Você que esta lendo isso agora, pode estar numa situação semelhante. Acompanhe o meu raciocínio…
“As vendas online lhes foram apresentadas como uma ótima oportunidade de negócio.”
Essa informação é verdadeira e os números do 28º Relatório Webshoppers da e-bit (http://www.ebitempresa.com.br) comprovam isso.
Em 2012 foram mais 42 milhões de pessoas comprando on-line, e a expectativa para 2013 é que esse número alcance 51 milhões, até o final do ano.
Com essa informação valiosa em mãos, você montou seu plano de negócios, analisando seu mercado potencial e investimento necessário. Para isso, você dedicou infinitas horas de seu tempo e de sua juventude, perdendo inúmeros fios de cabelo.
Após muitas análises, escolhida a plataforma, veio um período de trabalho e sofrimento: desenvolvimento do layout do site, cadastro dos produtos, gestão de conteúdo, controle de estoque, produção e gerenciamento de imagens, banners, contratação de serviços financeiros, estudo de logística e entregas e definição de estratégia de marketing digital…
Lá se foram outros fios de cabelo, quem sabe uma nova gastrite… E após período de dedicação e anseios, com o site redondo e no ar, você pensou: “Pronto, agora esta tudo resolvido, vou ganhar muito dinheiro…”.
O sucesso de um e-commerce depende de um conjunto de estratégias e esforços. Preços competitivos, bom layout e boa apresentação das informações, não são mais suficientes para isso.
É ai que o frete entra, e se torna um item de decisão de compra, já que também forma parte da experiência de compra do cliente em sua loja virtual.
Vários estudos mostram que os custos de frete, são uma das principais razões de abandono de carrinhos de compra. Fazendo com que o cliente em potencial busque um concorrente seu, onde o valor final (Preço+Frete) seja inferior ao praticado pelo seu e-commerce.
Recorrendo novamente ao último Relatório Webshoppers, este nos mostra que a política de frete grátis é amplamente motivadora para a decisão de compra do consumidor virtual.
Adotar a política do frete grátis, sem nenhum controle de custos, pode resultar em um alto gasto com a entrega gratuita inviabilizando a operação de venda online.
Como em uma empresa física, é necessário avaliar e fazer as contas. Para definir se é possível absorver os custos do frete grátis sem prejuízos, é necessário avaliar qual a margem de lucro de cada produto.
Além disso, analise bem os tipos de produtos de seu e-commerce, seu peso e suas dimensões também devem ser considerados, pois eles impactam diretamente no custo de frete. Quanto maior o produto, maior o custo a ser absorvido.
Veja abaixo sete dicas para tentar absorver os custos de frete e ainda ser competitivo.
Assim, seu cliente paga menos, fica satisfeito e você vai ganhar muito dinheiro!
1. Frete Gratuito acima de um determinado valor de compra: Se você fez as contas e viu que Frete grátis para todo o site é inviável, comece devagar e ofereça envio gratuito a partir de certo valor. Dessa maneira você incentiva seus clientes a incluir “mais alguma coisinha”, aumentando o ticket médio de venda e diminuindo a taxa de abandono do carrinho.
2. Frete Gratuito para algumas cidades ou regiões: De maneira similar a dica 01, assuma os custos ou parte dos custos de envio as quais estão próximas a sua matriz de envio, as quais você conhece bem esse custo.
3. Frete Gratuito para alguns produtos: Escolha alguns produtos chaves e que auxiliam na venda de outros para terem entrega gratuita em todo o território nacional. No mesmo caso do ticket médio, você deverá verificar se o valor do produto cobre esse custo de frete.
4 – Frete Gratuito para retirada na loja física: Se você possui uma rede de lojas físicas, as quais existem um envio periódico de mercadorias, nada melhor, do que oferecer ao cliente a possibilidade de que o mesmo retire o produto na sua loja física ou showroom, economizando o custo do frete. Além de você economizar com o custo de frete e deixar o cliente satisfeito, uma vez que o cliente esteja em sua loja, existe a possibilidade de que ele também realize mais compras.
5 – Deixe que o cliente escolha: Deixe bem claras e visíveis as formas e prazos de entrega. Por exemplo, se sua loja trabalha com Correios nas modalidades PAC, SEDEX e E-SEDEX, mostre sempre as 03 opções, deixando a critério de o cliente escolher qual a melhor opção em relação a custo e prazo. Segundo estudos, em mais de 60% dos casos, mesmo que você ofereça FRETE GRÁTIS para PAC, os clientes acabam optando pelo pagamento do valor de frete, escolhendo a segunda ou terceira opção, porém, recebendo o produto em um prazo menor.
DICA EXTRA: Para dar um “empurrãozinho” a mais na hora da escolha, aumente o tempo de entrega do frete grátis. Por exemplo, adicione em dois dias úteis o prazo fornecido pelos Correios para PAC, na maioria dos casos, o usuário prefere pagar para receber o produto mais rapidamente.
6 – Verifique o que sua concorrência esta praticando: De tempos em tempos, visite seus principais sites concorrentes e analise suas estratégias e preços praticados, de forma a se manter competitivo. Em se tratando de Internet, a comparação de preços esta apenas a um clique de distância.
7 – Gratuito por um tempo limitado: Essa é uma boa alternativa, que traz custos menores e pode contribuir para gerar vendas em períodos de baixa demanda.
O serviço de entrega dos Correios tem se mostrado uma opção barata, confiável e eficiente para a grande maioria dos lojistas virtuais. Por isso é importante entender os limites de dimensões para aceitação de postagens das Encomendas.
A tabela abaixo, extraída do blog dos Correios (http://blog.correios.com.br/comercioeletronico/?p=263), mostras as dimensões atualmente aceitas:
O limite de peso absoluto é de 30 Kg, com exceção do SEDEX Hoje, que tem limite de 10 Kg. A depender das dimensões da encomenda, o peso cúbico poderá chegar a 40 kg. O excedente ao peso absoluto será cobrado como quilo adicional.
Para entender como o peso cúbico é obtido, veja a imagem a seguir:
Se o peso cúbico da encomenda for menor ou igual a 5 kg, será atribuído o peso físico (ou real). Para encomendas com peso cúbico maior que 5 kg, valerá o maior resultado após a comparação dos resultados entre o peso físico (kg) e o peso cúbico (C x L x A)/6.000. Então, sendo um pacote de 5,5 kg de peso físico, com as dimensões 70x60x10/6.000 que resultam um peso cúbico de 7 kg, o peso considerado para precificação será o cúbico, de 7 kg. Para o caso do peso cúbico ultrapassar o limite de 30 kg será cobrado valor adicional.
Para maiores informações acesse: http://blog.correios.com.br/
Não se esqueça de destacar os seus valores de frete ou opções de frete grátis em um banner ou lugar de destaque de seu site.
Esteja sempre revendo seus custos, analisando sua concorrência e a atitude de seus clientes para que possa oferecer o valor mais adequado para cada período ou produto.
Dessa forma, mais e-consumidores vão se sentir motivados a sair de sua loja virtual com os carrinhos cheios e você vai ganhar muito dinheiro…
E ai, gostou das dicas?
Você acha que será possível utilizá-las em seu e-commerce, de modo a ter o valor de frete como um diferencial competitivo que faça com que os usuários efetuem compras na sua loja virtual e não na de seu concorrente?
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Sucesso!
Até a próxima semana…
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