Esta é segunda parte da série de artigos sobre estratégias de Marketing Digital.
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No Marketing Digital, assim como no Marketing tradicional, é necessário pensar e focar em seu público alvo com persistência. Abaixo trago mais algumas estratégias de Marketing Digital que podem ajudá-los a definir suas ações de marketing, avaliá-las e assim, conquistar seus prospectos! Vamos para segunda parte da Saga?
ESTRATÉGIA DE MARKETING DIGITAL 04: MARKETING DE CONTEÚDO
Na estratégia 04, Marketing de Conteúdo, uma empresa ou loja virtual se preocupa, de maneira estratégica e planejada, em entregar continuamente informações valiosas para seus potenciais clientes, que se sentem seguros e confiantes após isso, e acabando nos retribuindo com a compra de seus produtos ou serviços.
Basicamente, deve-se criar e distribuir um conteúdo único e relevante para seu público alvo, de forma a conquistá-los e engajá-los, e na sequência conseguir fazer negócios com ele.
É muito comum, os consumidores de hoje, antes de realizar uma compra de um produto, seja numa loja física ou virtual, irem primeiro até a Internet pesquisar. E quando você tem a informação que ele procura você tem a grande chance de reter esse consumidor e se destacar perante seus concorrentes.
Existem vários canais em que o Marketing de Conteúdo pode ser aplicado, de forma a convencer seus clientes e gerar credibilidade a sua marca. O primeiro deles, e um dos mais importantes, é a criação e manutenção de um Blog. Ter um blog de seu e-commerce é uma das maneiras mais rápidas e fáceis de criar e gerenciar conteúdos de qualidade, os quais poderão ser indexados nas buscas do Google e contribuir também para uma melhora na sua estratégia de SEO.
Meu amigo Henrique Carvalho do Viver de Blog, mais uma vez, escreveu um brilhante conteúdo sobre esse assunto e montou um Infográfico que resume várias maneiras de se aplicar essa estratégia.
Veja o texto e o Infográfico completo em: http://viverdeblog.com/marketing-de-conteudo/
Social Commerce ou Comércio Social, nada mais é do que a integração de sua loja virtual ou e-commerce com diversas mídias sociais, de forma que aja uma maior interação entre os lojistas e seus consumidores, aumentando o contato pessoal. Dessa maneira é possível criar e manter um ótimo canal de relacionamento entre ambas as partes.
Representa uma ótima e promissora estratégia de marketing, sendo que a tendência é que este mercado movimente até 30 bilhões de dólares no ano de 2015 no mundo, segundo uma pesquisa realizada pela Booz & Company no ano de 2010.
Existem muitas mídias sociais, além dos já conhecidos Facebook e Twitter. Exemplos de outras mídias com grande potencial são o Google+, Instagram, o Pinterest e o LinkedIn.
O mais importante aqui é não sair criando dezenas de perfis nessas redes, é analisar quais delas são mais utilizadas por seu público alvo e criar uma estratégia de ação para ampliar seus contatos ou número de possíveis clientes.
ESTRATÉGIA DE MARKETING DIGITAL 06: COMPARADORES DE PREÇOS
No e-commerce, os comparadores de preço, se mostram uma ferramenta eficiente, sendo responsável por direcionar os consumidores a produtos de seu interesse, apresentando diversas lojas virtuais onde os preços de seus produtos são comparados, permitindo que o cliente escolha qual das lojas virtuais lhe oferece melhores condições.
Estar presente em um comparador de preço traz uma autoridade ou referência para a loja virtual cadastrada. Clientes em potencial confiam e acreditam mais em sites de venda on-line exibidos por sites comparadores do que em lojas virtuais sem nenhum tipo de referência, segundo estudos.
Vendo pelo lado do e-consumidor, os comparadores oferecem não apenas diferentes preços, mas completas descrições de produtos, opinião e avaliação dos compradores, formas de pagamento, endereço e contato das principais lojas virtuais do Brasil, ou seja, informações mais do que suficientes para que seja feita uma análise completa sobre as melhores condições de compra.
A imagem abaixo nos apresenta os principais comparadores de preço, ou seja, os mais populares entre lojistas e consumidores:
Recentemente eu escrevi um artigo no blog, explorando mais detalhes sobre a estratégia citada acima, para ver a versão completa acesse:
https://ecommercedesucesso.com.br/08-como-usar-a-pesquisa-de-precos-em-comparadores-a-seu-favor-guia-completo/
ESTRATÉGIA DE MARKETING DIGITAL 07: MARKETPLACES
O Marketplace ou e-marketplace, é um novo modelo de negócios online, podendo ser divididos por nichos específicos ou envolver uma grande plataforma, que funcionam como um shopping no ambiente físico.
Resumidamente, é um site um site onde produtos e serviços de vários vendedores são ofertados e até comercializados.
Nos Estados Unidos já uma estratégia consolidada e tem como principal referência a Amazon, gigante do comércio eletrônico americano.
Segundo informações do E-bit, no ano de 2012, as vendas em marketplaces chegaram a de 6,5 bilhões em vendas, ou seja, 29% do total de compras virtuais neste mesmo ano.
Se você está iniciando suas vendas online e esta com dificuldades em montar seu próprio e-commerce ou pretende expandir seus canais de venda com baixo investimento, a estratégia de marketplace é uma boa opção.
Mas lembre-se que é muito importante escolher bem o seu shopping parceiro, analisar se o perfil do mesmo se encaixa com o de seu público alvo e sempre se manter atento às questões de atendimento ao consumidor, estoque, logística e divulgação da loja. Pois essas são políticas individuais de cada loja vendedora, não fazendo parte das responsabilidades do marketplace.
No primeiro post dessa série vimos três estratégias: SEO, PPC e E-mail Marketing. Agora apresentamos mais quatro, mas antes de escolher uma delas é preciso identificar o resultado que você espera. Assim você terá a direção de toda a sua estratégia de Marketing Digital.
Não percam o último post…
Você tem algo a complementar, ou gostaria de acrescentar mais algum item importante a essa lista de estratégias de Marketing Digital? Por favor, deixe uma mensagem aqui embaixo.
Sucesso!
Até a próxima…
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