Mais uma gigante do segmento de eletrônicos deixa o Brasil. Depois de Philips, Nikon e outras companhias encerrarem suas atividades no país, chegou a vez da Sony também parar de fabricar por aqui.
A Sony chegou ao país em 1972, mas há alguns anos enfrentava problemas para manter o ritmo acelerado de produção e um bom nível de faturamento…
Em nota, a companhia afirmou que sempre adota medidas para fortalecer a estrutura e a sustentabilidade de seus negócios. Tudo para responder às rápidas mudanças no ambiente externo…
Diante disso, vou explicar nos tópicos a seguir mais detalhes sobre a saída da Sony no Brasil e como isso tudo pode atingir a concorrência. Acompanhe.
A gigante japonesa, Sony, anunciou em comunicado que as operações fabris da empresa no país serão encerradas em 2021. Hoje, a empresa só tem uma fábrica em território brasileiro, que fica em Manaus.
Além disso, a partir do ano que vem, a venda de de produtos de consumo – como as vendas TVs Sony, equipamentos de áudio e câmeras fotográficas sony – serão totalmente interrompidas…
Apenas o Sony PlayStation continuará sendo comercializado pela Sony Brasil.
Mas isso não interfere nos demais negócios do Grupo Sony no Brasil…
Os outros serviços e empresas da Sony, como Games, Soluções Profissionais, Music e Pictures Entertainment, incluindo Playstation, não deixarão de funcionar.
E a companhia também deixou claro que continuará a oferecer suporte ao consumidor para os produtos que estão sob sua responsabilidade comercial, seguindo todas as leis aplicáveis e a política de garantia de produtos…
De acordo com Clóvis Leite, o Senior Operations Manager da Sony no país, a empresa considerou o ambiente recente de mercado e a tendência esperada para os negócios antes de decidir pelo o encerramento…
E, nesta reflexão, um fator que pode ter sido decisivo para o encerramento da operação foi o bom desempenho dos concorrentes…
O mercado de TVs do Brasil e do mundo é liderado pela companhia sul-coreana, Samsung, há 14 anos, segundo a IHS Markit.
Com isso, um dos principais fatores que podem ter feito a Sony desistir de produzir no Brasil é a forte atuação da concorrência nos últimos anos…
Os efeitos da pandemia sobre o varejo também foram intensos, claro…
Mas a verdade é que enquanto as outras marcas do mercado produzem em larga escala ao redor do mundo, a Sony não conseguiu acompanhar esse forte ritmo.
Diante disso, a desistência da Sony do mercado de televisores brasileiro significa muitas coisas… A principal delas é a maior quantidade de clientes disponíveis para às concorrentes, como a LG, a Roku, a TLC e a própria Samsung…
E também simboliza um movimento do mercado, em que outras empresas também desistiram do mercado brasileiro nos últimos anos. Nikon, Gradiente, Philips e Sharp são algumas delas.
Apesar de os lucros da Sony terem apresentado uma queda nos últimos anos, em 2019, a empresa embolsou US$ 76,9 bilhões, o que representou certa uma recuperação. Em 2016, quando o faturamento da companhia atingiu seu nível mais baixo, foram registrados ganhos de US$ 67,8 bilhões…
Ou seja, havia ainda esperança de a Sony conseguir retomar seu alcance no mercado brasileiro.
Assim, com o fechamento da fábrica, serão dispensados ao todo 220 funcionários…
E mais do que isso: encerra-se um ciclo de 36 anos de fortes investimentos no país vindos de uma das empresas líderes do mercado eletrônico mundial.
Nota: A Sony confirmou nesta segunda-feira, 1.º, que encerrará até o final de março de 2021 a comercialização de aparelhos televisores, câmeras e equipamentos de áudios no BRasil. A fábrica da empresa que fica na Zona Franca de Manaus, será fechada após 48 anos.
Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…
A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…
O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…
A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…
A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…
A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…