Devido as várias estratégias de Marketing Digital que podemos utilizar, esse post será dividido em três partes, sendo esta a primeira. Se desejar ser informado das próximas partes, por favor: Cadastre-se.
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Esses dias atrás, estava lendo algumas postagens de um grupo o qual faço parte no Facebook, e uma delas em especial, me chamou a atenção:
Logo após ler esse post, pensei em como poderia ajudar esse meu colega e vários outros empreendedores, que analisaram seu mercado e decidiram vender seus produtos on-line!
É meus amigos, não basta ter um e-commerce, você tem que ter acessos, fluxo de visitantes. E não é qualquer visitante, tem que ser um público selecionado, interessado naquilo que sua empresa e sua marca estão oferecendo. É nesse ponto, que o Marketing Digital entra em cena.
Existem várias formas de conseguir esse tráfego qualificado para seu site, seja por meio de técnicas SEO, PPC (anúncios em links patrocinados), investimentos em mídias sociais, e-mail marketing, comparadores de preço, marketplaces, anúncios em blogs ou portais, entre várias outras maneiras.
Sendo assim, vou passar uma visão geral de cada uma dessas estratégias de marketing, de forma que você e sua equipe possam escolher quais dessas opções serão suas aliadas na captação de novos visitantes, potenciais clientes.
Nessa técnica são aplicadas um conjunto de estratégias com o objetivo de melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados naturais (orgânicos – não pagos) nos sites de busca, em particular, o Google.
Trazem ótimos resultados em termos de conversão, mas é uma estratégia demorada e mais complexa, pode levar até seis meses, para melhorar o rankeamento.
Recentemente, em setembro passado, o Google teve seu algoritmo de buscas novamente atualizado para a versão, batizada Hummingbird (ou Beija Flor). Essa foi desenvolvida para interpretar melhor as buscas, de forma a ajudar as pessoas a encontrar o conteúdo que desejam facilmente.
Após essa última atualização, além de técnicas, o mais importante em sua estratégia SEO é você criar um conteúdo único e de qualidade, simples assim.
Cada uma dessas estratégias de Marketing merece um ou mais posts para abordar mais detalhadamente seu conteúdo e aos poucos, estarei escrevendo sobre cada um deles.
Porém, enquanto isso gostaria de referenciar meu amigo Felipe Pereira, que escreveu um e-book muito interessante explorando esse assunto, mostrando 16 erros que impedem seu site de estar na primeira página do Google.
Vale a pena conferir: http://www.digai.com.br/2013/08/e-book-gratis-mostra-erros-que-impedem-site-de-estar-na-pagina-1-do-google/
As campanhas PPC podem trazer resultados mais rápidos, a um custo relativamente baixo por prospecto, entretanto, precisam ser bem planejadas.
No caso do Google Adwords, uma das ferramentas PPC mais utilizadas, quando uma pessoa pesquisa no buscador Google por palavras-chave associadas ao seu negócio, o seu site aparecerá na seção de “Links Patrocinados” ou anúncios. Dependendo de alguns fatores, seu anuncio poderá aparecer na parte superior, como anúncio em destaque, ou no lado direito da tela de resultados da pesquisa. Sendo assim, existe uma grande chance dos clientes ou pessoas que pesquisam por seus serviços ou produtos, encontrarem facilmente sua loja virtual, e ao clicarem em seu anúncio, serão enviadas ao seu site.
Cada vez que um potencial cliente clica em um de seus anúncios, você terá custos, porém, esse custo tem uma grande chance de se converter em uma venda de seu e-commerce.
Aparentemente montar campanhas no Google Adwords parece ser uma tarefa fácil, onde “qualquer pessoa” pode comprar palavras-chave e conduzir grandes volumes de tráfego para o seu site. Mas se essa pessoa abandonar o seu site logo após ter entrado, por algum motivo, você pode acabar perdendo muito dinheiro (sendo que os anúncios são pagos por cada clique).
O ideal nesse caso é você contratar uma agência ou um profissional especializado para cuidar de todas as etapas, desde a criação, a gestão e acompanhamento dos resultados de todas as suas campanhas PPC.
Sem sombra de dúvidas, o e-mail marketing ou mala direta é uma das ferramentas mais expressivas, de grande potencial de comunicação e de maior taxa de conversão.
Email Marketing funciona, mas é importante que alguns princípios básicos sejam seguidos. Veja abaixo uma lista, de maneira resumida, de 10 dicas para extrair os melhores resultados dessa ferramenta:
(Fonte: Revista Locaweb – edição 32 – http://issuu.com/locaweb/docs/pdfslocaweb32)
1 – Seja honesto com o seu destinatário;
2 – Respeite o código de regulamentação, (http://www.capem.org.br), para a prática de e-mail marketing;
3 – Tenha em mente os desejos e necessidades de seu público alvo;
4 – Priorize as informações mais importantes;
5 – Pense na aparência da mensagem: Use fotos e layouts bonitos e atrativos;
6 – Evite palavras que geram classificação de spam;
7 – Use uma plataforma adequada;
8 – Monitore e analise seus resultados;
9 – Tenha sua própria base de e-mails. Evite a compra de bases prontas de e-mails, por que além de poder ser penalizado pela prática e spam, os resultados em termos de aberturas e conversões para esse tipo de lista é muito pequeno;
10 – Não se acomode: Procure sempre inovar e melhorar suas campanhas.
– Não se esqueça de oferecer ofertas exclusivas para assinantes de sua mala direta, com facilidade de pagamento e mais algum diferencial competitivo, como o Frete Grátis ou um Brinde para compras realizadas através dessas mensagens.
– Reenviar a mesma campanha de e-mail marketing mudando o Assunto é uma estratégia pouco aplicada. Com o assunto ligeiramente modificado, entenderão que é uma nova campanha e, assim, é possível dobrar os resultados. Reenvie a campanha entre 24 a 48 horas, após o primeiro envio!
Nos próximo post, a parte 2 da série, apresentaremos mais quatro estratégias de Marketing Digital: Marketing de Conteúdo, Social Commerce ou Mídias Sociais, Comparadores de preços e Marketeplaces.
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