Última atualização em 9 de fevereiro de 2017 por Redacao Ecommerce de Sucesso
Se você está pensando em investir no varejo online, o Google tem ótimas notícias! A pedido da gigante americana, o Forrester Research varreu estatísticas do ecommerce mundial e fez algumas projeções animadoras.
O estudo diz, por exemplo, que as vendas pela internet devem dobrar até 2021. Se o levantamento estiver correto, o setor crescerá 70% até lá, tornando-se dono de uma fatia de 42% do total do varejo (só o ecommerce faturaria R$365 bilhões).
>> Participe da Semana do Ecommerce: Online e Gratuito
Ficou curioso para saber o que mais essa pesquisa indica? Então vamos lá!
1 – Maior confiança do consumidor = Mais gente comprando
Com a internet tornando-se um instrumento cada vez mais comum em nosso dia a dia, é natural que mais pessoas sintam-se confortáveis para comprar online.
O levantamento solicitado pelo Google indica que 27 milhões de pessoas devem experimentar sua primeira compra online nos próximos 5 anos — totalizando 67,4 milhões de consumidores online, ou 44% do total de internautas.
2 – Setores em destaque
Apesar dos muitos setores em alta, alguns deles devem crescer acima da média durante o período: artigos e roupas esportivas (17%), livros (17%) e roupas e beleza (15%).
Leia mais: Os 10 maiores mercados de ecommerce do brasil
3 – Vendas mobile
Outro número bastante interessante trazido pelo relatório é: atualmente, 30% dos usuários só podem ser alcançados via dispositivos móveis, já que não acessam a internet de nenhum outro lugar.
Além disso, até o ano de 2021, as vendas feitas via smartphones e outros dispositivos devem representar 41% do total (hoje esse número é de 19%).
4 – Foco no multicanal
Se você tem um negócio, não é muito inteligente apostar somente em vender via aplicativo, site ou espaço físico.
Pelo menos é isso o que aponta o estudo da Forrester Research, que diz que clientes envolvidos com vários canais da marca (app, ecommerce e loja física) gastam 40% a mais em relação àqueles que utilizam apenas um canal.
5 – Alguns porquês
Para justificar as tendências do varejo online apontadas acima, o Forrester Research utiliza algumas razões bastante coerentes, tais como:
- Aumento da confiança no online por parte do consumidor
- Mais consumidores ativos na internet
- Ascensão dos marketplaces
***
Se você gostou de ficar por dentro das tendências do varejo online até 2021, talvez queira continuar aprendendo sobre o tema. Para isso, basta dar o play no vídeo abaixo!
Nele, Bruno de Oliveira, o maior especialista brasileiro em comércio eletrônico, fala um pouco sobre aplicativos mobile para ecommerce:
Participe da Semana do Ecommerce: o principal evento do ano sobre comércio eletrônico!
Você já tem ou está pensando em montar uma loja virtual de sucesso?! Então temos um convite a fazer!
Entre os dias 6 e 17 de março de 2017 acontecerá a Semana do Ecommerce, o principal evento do ano para o empreendedor que se interessa por negócios online.
Em sua última edição, a Semana do Ecommerce foi acompanhada por milhares de empreendedores atentos que saíram do evento com um plano de ação montado, prontos para dar o “start” em seus negócios.
É o seu caso? Então não perca tempo: acesse o site e garanta já o seu lugar! As inscrições são gratuitas, mas as vagas são limitadas.