Se você pretende empreende no Ecommerce, sua decisão é bastante lúcida e inteligente. Além de estar crescendo em um ritmo acelerado, o comércio eletrônico ainda oferece diversas vantagens e facilidades tanto para clientes quanto para os empreendedores que se aventuram pelo mercado.
Duvida? Então confira a lista abaixo:
As 10 grandes vantagens do Ecommerce
Se você vai montar um pequeno negócio local, precisará arcar com a burocracia, comprar móveis, fazer reformas, contratar equipe, pagar aluguel etc.
Além do custo inicial menor, atuar no Ecommerce permite que você tenha um custo operacional igualmente mais baixo. Isso acontece porque, ao vender pela internet, seus custos geralmente serão menores em relação ao estoque, comissão de vendedores, equipe reduzida, entre outros fatores.
Outra enorme vantagem do Ecommerce é o fato de ele poder ser acessado de qualquer lugar por um cliente. Se uma pessoa está em casa assistindo TV e vendo as novidades do Facebook, ela pode se deparar com um anúncio e comprar de você em poucos minutos.
Isso é impensável no varejo físico, que geralmente toma horas do consumidor sempre que ele decide comprar alguma coisa.
Leia mais: Como vender na internet: atraindo o seu primeiro cliente
Diferentemente do que acontece com um outdoor, por exemplo, os resultados das campanhas de marketing digital podem ser medidos e estudados. Usando plataformas como o Google Analytics ou o próprio Facebook Ads, você consegue saber quais anúncios estão gerando mais visitas para o seu site, quais convertem mais, quantas pessoas estão chegando organicamente na loja e todas as informações necessárias para saber se suas estratégias estão sendo efetivas.
Estudando suas métricas, você tem a chance de vender mais e otimizar seus resultados, economizando bastante dinheiro com isso.
Quem atua no Ecommerce também conta com um maior conforto em relação aos empresários que apostam em lojas físicas. Com uma operação voltada ao online, muitas vezes o negócio é tocado da própria casa do empreendedor.
Especialmente para quem vive nas grandes cidades do Brasil, evitar os engarrafamentos e ter mais tempo para investir no seu negócios são fatores muito importantes. Sua qualidade de vida aumenta, assim como sua produtividade.
Com um custo operacional menor, o comércio eletrônico consegue chegar em um preço final mais baixo para o consumidor. Além disso, a maioria das lojas virtuais trabalham com sistemas que oferecem condições e formas de pagamento muito atrativas para o mercado.
Assim sendo, não é surpresa que cada vez mais brasileiros escolham a internet como o seu principal canal de compras.
Maior variedade de produtos é sinônimo de mais vendas. Vendendo com estoque sob demanda, em parceria com seus fornecedores, muitas vezes o empreendedor do Ecommerce consegue tirar grande vantagem do número de produtos oferecidos.
Tudo consiste em uma lógica simples: se você não precisa manter seus produtos em estoque, mais e mais itens tendem a ser oferecidos ao público. Fez a venda? Solicite o produto ao fornecedor. Funciona de forma bem simples — a lógica é totalmente baseada no conceito de Cauda Longa.
Uma vez na internet, é muito fácil estudar concorrentes e consumidores. Você pode detectar os resultados da concorrência, seus produtos mais vendidos, as perguntas mais frequentes entre os consumidores, seus hábitos etc.
Se não sabe muito bem como fazer isso, leia o nosso post sobre as 33 ferramentas gratuitas que farão o seu Ecommerce crescer!
O poder de alcance de um negócio físico é, geralmente, municipal ou regional. Sendo assim, podemos concluir que outra grande vantagem do Ecommerce está no fato de as lojas virtuais atingirem consumidores do país inteiro.
Em vez de vender somente para a sua cidade, no comércio eletrônico não há restrição geográfica. Você faz negócio com todo o Brasil, um país com mais de 200 milhões de habitantes.
Quando queremos montar um negócio, queremos pra ontem. Quanto antes pudermos “colocar a mão na massa”, melhor. O problema é que, em negócios físicos, existem questões burocráticas, reformas a serem feitas, empréstimos, compras de móveis, obras e uma série de empecilhos.
Quem aposta no Ecommerce, por outro lado, pode estruturar o seu negócio em poucas semanas. Basta ter um computador com acesso à internet e uma estratégia bem definida para dar seus primeiros passos no mundo digital.
Dentre as grandes vantagens do Ecommerce, a ampla disponibilidade é uma das que mais chamam a atenção. Diferentemente de uma loja física, que tem hora para abrir e para fechar, uma loja virtual está disponível 24 horas por dia e 7 dias por semana.
Com isso, você deixa o seu site no ar, as campanhas de marketing rodando e pronto: as compras serão feitas até quando você estiver dormindo!
Agora que você já descobriu quais são as 10 grandes vantagens do Ecommerce para o empreendedor, que tal dar o play no vídeo abaixo e aprender a criar seu negócio do zero?
O conteúdo é apresentado por Bruno de Oliveira, o maior especialista brasileiro em Ecommerce:
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