Já pensou em fazer lives para vender produtos? Se ainda não tinha pensado nisso, é melhor começar a ficar de olho nessa tendência de mercado que já movimenta bilhões ao redor do mundo: a live commerce.
No Brasil, a Americanas, do grupo B2W Marketplace, é a pioneira desse formato. Desde o dia 25 de junho, a empresa começou a fazer lives em formato de review, estratégia de venda que é conhecida internacionalmente pelo termo “Live Commerce”.
As lives são feitas para falar mais sobre os produtos que estão à venda no aplicativo da Americanas, apresentando-os ao vivo para os espectadores.
Durante as lives, a empresa oferece descontos exclusivos para todos os produtos apresentados. A ideia é que toda semana tenha uma live com produtos diferentes e apresentados por influenciadores daquele segmento.
Confira mais sobre a nova estratégia da Americanas para Vender Produtos e porquê essa iniciativa é uma ótima estratégia para o Ecommerce.
O Ecommerce tem crescido muito nos últimos meses e a tendência é que os consumidores comprem cada vez mais pela internet. Em paralelo, as lives que estão sendo feitas nas redes sociais aproximam cada vez mais as pessoas por meio da internet.
Então, por que não usar dessa ferramenta para vender produtos e aproximar uma marca do público?
A Americanas se aproveitou disso e usou um formato de vídeo muito interessante: os reviews.
Os reviews nada mais são do que pessoas comuns ou influenciadores que mostram os produtos que compraram/ganharam e dão suas opiniões.
No Youtube, esse tipo de vídeo é muito procurado, porque é uma forma do consumidor saber mais sobre o produto antes de comprar.
Nas lives, a ideia é não só falar sobre o produto, mas também dar sugestões de uso.
Por exemplo, na live inicial com a Camila Coutinho – que é a curadora do projeto, CEO do site de moda Garotas Estúpidas e influenciadora com mais de 2,5 milhões de seguidores -, o tema foi maquiagem. Na live, ela indicou produtos, mostrou o modo de usar e apresentou tendências do segmento.
Nas próximas semanas, a Americanas fará novas lives com segmentos diferentes com influenciadores vários nichos.
Isso faz com que a empresa consiga alcançar personas bem direcionadas para vender produtos, uma vez que os apresentadores das lives possuem um público específico para aquele produto.
Ao fundir o Ecommerce com as lives, a Americanas tenta aproximar os consumidores de uma experiência pessoal, de modo a aumentar a confiança do cliente com o produto e aumentar as chances de vendas.
Isso acontece porque, mesmo que o consumidor estivesse em uma loja física, ele não teria tanta informação como nas lives. Presencialmente, ele conseguiria ter contato com o produto, fazer algumas perguntas para os vendedores, mas não teria informações sobre a experiência de outros usuários.
Paralelamente, essas lives aumentam o engajamento das redes sociais da Americanas, dando destaque para a empresa na internet.
Isso ajuda, de forma indireta, a aumentar o alcance da loja na internet… E tudo isso aumenta ainda mais as chances de vender produtos.
O Live Commerce é a junção de live – vídeos ao vivo – com o venda de produtos. A prática começou na China, quando grandes influenciadores chineses começaram a ser chamados para fazer reviews de produtos para as empresas.
Esse tipo de formato para mostrar produtos e lançamentos fez muito sucesso no país. Para se ter uma ideia, em poucos minutos, foram vendidos 15 mil frascos de perfume durante uma live feita pela Kim Kardashian e influenciadora chinesa Viya.
O Taobao – o maior site de comércio eletrônico do mundo e que pertence ao grupo Alibaba – fez um total de 15 milhões de dólares em vendas em 2018, por conta das Lives Commerce. Na época, 81 influenciadores apresentaram as lives para falar sobre os produtos que vendiam na plataforma.
O Live Commerce é uma estratégia que está começando no Brasil, mas os resultados que geraram internacionalmente já apontam esse formato como extremamente eficaz para conversão de vendas de produto.
Nos últimos tempos, a Americanas tem focado na conquista de mercado para brigar com seus concorrentes de marketplace.
Em contrapartida, os outros players do mercado também têm investido em estratégias de conquista de mercado e conscientização do público.
A Magalu tem apostado em ações de branding, anúncios de apoios aos lojistas durante o isolamento social e compra de empresas grandes no mercado, como Estante Virtual e Netshoes.
Todas essas estratégias, principalmente a compra de outros players, têm feito a Magalu bater de frente com os principais concorrentes e ganhado cada vez mais espaço no mercado.
Confira mais sobre a estratégia milionária da Magazine Luiza e como a empresa tem conseguido se destacar:
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