Se você está com o orçamento apertado e mesmo assim precisa dar um jeito de encontrar alternativas que façam o seu negócio crescer, talvez se depare com algumas boas respostas em nosso texto de hoje!
Apesar de diversos recursos serem encontrados somente em versões pagas, ainda existem excelentes ferramentas gratuitas para Ecommerce no mercado.
Separamos 10 delas para você:
Se você precisa criar peças visuais — como banners e capas para Facebook — e não tem a mínima noção sobre como funciona o Photoshop, o Canva pode ajudar.
Com navegação fácil e intuitiva, o programa costuma ser bastante elogiado pelos usuários.
O SimilarWeb funciona mais ou menos como um espião: ele ajuda você a acompanhar métricas dos seus concorrentes e estudar a audiência deles.
Fazendo isso você poderá descobrir, por exemplo, quais estratégias seus concorrentes estão utilizando para gerar tráfego e de quais canais esse tráfego está vindo.
Para quem se preocupa com SEO (Search Engine Optimization), o Open Site Explorer dá uma força e tanto: ele mostra ao empreendedor todos os sites que possuem links diretos para a sua loja ou para os sites da concorrência.
O ManyContacts ajuda você a conseguir mais leads.
Além das popups que geralmente são utilizadas pelos ecommerces, o recurso disponibiliza também um pequeno formulário minimizável que fica à disposição do cliente que quiser preenchê-lo para receber ofertas promocionais.
Depois de fazer o cadastro gratuito, você receberá um código para colocar no site. O ManyContacts pode ser integrado com diversos serviços de e-mail marketing (como o Mailchimp, por exemplo).
Leia mais: Email marketing para ecommerce: você está fazendo isso certo?
Se você está sofrendo com a questão do “peso” das imagens no site da sua loja virtual, pode usar o Tinypng para converter arquivos e deixá-los mais leves.
Ao contrário de algumas ferramentas concorrentes, o Tinypng funciona normalmente com imagens jpg.
Se você quer investir em uma estratégia séria de SEO, não tem outro jeito: é preciso monitorar as palavras-chave estratégicas do seu negócio.
O SEO Monitor permite que o empreendedor visualize suas posições no Google para dezenas de palavras-chave diferentes… O mesmo pode ser feito em relação à concorrência.
Essa ferramenta gratuita do Google vai medir rapidamente se o seu site tem ou não capacidade de receber usuários mobile (aqueles que acessam a internet por um tablet, smartphone ou outro dispositivo móvel).
Lembrando que, atualmente, não ter um site responsivo (pronto para receber esse tipo de usuário) é sinônimo de perder muitos pontos com o Google em termos de SEO.
O Analytics provavelmente é a ferramenta mais importante da lista. Através dele você mapeia as origens do seu tráfego, monitora quantidade de visitas, enxerga o comportamento dos usuários no funil de vendas, consegue ver de quais regiões eles estão vindo etc.
Se a sua loja virtual ainda não é integrada com o Google Analytics, faça essa integração o mais rápido possível e comece a estudar a ferramenta!
Essa é uma ferramenta gratuita para ecommerce que vai dar a você dados interessantes sobre o usuário que está visitando a sua loja.
Com uma base de mais de 100 mil sites parceiros, a Navegg Ecommerce consegue fornecer ao empreendedor informações relevantes sobre cada usuário — a plataforma informa sobre sites visitados anteriormente, produtos visualizados, poder de influência de cada rede social sobre sua decisão de compra etc.
Por último, trazemos o Cyfe, uma plataforma de grande valia para quem quer juntar todas as métricas do negócio em um lugar só.
Através desse recurso você consegue estudar informações de plataformas como Facebook, Twitter, Google Adwords e Mailchimp de maneira uniformizada e em um mesmo local. A versão gratuita do serviço dura 30 dias.
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Quais dessas ferramentas gratuitas para ecommerce podem ser úteis de verdade para você? Deixe um comentário abaixo nos contando um pouco sobre isso, adoraremos saber qual é a sua opinião!
Quer continuar aprendendo? Então dê logo o play no vídeo abaixo!
Nele, Bruno de Oliveira, o maior especialista brasileiro em ecommerce, ensina sobre como lidar com trocas e devoluções em sua loja virtual:
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