Mais uma novidade da Google pode estar a caminho do Brasil: a Shoploop, plataforma interativa que centraliza todo o processo de compra e venda online. A ferramenta faz parte do conjunto de iniciativas da Google em criar mais soluções focadas em empreendedores e, de quebra, ainda bate de frente com concorrentes, como: Instagram, Facebook e Tiktok.
O intuito por trás do lançamento do Shoploop é aproveitar essa grande utilização das redes sociais hoje em dia para a pesquisa e compra de mercadorias…
Com as redes sociais representando boa parte do faturamento e de buscas por produtos para comprar na internet (43% dos consumidores brasileiros usam utilizam as redes sociais para fazerem compras, segundo pesquisa realizada pela Paypal com foco em M-Commerce 2019), a criação do Shoploop é uma iniciativa para a Google abraçar também esse mercado…
E, quem sabe, conseguir dominar os dois principais espaços de motivação de compra:
Ao longo deste artigo, vou te explicar como a plataforma da Google funciona e quais as chances de ela ser implementada aqui no país.
Diante do fato de o Facebook e o Instagram possuírem ferramentas interativas para a exposição e compra de produtos, é natural que a Google também queira investir nesse segmento…
Mas não é o primeiro movimento da Google no Mercado de Ecommerce.
Desde 2019, a empresa vem apostando pesado em atualizar suas plataformas de compras. O novo design do Google Shopping, que permite a inserção de listagens gratuitas e tem um modelo vertical, é um bom exemplo disso…
Mas a ideia que motivou a criação do Shoploop é a de aproveitar mais fortemente a interação dos consumidores com as redes sociais, trazendo algo inteiramente novo no mercado.
Lax Poojary, gerente do Shoploop, afirmou recentemente:
“Os internautas cada vez mais estão transitando entre redes sociais (para obter opiniões de outros clientes sobre produtos), plataformas de vídeo (para conferir tutoriais ou clipes demonstrativos e de unboxing) e lojas virtuais (para realizar compras após os passos anteriores).”
Hoje, para ter acesso a tudo isso, os usuários precisam ir à diversas plataformas diferentes. No Shoploop, então, a ideia é unir todos esses pontos em uma só plataforma.
Antes que você se perca, vou te explicar o que é o Shoploop na prática.
O Shoploop foi criado para auxiliar as pessoas a experimentarem a aparência dos produtos que estão comprando sem precisarem ir a uma loja física.
Isto é: a ferramenta ajuda o usuário adquirir o máximo de informações (tanto visuais quanto características básicas) sobre produtos, para assim decidirem se querem ou não efetuar a compra da mercadoria.
Na prática, a ferramenta apresenta aos usuários vídeos de, no máximo, 90 segundos, mostrando produtos divulgados por marcas, proprietários de lojas online e criadores de conteúdo…
Por ora, o experimento está disponível só nos Estados Unidos, na versão mobile, para itens de beleza, como maquiagem, skincare e cuidados com os cabelos.
Em breve, também terá versão para desktop, mas não há previsão de chegada no Brasil.
A plataforma parece estar apostando em uma ideia de que a experiência do usuário vá além de apenas a visualização de imagens…
Lax Poojary ressaltou que “o Shoploop ajuda você a encontrar avaliações de produtos de pessoas reais que têm conhecimento sobre os produtos de uma determinada área.”
Então, a proposta do Shoploop é inovar ainda mais o setor de Ecommerce, indo além do padrão tradicional de visualização de produtos em uma loja virtual, finalização compra e etc.
Na prática, é a realização de uma maior integração entre empreendedores e o consumidor, que está a cada dia mais assíduo e disponível para novas experiências nas redes sociais…
O foco central do Shoploop é a divulgação de produtos…
Então, basta o usuário ter um cadastro na plataforma (ainda não se sabe se será possível apenas com uma conta Google) e explorar o feed com todos os vídeos de review…
Se a pessoa tem interesse em comprar algum dos produtos divulgados nos vídeos, a compra pode ser feita sem sair do aplicativo…
Assim, todo o processo de compra do cliente – da pesquisa a finalização – é feito no Shoploop de maneira prática, ágil e interativa.
Os usuários também podem seguir os perfis que desejarem e acompanhar as postagens publicadas por eles, como em uma rede social normal.
A ferramenta ainda está em processo experimental no Area 120, laboratório in-house da Google de inovação, sem previsão de chegada no Brasil…
Mas você conhecer um pouco do visual da ferramenta por meio deste vídeo, divulgado no canal oficial da Google.
Além disso, também há uma forma de os mais curiosos conhecerem suas facilidades…
Existe a possibilidade de utilizando um serviço de VPN para simular sua conexão de outro país. Assim, usando um endereço IP dos Estados Unidos ou Canadá, você já consegue ter acesso à ferramenta.
Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…
A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…
O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…
A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…
A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…
A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…