta de produtos
Sexta feira: Post engraçado e oferta de produtos
Sábado: Dicas de programas em família e ofertas de produtos
Domingo: O melhor post da semana e oferta de produtos
Por isso é tão importante identificar seu público alvo e entender as suas necessidades e anseios. Com essas informações em mãos fica fácil definir um ou mais temas para cada dia da semana.
Essa segunda estratégia vem para complementar a primeira. Independente da quantidade, a chave para experiências satisfatórias e eficientes é a entrega de um conteúdo envolvente.
Imagine que você vai escrever um post para a Segunda Feira, onde fala da importância do período de Amamentação. Não diga apenas que a mãe deve “amamentar até os seis meses pelo menos…”, transforme essa mensagem em uma HISTÓRIA.
Humanize suas publicações de forma a que seu público se identifique, resolva um problema, ou pelo menos sinta emoção, rindo ou chorando, após ver a mesma.
Os seres humanos adoram ouvir uma história, ela transmite emoção e gera envolvimento.
Veja a diferença:
“A amamentação até os 06 meses de idade é extremamente importante para o bebê…” ou
“Olhei para o lado e ela estava sorrindo… Ainda eram seis da manhã, de uma manhã fria e chuvosa, mas aquele sorriso doce parecia que transmitia uma luz capaz de transformar o dia! Hoje, minha filha completava seis meses… E cada dia estava crescendo mais linda e forte… Como tem sido importante alimentá-la exclusivamente com meu leite materno!”
Ops… pausa para enxugar as lágrimas…
Uma ótima ideia aqui para produção de conteúdo é pedir para que os próprios clientes enviem suas histórias e suas fotos, dessa maneira haverá ainda mais envolvimento e o conteúdo será altamente enriquecido por essas contribuições! Nada como ver sua história sendo compartilhada e quem sabe ganhar um brinde ou um cupom de desconto para próxima compra, tem coisa melhor?
Ah, só pra finalizar, ao escrever seu conteúdo, não esqueça que UMA BOA IMAGEM é requisito básico para o sucesso de sua postagem.
Observe sempre o que seus principais concorrentes estão fazendo e quais as estratégias que eles utilizam para se destacar no Facebook.
Essa é uma boa estratégia quando vai além de uma simples olhadinha na fan page. Algumas ideias de como aproveitar bem as informações das fan pages de seus concorrentes, inclui:
– Que tipo de conteúdo seu concorrente está trabalhando em sua fan page para interagir com os fãs?
– Qual a quantidade de interações (curtir e comentários) que essas postagens recebem?
– Quantas pessoas estão falando sobre seu concorrente no Facebook?
– Qual foi o crescimento da fan page do concorrente com determinada Campanha?
Por meio do monitoramento da fan Page de seus concorrentes é possível se antecipar e se diferenciar perante seu publico alvo. Além disso, hoje já existem disponíveis, de FORMA GRATUITA, diversas ferramentas que analisam o desempenho de perfis em mídias sociais.
Veja a lista de algumas delas (Fonte: http://www.marketingimob.com/2013/05/7-ferramentas-gratuitas-para-monitorar.html):
LikeAlyzer
Ótima ferramenta para descobrir o tipo de postagem mais publicada pelo seu perfil e de seu concorrente.
WildFire
Analisa não apenas Facebook, mas também Twitter e Google+. É possível cadastrar alertas, comparar até três concorrentes e observar o gráfico de crescimento de popularidade dos perfis.
SocialBakers
Uma das ferramentas mais consagradas quando o assunto é monitoramento de desempenho de perfis em redes sociais. Descubra na versão gratuita a origem de seus seguidores, a evolução do número de seguidores e do engajamento gerado por seu perfil através da análise de “falando sobre isso”.
Fanpage Karma
Ótima ferramenta gratuita para identificar com facilidade os posts que mais geraram engajamento em seu perfil ou no do seu concorrente. Identifique também a frequência de postagem, os dias de semana preferidos para compartilhar conteúdo e o horário que mais gerou engajamento entre os fãs. Possibilita também identificar quais são os fãs mais engajados. Permite a comparação entre dois perfis. Gera relatórios em Excel com informações complementares.
SocialDon
Gera análises bem completas de perfis. O ponto negativo é que é necessário aguardar entre 24h/48h para ter acesso ao relatório
SocialNumbers
Não possui muitos recursos, mas destaca-se na ferramenta a possibilidade de realizar a previsão do tempo necessário para atingir determinado número de seguidores, além de também ilustrar o que significa o número de seguidores que o perfil possui relacionando com outros itens (quantos carros cheios seriam necessários para comportar todos os seguidores, por exemplo)
FanGager
Quer descobrir quem são os usuários mais engajados com a sua marca e de seus concorrentes? Esta ferramenta apresenta gratuitamente os 10 usuários que mais interagem com as páginas. O ponto negativo é que demora um pouco para você ter acesso ao relatório, onde você receberá um link avisando a disponibilidade em seu e-mail.
Existem vários estudos que apontam os melhores horários de postagens nas mídias sociais, em especial, o Facebook. Porém, depois de analisar vários deles, e perceber que apresentam resultados totalmente diferentes, sugiro que você realize testes e tire suas próprias conclusões.
O melhor horário para postagem vai depender, mais uma vez, de seu público alvo e seus hábitos gerais de comportamento. É preciso entender a rotina do seu público e analisar os resultados do Facebook Insights (https://www.facebook.com/insights/).
É indicado que você comece a realizar testes em diferentes dias e horários, para que você mesmo tire suas conclusões com base na realidade e hábitos de sua comunidade, e quando é que eles respondem melhor as postagens.
Não esqueça que, para isso, é possível deixar seus POSTS AGENDADOS, atribuindo conteúdos em diferentes momentos, que depois serão publicados automaticamente sem que você tenha que levantar às 6 da manhã para realizar essa tarefa.
Após algumas semanas de testes deixe tudo anotado em um arquivo ou uma planilha, para que você possa concluir como sua TRIBO interage e definir os melhores horários.
Quem não gosta de se sentir especial, único… No dia do meu aniversário esse ano, recebi uma ligação telefônica com a gravação de voz do Padre Reginaldo Manzotti, o qual faço parte da Associação Evangelizar é Preciso, me desejando felicidades…
Por mais que eu saiba que era uma gravação, aquilo me fez bem, eu senti que era lembrada!
Transferir essa ideia para o seu canal de facebook fará com que eles se sintam privilegiados. Por exemplo, antes de adicionar um produto ao site, faça um post especial falando sobre a sua chegada.
Não deixe também é claro de realizar promoções, ou oferecer brindes e cupons de desconto exclusivos para seus fãs. Dessa forma seus fãs vão ter a sensação de que fazem parte de um “clube de benefícios”.
Além disso, por meio dos anúncios, também é possível criar ofertas personalizadas de acordo com o perfil de cada cliente. Fica muito mais fácil converter a venda, se você criar um grupo de anúncios segmentado apenas para quem já curtiu sua fan Page e faz aniversário nesse mês, oferecendo um cupom de desconto ou um brinde exclusivo na hora da compra!
Quando o fã percebe que é lembrado, ele se sente importante e tende a comprar e indicar sua loja virtual a mais amigos e conhecidos.
Por mais esforços que você tenha em atender bem, pode ser que seu e-commerce sejam alvo de reclamações. E muitas vezes o canal mais utilizado para “botar a boca no trombone” é na fan Page da marca.
Por isso, é fundamental que você e sua equipe estejam preparados e deem a devida atenção ao fato. Não é interessante ignorar o acontecido, nem muito menos indicado ficar discutindo com o fã em público.
Tente agir rapidamente e de maneira educada, informando que a situação esta sendo analisada e que logo um responsável da empresa esta entrando em contato, via telefone, imbox ou e-mail para solucionar a questão.
Quando algum cliente ou seguidor de sua página fizer um comentário ou pergunta, não deixe de responder. É fundamental que a pessoa se sinta ouvida para voltar mais vezes à sua página e, potencialmente, comprar mais na sua loja.
Se mostrar para o cliente que se importa com sua opinião e nunca deixar nenhum comentário ou questionamento sem resposta, seus seguidores vão se sentir ouvidos e por consequência comprar mais!
Apenas não se esqueça de realmente apurar e levar a solução ao problema daquele fã. A primeira vista pode parecer que aquele comentário prejudica a sua imagem, mas em um segundo momento, quando o problema é resolvido, o fã fica ainda mais satisfeito e veste a camisa da sua marca!
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A todo o momento, milhares de pessoas estão postando, curtindo e comentando, e é por isso que quando você cria uma postagem nem todas as pessoas que te seguem conseguem visualizá-la em seu feed. O facebook tenta entregar o conteúdo mais relevante de acordo com as suas interações e interesses demonstrados anteriormente.
Logo, para se destacar você pode, e DEVE, fazer uso de Anúncios pagos. O facebook oferece em sua plataforma de anúncios maneiras para você atingir clientes em potencial, por meio da hipersegmentação. Por exemplo, é possível você escolher o grupo, idade e até mesmo país de origem que a publicidade será destinada.
Fazendo uso correto da segmentação e dos interesses é possível que os cliques em seus anúncios, tenham um custo baixo, chegando a centavos.
Mas para conseguir obter esses resultados fora terá que aprender a anunciar de forma otimizada, o que requer um pouco mais de estudo, um bom Curso de Facebook Ads ou um bom profissional.
Mas com certeza, vale a pena! Faça um pequeno teste criando uma postagem com uma imagem que desperte curiosidade e que tenha a ver com o que você vende e então, use o recurso “IMPULSIONAR” para imprimi-la em muitos feeds!
Não se esqueça de voltar pra me contar quais foram os resultados, ok?
Opa, mas não eram 07 estratégias? Sim, eram para ser 07 mesmo, mas aqui entra o ponto chave de qualquer estratégia de Marketing: SURPREENDA!
Tente inovar e sempre ir além do que você promete a seus clientes. Pode ser algo bem estranho, ou aparentemente sem motivo, tipo: a décima pessoa que curtir essa postagem, ganha um brinde!
Com certeza ele vai ficar impressionado e vai ter uma experiência que não esquecerá tão cedo e ainda vai contar para muitas outras pessoas (potenciais novos fãs ou clientes).
E para surpreender você que me acompanha e enriquecer ainda mais esse texto sobre estratégias para bombar seu e-commerce usando Facebook, conversei com meu amigo Ramon Tessmann, que é uma das pessoas que mais entende de Facebook Marketing no Brasil, e ele disponibilizou quatro vídeos com DICAS MATADORAS para usar juntamente com as outras 07 estratégias desse post!
Espero mesmo que o texto tenha sido útil e que você consiga muitos fãs e novos clientes usando essas estratégias!
Ah, e não deixe de deixar suas opiniões e contribuições no comentários, são elas que enriquecem o conteúdo do blog.
Um grande abraço e Sucesso!
Como achar clientes nos grupos do Facebook
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